Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

CONCEIÇÃO DO LAGO-AÇU: Prefeito Alexandre Lavepel arrasta multidão em apoio aos candidatos Josimar de Maranhãozinho e Vinicius Louro...

 

O prefeito de Conceição do Lago Açu, Alexandre Lavepel, arrastou uma multidão que tomou as ruas e avenidas da cidade, em demonstração de força política, liderança, e apoio do prefeito junto aos deputado e candidatos à reeleição, Josimar de Maranhãozinho e Vinicius Louro.

A caminhada que terminou com a realização de um comício, superou todas as expectativas já previstas.











Nas redes sociais, o prefeito Alexandre Lavepel comentou a forte adesão do povo Lagoaçuense;

Quanta gratidão ao meu povo lagoaçuense! Em plena quinta-feira (29), lotaram as ruas da nossa cidade e nosso comício para mostrar que estão juntos conosco. Hoje, junto com nossos deputado Josimar de Maranhãozinho e Vinicius Louro, tivemos a certeza que Lago-Açu quer e vai continuar avançando”, destacou o prefeito.

Redação/Vanilson Rabelo.

PLANTÃO 190: Colisão frontal entre Hilux e motocicleta deixa dois mortos na BR-316 em Bacabal....

 

As vítimas pai e filho, moradores do povoado Costa, zona rural de São Luís Gonzaga do Maranhão, retornavam para casa, depois de um longo dia de trabalho.

O acidente fatal foi registrado por volta das 19h da noite da última quarta-feira (28), na BR-316, próximo a Bacabal, no trecho que compreende os povoados Piratininga e Santo Antônio. Os veículos envolvidos foram uma Hilux e uma motocicleta, as duas vítimas que trafegavam na moto, morreram na mesma hora.

O impacto da colisão foi tão forte que a motocicleta ficou totalmente destruída, a Hilux saiu da estrada e capotou por algumas vezes, parando ao lado da pista, ainda em choque e preso nas ferragens, o motorista foi retirado por moradores da região e outras testemunhas que passavam no local.

Pai e filho identificados como Erisvaldo e William, morreram na mesma hora.

Duas ambulâncias do SAMU, Polícia Militar e PRF foram acionados, único sobrevivente, o motorista identificado como Silvano, foi encaminhado ao Hospital Regional Laura Vasconcelos, com várias escoriações pelo corpo. As vítimas foram identificadas como Erisvaldo e William, pai e filho, respectivamente.

Assista a reportagem completa abaixo, e se inscreva em nosso Canal Vanilson Rabelo no YouTube; 


Redação/Vanilson Rabelo.

Aos 45 do 2º tempo; Candidato a deputado estadual Florêncio Neto perde o apoio do vereador Maurício Silva em Bacabal...

Florêncio Neto e Maurício Silva. 

Desde que iniciou sua campanha para deputado estadual, Florêncio Neto, contava com o apoio do vereador Maurício Silva, que agora, passa a apoiar e pedir votos para Rafael Leitoa em Bacabal.

A informação, seguida de fotos nas redes sociais, não foi bem digerida pela coordenação de campanha de FN, que, querendo ou não - perdeu um apoio importante, afinal, é um parlamentar municipal Bacabalense.

Porém, a mudança em cima da hora de um candidato a deputado por outro, não foi bem aceita por alguns apoiadores do vereador, que se mostravam entusiasmados, chegando a pedir votos durante uma caminhada pelas ruas do bairro Setúbal; muitos estão relatando que o jovem parlamentar municipal, não demonstrou compromisso e nem palavra, porém, resta saber se Florêncio Neto, também cumpriu com as dele. 

É aguardar o próximo domingo (02/10).

Redação/Vanilson Rabelo.

PRF prende dupla por compra de votos para Brandão e Dr. Gonçalo...


Nesta quarta-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu, em Bacabeira, uma pick-up S10 transportando R$ 12 mil em dinheiro vivo e santinhos dos candidatos Carlos Brandão, Jota Pinto, e dos irmãos deputados Ariston e Gonçalo, irmão do prefeito de Santa Rita, HiltonGonçalo.

