Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Centenas de famílias do povoado Vila São João reforçam apoio à candidata a prefeita Professora Cici; em Conceição do Lago Açu...

As visitas foram realizadas durante a manhã desta quinta-feira (29) e só confirmou o favoritismo da candidata apoiada pelo grupo da situação.

O apoio incondicional dos lagoaçuenses ao nome da professora é visto tanto na sede como zona rural do município; o que cada vez mais só tem fortalecido; levando ideias, projetos e ações para o desenvolvimento da cidade, e continuando assim, o trabalho iniciado por Alexandre Lavepel.

















“Cada vez mais temos dialogado em todas as regiões da cidade e a receptividade tem sido muito positiva. É uma caminhada linda em que estamos todos juntos nesta luta em benefício do povo de Lago Açu”, disse.

Nas redes sociais, a candidata a prefeita professora Cici, líder absoluta em todas as pesquisas, destacou o momento;

“Dia de visita no Povoado Vila São João. Agradeço a todos os moradores que nos receberam tão bem e ao apoio maciço da comunidade no nosso projeto! Obrigada, vereador Dinho e os representantes da comunidade por nos acompanhar neste dia e nessa luta”, enfatizou.

Redação/Vanilson Rabelo.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

ELEIÇÕES 2024: Conheça as propostas de governo dos quatro candidatos a prefeito de Bacabal...

Para a eleição desse ano; os bacabalenses têm a sua disposição, quatro nomes para escolher como próximo gestor municipal.

Por ordem alfabética são eles; Jansen Penha, Marcos Miranda, Plinio Oliveira e Roberto Costa.

O Art. 27 da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral 23.609/2009, que traz as normas sobre o registro de candidaturas, estabelece a obrigatoriedade de apresentação das propostas de governo pelos candidatos a prefeito. Ou seja, caso algum candidato não apresente a proposta junto com os demais documentos obrigatórios, o juiz eleitoral responsável pela análise do pedido de registro de candidatura poderá intimá-lo a fazer essa complementação e estabelecer um prazo para isso; o que não foi o caso de nenhum dos quatros candidatos a prefeito em Bacabal.

Veja abaixo as propostas de governo dos candidatos ao executivo municipal de Bacabal, o Blog do Vanilson Rabelo colocou em ordem alfabética, segundo os nomes da urna;

Jansen Penha – clique (AQUI)

Marcos Miranda – clique (AQUI)

Plinio Oliveira – clique (AQUI)

Roberto Costa – clique (AQUI)

Redação/Vanilson Rabelo.

Em Barão do Grajaú; Polícia Federal investiga desvio de dinheiro público...

 

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (28) a Operação VIS HABITUS, que tem como objetivo combater possíveis desvios de recursos públicos, fraudes licitatórias e lavagem de dinheiro cometidos no município de Barão do Grajaú/MA entre os anos de 2015 e 2017.

Segundo as investigações, servidores públicos do município receberam transferências de valores de empresas contratadas pela prefeitura local e movimentaram mais de R$ 1.375.480,00 (um milhão e trezentos mil reais) em suas contas pessoais.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, no município de Barão do Grajaú/MA, expedidos pela Vara Federal de Balsas/MA. Além disso, foi determinada pelo Juízo Federal a quebra do sigilo telemático dos equipamentos encontrados. Os investigados poderão responder por corrupção passiva, apropriação de verbas públicas, fraude licitatória, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Esses crimes possuem penas máximas que, se somadas, podem chegar a 29 anos de prisão.

Durante as buscas, grande quantidade de dinheiro em espécie foi encontrada. Os valores ainda estão sendo contabilizados. Foram apreendidos veículos de luxo e bens incompatíveis com a renda dos investigados.



Os materiais apreendidos serão encaminhados para a realização dos exames periciais visando a coleta de novos elementos, visando identificar outros servidores envolvidos, empresários, bem como identificar outros crimes relacionados.

As investigações foram conduzidas e operacionalizadas pela Delegacia de Polícia Federal em Caxias/MA e seguem em andamento.

O nome da operação remete ao termo em latim “vis habitus”, que significa a “força do hábito”. No contexto jurídico, ela se refere à presunção de que uma determinada situação ou condição continuará existindo, a menos que haja algo ou alguém que impeça sua reiteração.

Prefeito candidato à reeleição e seu pai são mortos a tiros...