Segundo a assessoria de comunicação da PRF, o motorista tentou esconder os pacotes com dinheiro, além de um caderno com informações detalhadas de eleitores, com nome completo, endereço, telefone e local de votação.

Sem conseguir explicar a origem dos recursos, condutor e motorista foram conduzidos à delegacia. A suspeita é de que o montante seria utilizado para comprar votos na região.

Mais um instituto de pesquisas garante segundo turno entre Brandão e Weverton...


Mais um instituto de pesquisas consolida a realização de segundo turno para o governo do estado no Maranhão entre os candidatos Carlos Brandão (PSB) e Weverton Rocha (PDT). O governador Carlos Brandão continua na primeira colocação e, mesmo com toda a estrutura da máquina estadual em suas mãos, bateu no teto de sua capacidade de votação no primeiro turno.

Weverton Rocha permanece em segundo lugar, conseguindo manter uma vantagem segura em relação ao terceiro colocado, com 13 pontos percentuais à frente de Lahesio Bonfim (PSC). O ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Jr aparece na quarta colocação. Veja os números.

Se as eleições fossem hoje, Carlos Brandão teria 36.7%, Weverton Rocha 31.1%, Lahésio Bonfim 18.2% e Edivaldo Holanda Junior 5.1%. Os demais candidatos teriam menos de 1% das intenções de voto.

A pesquisa está registrada no TSE com o número MA-06953/2022. Foram realizadas 1.500 entre 23 e 26 de setembro. A margem de erro é de 2.5 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.

Poucos estados adotam Lei Seca nestas eleições; Maranhão se junta a oito estados e já determinou a restrição...

A maior parte dos estados não proibiu o consumo de bebida alcóolica no dia da votação.

Cada unidade da federação tem autonomia para decidir se adolta ou não a proibição.

Às vésperas do primeiro turno das eleições, poucos estados aderiram à Lei Seca, que proíbe a comercialização e consumo de bebidas alcóolicas no dia da votação. Essa decisão fica a cargo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da Secretaria de Segurança Pública de cada estado. A intenção é inibir a violência e evitar que o eleitor compareça alterado às seções eleitorais.

Até esta quarta-feira (28), apenas os seguintes estados haviam publicado portarias determinando a restrição: Acre, Amazonas, Ceará, Roraima, Maranhão, Rio Grande do Norte, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Os outros estados, no entanto, ainda podem proibir o consumo e a venda de bebidas alcóolicas até a véspera da eleição.

De acordo com o Código Eleitoral, quem desobedecer a Lei Seca em seu estado comete crime de desobediência, punível com três meses a um ano de detenção e multa.

No Distrito Federal, a Lei Seca deixou de ser adotada nas últimas eleições em 2018 e, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do DF, não houve registro de problemas por bebida. No Rio de Janeiro, não há Lei Seca desde 1996. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, a última vez que a Lei Seca foi implantada foi na eleição de 2006.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

ELEIÇÕES 2022: Força Nacional atuará em Bacabal e mais 96 municípios do Maranhão...

 

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deferiu na noite da última sexta-feira (16), o pedido de atuação de força federal em 97 municípios maranhenses requerido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O pedido do TRE-MA havia sido enviado ao TSE em junho, após a Corte aprovar por unanimidade, o processo apresentado pelo corregedor eleitoral José Luiz de Almeida que, após consulta às zonas eleitorais e análise da Seção de Segurança Institucional e Inteligência do Regional, definiu o quantitativo de 97 municípios de 58 zonas eleitorais.

Em seu voto de aprovação da força federal, o ministro Alexandre considerou os critérios apresentados pelo corregedor José Luiz de Almeida como histórico de emprego da força federal de segurança pública nos municípios maranhenses em eleições anteriores; as justificativas registradas pelos juízes eleitorais; a concentração das tropas nas sedes das zonas eleitorais; o emprego das tropas nos municípios mais afastados das sedes das zonas eleitorais, e a presença de área de reserva indígena ou remanescente de quilombo no município.