Atentado contra político foi registrado na manhã da última terça-feira (27), o prefeito chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

O prefeito do município de João Dias (União), Francisco Damião de Oliveira, foi morto a tiros na cidade, que fica na região leste do Rio Grande do Norte, na manhã da última terça-feira (27). O pai do político também foi morto no atentado.

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), o político, conhecido como Marcelo Oliveira, chegou a ser socorrido, porém não resistiu e teve sua morte confirmada no hospital da cidade de Catolé do Rocha, na Paraíba.

Em nota, a SESED afirmou que determinou reforço nos efetivos da Polícia Militar e Polícia Civil com o objetivo de identificar, localizar e prender os criminosos. A pasta disse ainda que a motivação também está sendo investigada.

O prefeito da cidade tinha 38 anos e era candidato à reeleição para a prefeitura de João Dias. Além disso era casado e deixa dois filhos.

terça-feira, 27 de agosto de 2024

GASTOS COM PESSOAL: Prefeitas Nilsilene do Liorne, Vanessa Maia e os prefeitos Ivo Rezende e Dr. Júnior; na mira do TCE-MA...

Prefeitas Nilsilene do Liorne, Vanessa Maia e os prefeitos Ivo Rezende e Dr. Júnior.

Os quatro gestores estão numa lista de alerta emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão para 62 prefeitos.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), emitiu alerta relativo ao limite de gastos com pessoal a sessenta e duas prefeituras maranhenses. Análise das informações e dos documentos remetidos ao órgão por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI) realizada pelos auditores do TCE detectou que esses municípios apresentaram distorções quanto à aplicação do percentual previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para despesas desta natureza. O alerta tem como período de referência o primeiro trimestre de 2024.

Os municípios constantes do alerta devem adotar as medidas determinadas na legislação para a correção das distorções, evitando a aplicação das sanções administrativas e/ou penais previstas, conforme determinam o artigo 73 da LRF, § 1º do art. 5º da Lei Federal nº 10.028/2000 e os artigos 11 e 12 da Instrução Normativa TCE/MA nº 60/2020. São alcançados pelo alerta apenas os municípios que optaram por enviar semestralmente ao TCE os Relatórios de Gestão Fiscal (RGF).

A Secretaria de Fiscalização do TCE alertou os seguintes municípios: Alcântara, Alto Alegre do Maranhão, Amarante do Maranhão, Anajatuba, Apicum-Açu, Araioses, Arari, Axixá, Bacuri, Belágua, Brejo, Buritirana, Cachoeira Grande, Cajari, Campestre do Maranhão, Carolina, Carutapera, Cururupu, Davinópolis, Dom Pedro, Estreito, Governador Eugenio Barros, Governador Nunes Freire, Humberto de Campos, Itinga do Maranhão, João Lisboa, Joselândia, Maracaçumé, Montes Altos, Morros, Nina Rodrigues, Pedreiras, Pedro do Rosário, Penalva, Pindaré-Mirim, Pio XII, Presidente Dutra, Presidente Juscelino, Raposa, Ribamar Fiquene, Rosário, Santa Filomena do Maranhão, Santa Luzia do Paruá, Santa Rita, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São João do Paraíso, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, Satubinha, Senador Alexandre Costa, Senador La Rocque, Sítio Novo, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão, Tuntum, Turiaçu, Turilândia, Urbano Santos e Vila Nova dos Martírios.

O secretário de fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo, afirma que o monitoramento permanente dos percentuais de gastos com pessoal é um mecanismo eficaz de controle externo, que permite a utilização de alertas e a cobrança rápida dos ajustes que os gestores devem fazer para a correção dos problemas identificados na aplicação desses recursos.

“Os gastos com pessoal mobilizam elevada soma de dinheiro público. Como órgão de controle externo, o TCE atua para que esses recursos sejam aplicados dentro dos parâmetros legais e de maneira eficaz, contribuindo para o correto desenvolvimento das políticas públicas. O alerta que emitimos tem essa finalidade”, disse.

Clique AQUI e saiba mais.

SÃO LUÍS GONZAGA-MA: Idoso que sobrevive da venda de milhos; é expulso pelo prefeito Dr. Júnior do local em que trabalhava há anos por não votar em Dico Salazar...

Idoso expulso do local que tirava o sustento da família.

O vídeo que começou a circular nas redes sociais na tarde dessa terça-feira (27), mostra o drama vivido pelo Sr Jeová, conhecido carinhosamente na cidade como Pernambucano.

Sr Jeová já utilizava o mesmo local há quatro anos, ficando bastante conhecido e tendo sua clientela fiel, que o ajudava a manter sua renda familiar, com a venda de milhos assados e cozidos.