Regras para autorização


A requisição de Força Federal, prevista no Código Eleitoral e na Resolução TSE 21.843/04, é feita pelo juiz eleitoral da zona ao respectivo TRE, que a envia ao TSE, órgão competente para homologação.

Cabe ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral analisar os pedidos de força federal para a garantia da votação e apuração; se aprovados, são enviados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações implementadas pelas Forças Armadas.

Veja a relação dos municípios que terão força federal nas eleições de 2022:


Açailândia, Água Doce do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Amarante do Maranhão, Anajatuba, Araioses, Axixá, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Bela Vista do Maranhão, Benedito Leite, Bequimão, Boa Vista do Gurupi, Bom Jesus das Selvas, Bom Lugar, Buriti, Buriti Bravo, Buriticupu, Cajari, Cândido Mendes, Carolina, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Chapadinha, Colinas, Coroatá, Cururupu, Esperantinópolis, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Fortuna, Gonçalves Dias, Governador Edison Lobão, Governador Luís Rocha, Governador Nunes Freire, Graça Aranha, Grajaú, Humberto de Campos, Icatu, Itaipava do Grajaú, Jatobá, Jenipapo dos Vieiras, Joselândia, Junco do Maranhão, Lago da Pedra, Lagoa Grande do Maranhão, Maracaçumé, Maranhãozinho, Mata Roma, Matões do Norte, Mirador, Miranda do Norte, Montes Altos, Morros, Nova Iorque, Nova Olinda do Maranhão, Parnarama, Passagem Franca, Pastos Bons, Pedro do Rosário, Penalva, Peri Mirim, Pinheiro, Poção de Pedras, Porto Franco, Presidente Dutra, Presidente Sarney, Primeira Cruz, Sambaíba, Santa Filomena do Maranhão, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Santa Rita, Santo Amaro do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bento, São Bernardo, São Domingos do Azeitão, São Domingos do Maranhão, São João do Paraíso, São José de Ribamar, São José dos Basílios, São Luís, São Mateus do Maranhão, São Pedro da Água Branca, São Raimundo das Mangabeiras, São Raimundo do Doca Bezerra, Sítio Novo, Sucupira do Norte, Turiaçu, Turilândia, Tuntum e Urbano Santos.

Propaganda eleitoral gratuita encerra nesta quinta...


A propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão encerra nesta quinta-feira (29). Os candidatos terão até esta data para apresentarem suas propostas nestes veículos. Desde o início da propaganda, os candidatos ao Governo do Estado têm usado o espaço para tratar de suas propostas e se apresentar ao eleitor.

Conforme definido pela justiça eleitoral, para governo, os programas para postulantes ao governo têm sido veiculados às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25, na rádio; das 13h15 às 13h25 e das 20h45 às 20h55, na televisão. O tempo dos candidatos é dividido de acordo com a bancada na Câmara dos Deputados – quanto mais partidos, mais tempo na propaganda.

Detenções

Até as 17h do dia 4 de outubro nenhum candidato poderá ser preso ou detido. A imunidade é assegurada pelo Código Eleitoral, conforme Lei 4737/1965, para concorrentes no período que começa 15 dias antes das eleições e termina 48 horas após o fechamento das urnas, no primeiro turno; e do início do dia 15 de outubro até as 17h de 1º de novembro, no segundo turno. Qualquer detenção efetuada nesse período deve ser encaminhada para um juiz, que irá verificar a legalidade do ato. Em caso de irregularidade, o juiz pode relaxar a prisão e ainda punir o responsável com pena de até quatro anos de reclusão.

As exceções são as prisões em flagrante, sentenças judiciais por crimes inafiançáveis como racismo, terrorismo, tráfico de drogas e crimes hediondos. Exceção também, em caso de desrespeito a salvo-conduto – espécie de medida protetiva concedida a eleitores que sofrerem alguma violência ou constrangimento que ameace a sua liberdade de votar.

O objetivo principal dessas garantias é evitar abusos que comprometam o processo eleitoral, como perseguições políticas, prisão de candidatos para afastá-los da campanha ou para criar um fato político com repercussão negativa.