O motivo para ser expulso do local foi por não aderir e nem votar no candidato apoiado por Dr. Júnior, Dico Salazar.

Sr. Jeová, ou Pernambucano como gosta de ser chamado, agora ficou sem um local para trabalhar e ganhar seu pão de cada dia, um homem humilde que foi perseguido sem dó nem piedade.

ASSISTA:

Redação/Vanilson Rabelo.

Projeto de Lei que instituiria o Estatuto das Pessoas Autistas em Alto Alegre do Maranhão e que foi aprovado por unanimidade na Câmara; é vetado pela prefeita e candidata à reeleição Nilsilene do Liorne...

Prefeita Nilsilene do Liorne.

O veto da prefeita Nilsilene do Liorne contra o Projeto de Lei nº 06 de autoria da vereadora Kalliany Vieira, que instituiria no município o Estatuto das Pessoas Autistas, deixou a população alto-alegrense revoltada.

A vereadora Kalliany Vieira usou as redes sociais e deixou claro que o veto é lamentável e preocupante; e classificou a ação da prefeita Nilsilene do Liorne como uma possível perseguição política, leia abaixo;

Hoje venho compartilhar com vocês uma situação lamentável e preocupante para a nossa cidade de Alto Alegre do Maranhão. O projeto de lei que apresentei, visando a criação do Estatuto das Pessoas Autistas no nosso município, foi vetado pelo poder executivo. Esse projeto não era para mim, não era para minha carreira política; ele era para as famílias, para as crianças, jovens e adultos autistas que merecem nosso respeito, cuidado e compromisso. O veto ao projeto é uma clara demonstração de perseguição política. E o que mais me entristece é que esse ato partiu de uma prefeita que, sendo mãe atípica, deveria compreender a importância de políticas públicas inclusivas. Ao vetar essa iniciativa, ela não só mostra um total desrespeito pelas necessidades da população autista, como também uma falta de compromisso com o futuro e bem-estar de todos. Não vamos desistir! Continuarei lutando por vocês, pela inclusão, pelo respeito e pela justiça. Juntos somos mais fortes, e juntos faremos a diferença para todos em Alto Alegre do Maranhão”. Disse a parlamentar.

Redação/Vanilson Rabelo.

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

ELEIÇÕES 2024: Centenas de moradores participam do maior adesivaço que Altamira do Maranhão já viu; em apoio a Marton Pageú e Arleide Gomes..

Centenas de moradores do município de Altamira do Maranhão já deixaram claro que querem mudanças e sonham com dias de um futuro melhor para a cidade.

O candidato a prefeito Marton Pageú, manifestou satisfação com a atividade, afirmando que a participação de forma massiva do povo é de fato um indicativo de que a população de Altamira está em busca de mudanças significativas;

“Este adesivaço demonstra que Altamira do Maranhão deseja uma mudança verdadeira, ver cada carro, moto e bicicleta adesivados, cada sorriso e cada gesto de apoio nos mostrou que estamos no caminho certo”, destacou o candidato.










A enorme adesão ao adesivaço em apoio as candidaturas de Marton Pageú e Arleide Gomes é um sinal de que a mensagem da campanha está ressoando com os eleitores; momento em que o povo recomeça a escrever um novo capítulo na história política da cidade.

Uma onda da mudança

Redação/Vanilson Rabelo.

BACABAL: Saiba quais vereadores multiplicaram seus patrimônios e quais ficaram “empobrecidos” em quatro anos...

Foto reprodução/Internet.

Acompanhe a partir de agora, um rápido levantamento realizado pela equipe de reportagem do Blog do Vanilson Rabelo no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no qual iremos trazer os bens declarados à Justiça, pelos candidatos (as) a vereadores que concorrerão em outubro deste ano à reeleição pelo legislativo Bacabalense.

Como todos vocês são sabedores toda e qualquer pessoa que pedir o registro de candidatura deve obrigatoriamente declarar de forma oficial seus bens/patrimônios a Justiça Eleitoral. Como explicado acima, as declarações de cada um, com itens devidamente discriminados, ficam disponíveis para consulta pública no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entre os candidatos (a) à reeleição em Bacabal, as declarações oferecem algumas surpresas, já outras... nem um imóvel, nem um carrinho popular ou uma moto, nem um centavo em nenhuma conta, mesmo com salário de vereador, caindo rigorosamente todos os meses durante quase quatro anos, declararam não ter nada a declarar, (contém redundância deliberada).