Eleitores

O Código Eleitoral também proíbe a prisão de eleitores às vésperas das eleições. Isso, para evitar detenções direcionadas que impeçam as pessoas de votarem em determinados candidatos. A imunidade, nesse caso, começa cinco dias antes da votação e também termina dois dias depois. Ou seja, vai do dia 27 de setembro até 4 de outubro, no primeiro turno; e de 25 de outubro até 1º de novembro, no segundo.

Mais prazos

Em 30 de setembro será o último dia para divulgação paga na imprensa escrita, de anúncios de propaganda eleitoral.

E até 1º de outubro, os candidatos podem continuar fazendo sua propaganda individual na televisão, rádio, internet, usando alto-falantes, realizando eventos como caminhada, carreata ou passeata.

Empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil já está disponível...

 

Portaria do Ministério da Cidadania regulamenta acesso ao crédito, que terá limite de juros de 3,5% ao mês. Famílias ganham a oportunidade de empreender, reduzir dívidas e buscar autonomia

O Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (27.09) publica a Portaria nº 816, do Ministério da Cidadania, que regulamenta o empréstimo consignado para beneficiários do Programa Auxílio Brasil. 


A portaria estabelece o limite de juros de 3,5% ao mês. Esse teto pode ser ainda menor, dependendo da negociação da instituição financeira com o tomador do empréstimo.


Lei 14.431, publicada em 3 de agosto, limitou o valor do consignado em até 40% do repasse permanente de R$ 400 do Auxílio Brasil. Dessa forma, o beneficiário poderá descontar até R$ 160 mensais, num prazo máximo de 24 meses.


O objetivo do empréstimo consignado é permitir que famílias do Auxílio Brasil, hoje sem acesso a crédito – muitas delas endividadas e pagando juros altos –, possam reorganizar-se financeiramente, empreender e buscar autonomia. Além de garantir acesso ao crédito, o Ministério da Cidadania ofertará ações de educação financeira. Ao contratar o produto, os beneficiários terão de responder a um questionário que medirá os conhecimentos sobre o tema e a capacidade de administrar o empréstimo.

Pesquisa realizada por instituições financeiras que operam no mercado de consignados mostrou que 70% das famílias em situação de vulnerabilidade não têm acesso a crédito com juros baixos. Quando perguntadas sobre como usariam os recursos, a maior parte das pessoas responde que pretende investir em um negócio próprio, buscando autonomia para melhorar a qualidade de vida.

O programa


O Auxílio Brasil é voltado a famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. Para serem habilitadas, elas precisam atender critérios de elegibilidade, como apresentar renda per capita classificada como situação de pobreza ou de extrema pobreza, ter os dados atualizados no Cadastro Único nos últimos 24 meses e não ter informações divergentes entre as declaradas no cadastro e as de outras bases de dados federais.

Assessoria de Comunicação – Ministério da Cidadania.

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Após debate, pesquisa Exata aponta segundo turno entre Brandão e Weverton...

Números mostram uma consolidação de segundo turno entre Brandão e Weverton, segundo mostrou Exata/O Imparcial.

Levantamento divulgado já na madrugada desta quarta-feira, 28 pelo jornal O Imparcial mostra uma diferença de 11 pontos percentuais entre os dois candidatos – que pode chegar a 17 ou 5 pontos percentuais, levando-se em conta a margem de erro – e eles devem se enfrentar em uma segunda rodada de votações

O instituto Exata divulgou na madrugada desta quarta-feira, 28, pesquisa de intenção de votos que aponta para segundo turno entre o governador-tampão Carlos Brandão (PSB) e o senador Weverton Rocha (PDT) na disputa pelo Governo do Estado.


De acordo com os números, divulgados pelo jornal O Imparcial – logo após o debate desta terça-feira, 27, na TV Mirante – Brandão tem entre 36% e 41% das intenções de votos, aplicando-se a margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Weverton, por sua vez, aparece com índices entre 25% e 31%, aplicando-se a mesma margem de erro.

Embora divulgada logo após o debate da TV Mirante, a pesquisa Exata/O Imparcial ainda não mediu o impacto do programa entre os eleitores, o que deve ser medido nas pesquisas iniciadas apenas a partir desta quarta-0fderia, 28.


Brandão e Weverton devem disputar segundo turno das eleições no Maranhão, segundo aponta Instituto Exata.

 

De acordo com o levantamento, o candidato Lahésio Bonfim (PSC), aparece com 19%, nove pontos atrás de Weverton; pela margem, Lahésio pode ter entre 16% e 22%. 


O ex-prefeito Edivaldo Júnior (PSD) registra 4%, que pode ser 1% ou 7%; já os demais candidatos registraram índices entre 0% e 4%, de acordo com a margem de erro. Faltando quatro dias para o primeiro turno, apenas uma visão impactante do eleitor sobre o debate pode mudar este cenário até domingo.

 

Não há registro de pesquisas que pretendam medir este impacto…

 

Marco D’Éça.

Weverton mostra segurança, apresenta propostas e vence o debate da Mirante...


O debate realizado ontem pela TV Mirante/Globo consolidou a ida de Weverton Rocha para o segundo turno. Mostrando serenidade e segurança mesmo quando foi atacado pelos adversários, Weverton apresentou suas principais propostas de campanha e respondeu a todos os questionamentos, sem entrar na lavagem de roupa suja proporcionada por Lahesio e Holandinha.

Weverton soube cobrar de Carlos Brandão as respostas que precisam ser dadas pelo governo, alertando aos eleitores que o Maranhão da propaganda do governo não é o Maranhão real.

“O Maranhão precisa avançar fazendo com que você se sinta parte dele. Não é esse Maranhão da ilusão que estamos ouvindo do atual governador. Esse Maranhão da ilusão, que não tem fila em hospital, que o ferryboat funciona, que a estrada está boa e que o emprego está sendo gerado, não é o Maranhão que, de verdade, você vê em casa”, mostrou Weverton.

O debate também mostrou que Carlos Brandão não está preparado para assumir o comando do estado. Titubeando, gaguejando, sem mostrar convicção sobre o que estava dizendo, era o oposto do que mostrava Weverton Rocha, que aproveitou o debate para mostrar os caminhos que pretende seguir se for eleito governador: chamar todos para um grande diálogo em defesa do desenvolvimento do estado, com geração de emprego e distribuição de renda.

ELEIÇÕES 2022: Prisão de eleitores fica restrita de 27 de setembro a 4 de outubro...

 

A legislação eleitoral estabelece que cinco dias antes do dia da eleição eleitores e eleitoras não podem ser presos ou detidos a não ser em caso de flagrante delito, em cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável ou em razão de desrespeito a salvo-conduto.

Assim, a partir desta terça-feira (27) e até 48 horas depois do primeiro turno, a prisão ou detenção de eleitores fica restrita em todo o território nacional, por determinação do Código Eleitoral.

A regra tem o propósito de garantir ao eleitor o direito de votar sem que ninguém o impeça ou evitar que grupos políticos cometam abusos com eleitores, impedindo a total liberdade do cidadão comparecer às urnas.

De acordo com a lei, qualquer eleitor detido no período deverá ser conduzido a um juiz para verificar a legalidade do ato. Em caso de irregularidade, a prisão será cancelada e quem mandou prender ou deter pode ser responsabilizado.

Para os candidatos e candidatas, a impossibilidade de prisão é garantida 15 dias antes da votação. Portanto, desde 17 de setembro nenhum candidato pode ser detido ou preso salvo em flagrante delito. As restrições à prisão de eleitores e candidatos voltam a valer antes do segundo turno (30 de outubro) da eleição.

Essas regras são do art. 236 do Código Eleitoral (Lei 4.737, de 1965), que garante o direito ao voto e o atendimento pleno da democracia tanto para os que votam, quanto para os que são votados: é a chamada imunidade eleitoral.