Vamos ao que interessa; iniciando por quem aumentou seus bens;

1 – Serafim Reis

Decano, ou seja, o vereador mais antigo na Câmara Municipal de Bacabal, e concorrendo em outubro deste ano ao seu sexto mandato consecutivo, Serafim Reis tinha um patrimônio de R$ 470.000,00 em 2020, agora em 2024, declarou R$ 1.040.000,00.

2 – Professor Gusmão

Professor Gusmão que busca ser eleito para um eventual segundo mandato, em 2020 declarou R$ 1.000.000,00, viu esse valor despencar agora em 2024 para exatos R$ 741.067,75. Uma perda de R$ 258.932,25 em suas contas.

3 – Melquiades

O atual presidente da Câmara Municipal viu seus bens valorizarem com o passar desses anos, em 2020 era R$ 106.154,00, agora em 2024, pulou para R$ 182.654,70

4 – Fernando da Luziana

Concorrendo ao seu segundo mandato, Fernando da Luziana declarou em 2020 possuir bens avaliados em R$ 68.000,00, agora em 2024, declarou R$ 120.000,00

5 – Venâncio do Peixe

Venâncio do Peixe busca esse ano um terceiro mandato consecutivo; há quatros anos declarou junto à Justiça Eleitoral bens avaliados em R$ 70.000.00, agora em 2024, disse possuir um patrimônio de R$ 200.000,00, um aumento significativo de R$ 130.000,00.

6 – Anderson Viana

Anderson Viana busca reeleição para um possível segundo mandato consecutivo; quando foi eleito pela primeira vez em 2020, declarou não possuir nenhum bem, agora em 2024, declarou ter um patrimônio de R$ 105.000.00.

7 – Mauricio Silva

Mauricio Silva também busca o segundo mandato, porém, viu uma queda mais que significativa em seus bens, em 2020 declarou R$ 194.000,00, agora em 2024, viu esse valor cair para “apenas” R$ 73.100,00, uma diminuição em seu saldo bancário de R$ 120.900,00.

8 – Reginaldo do Posto

Reginaldo do Posto buscará seu quarto mandato consecutivo como vereador, em 2020 declarou R$ 3.000,00 de uma motocicleta titan, em quatro anos só deu tempo do vereador trocar de moto, ele declarou agora em 2024 que seu patrimônio é de R$ 7.222,00 de uma Honda titan es 125cc.

Não declararam nenhum bem.

9 – Alberto Sobrinho

Este ano Alberto Sobrinho corre em busca de seu terceiro mandato consecutivo, apesar disso, este ano não declarou nenhum bem a Justiça Eleitoral, em 2020 também não declarou nada, entretanto, vale destacar que na eleição de 2016, quando foi eleito pela primeira vez tinha um terreno no Bosque Aracati declarado no valor de R$ 7.000,00.

10 – Dedé da Trizidela

Dedé da Trizidela não declarou nem um bem para a eleição deste ano, em busca de um segundo mandato, há quatro anos declarou para a JE possuir R$ 4.026,79 oriunda de uma conta poupança na CEF.

11 – Feitosa

Feitosa também nada declarou este ano, assim como nas eleições em que disputou de 2012, 2016, e de 2020 quando foi eleito.

12 – Alex Abreu

Alex Abreu busca um possível terceiro mandato consecutivo nessa eleição de 2024, Alex assim como Feitosa nada declarou à Justiça Eleitoral como patrimônio, o vereador que já exerceu o cargo de secretário municipal não tem sequer uma bicicleta.

13 – Natália Duda

Natália Duda vai para disputar um possível quarto mandato consecutivo; em 2012 quando foi eleita a primeira vez, declarou bens a Justiça Eleitoral no valor de R$ 4.000,00 referente a uma moto Honda C100 Biz ano 2003; já em 2016, disse ter R$ 16.500,00 referente a uma moto Honda Biz (R$ 1.500,00), e um veículo Ford Fiesta (R$ 15.000,00); quatro anos depois em 2020, declarou à Justiça Eleitoral R$ 180.000,00 em bens; agora em 2024, com uma das campanhas mais pomposas para candidatos ao cargo de vereador (a), Natália Duda nada declarou à Justiça.

Portanto nobres leitores (as) do Blog do Vanilson Rabelo, essa é a lista dos nobres edis que irão concorrer à reeleição em outubro deste ano, alguns aumentaram seus patrimônios e outros, ficaram “empobrecidos”, será?

Redação/Vanilson Rabelo.