Salvo-conduto

Umas das exceções à proibição de prisão é para a autoridade que desobedecer salvo-conduto. Funciona assim: o juiz eleitoral ou o presidente de mesa pode expedir uma ordem específica para proteger o eleitor vítima de violência ou que tenha sido ameaçado em seu direito de votar. O documento garante liberdade ao cidadão nos três dias que antecedem e nos dois dias que se seguem ao pleito. A autoridade que desobedecer o salvo-conduto pode ser detida por isso.

Mesários e fiscais

Os membros das mesas receptoras (mesários) e os fiscais de partido, durante o exercício de suas funções, também não poderão ser detidos ou presos, salvo flagrante delito.

Fonte: Agência Senado.

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

PLANTÃO 190: Acidente entre carro e moto deixa um homem morto; um dos envolvidos é o repórter e apresentador Romário Alves...


O acidente envolvendo carro e moto foi registrado por volta das 22h na BR-316 em Bacabal.

Um dos envolvidos, foi o repórter e apresentador Romário Alves, que retornava do município de Bom Lugar, onde cobria um evento político na cidade. No veículo, além do apresentador estavam sua esposa, e o jornalista Alessandro de Castro, companheiro de equipe de Romário Alves.

De acordo com informações obtidas no local pela reportagem do Canal Vanilson Rabelo, a vítima identificada como Jânio Carvalho, teria invadido a contra-mão, momento em que outro veículo que seguia a frente do carro do apresentador, desviou pro acostamento, nesse ponto, o motociclista colidiu em cheio no carro do repórter, que não teve tempo de desviar.

Com a violência da batida, o motociclista teve a perna esquerda decepada, além de uma grave fratura exposta em um dos braços, Jânio Carvalho, bastante conhecido em Bacabal, não resistiu aos graves ferimentos e morreu na mesma hora. Ainda em choque pelo acidente e pensando que a vítima ainda estaria com vida, Romário Alves acionou o SAMU e a Polícia Militar, permanecendo no local.





Constatada a morte da vítima, o repórter se apresentou na 16ª Delegacia Regional, onde o mesmo prestou depoimento por três horas para a delegada plantonista Drª Maria Augusta, em seguida, foi encaminhado ao Hospital para retirar estilhaços de um dos olhos.

Na manhã desta segunda-feira (26), ainda em choque, ele gravou um vídeo, esclarecendo inicialmente o que de fato teria ocorrido, acompanhe no vídeo abaixo;

Infelizmente, por motivos políticos, muitas pessoas se aproveitando do momento de dor das duas famílias, principalmente da vítima Jânio Carvalho, espalharam algumas fake news, dizendo que o apresentador estaria bêbado e que teria fugido do local da ocorrência, o que não aconteceu. 


EM TEMPO: O editor do Blog do Vanilson Rabelo aproveita o momento para nos solidarizar com Romário Alves, companheiro de profissão, e principalmente, com a família do jovem Jânio Carvalho, por este momento de dor e sofrimento, que Deus possa lhes dar o conforto necessário. 

Redação/Vanilson Rabelo.

Mulher é morta pelo companheiro com tiro de espingarda em povoado de São Luís Gonzaga...

 

O crime de feminicídio ocorreu por volta das 18h00 do domingo (25), no povoado Palestina, zona rural de São Luís Gonzaga do Maranhão.

A vítima foi identificada como Paloma Rodrigues de Sousa, de 29 anos de idade. O autor, seu companheiro, identificado como Josivaldo Duarte Lopes.

A vítima foi morta com um único disparo de arma de fogo, uma espingarda conhecida popularmente como “bate-bucha”. O suspeito que é deficiente, pois não possui uma das pernas, e apresenta problema em um dos olhos, fugiu do local do crime utilizando uma motocicleta Biz.



A Polícia Militar realizou várias incursões em locais onde mesmo poderia ter tomado como destino, porém, ele não foi localizado. A arma foi apreendida, além de uma bolsa contendo munição para espingarda.

A ocorrência foi atendida pelos policiais; Cb. Jacob e Sd. M. Gonçalves.

Redação/Vanilson Rabelo.