Páginas

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Prefeito Roberto Costa faz balanço das ações de resgate no 5º dia de buscas por duas crianças que ainda estão desaparecidas em Bacabal

Após o resgate do Kauã, ocorrido ontem (7), as equipes da força-tarefa seguiram com as operações nesta quinta-feira (8) para localizar as outras duas crianças desaparecidas do Quilombo de São Sebastião dos Pretos, na zona rural de Bacabal.

Durante todo o dia, foram realizadas buscas pelo rio Mearim, em áreas de mata e também por via aérea, no perímetro dos povoados Santa Rosa e São Raimundo, comunidades vizinhas ao quilombo onde as crianças desapareceram no último domingo (4). Apesar de toda a estrutura empregada, as duas crianças, que são irmãos, Agatha, de 6 anos, e Michael, de 4 anos, ainda não foram localizadas.


Roberto Costa acompanha o caso desde o início e foi o principal intermediador junto ao governador Carlos Brandão para a mobilização do sistema de segurança, além de estar presente ajudando as equipes de resgate e garantindo todo o suporte da gestão municipal para apoiar as equipes envolvidas nas buscas.

O prefeito destacou que as buscas também continuarão durante toda a noite.

“A luta continua. Ela tem sido intensa, tem sido 24 horas e não irão cessar. Eu quero agradecer mais uma vez ao governador Brandão pela disponibilização do sistema de segurança do Maranhão, que está presente nessa missão desde domingo. Agradecer aqui ao secretário de Segurança, Dr. Maurício, nessa parceria com a Prefeitura, e à população, que está presente aqui em peso, para que juntos possamos alcançar o objetivo de todos nós, que é encontrar as outras duas crianças.”

A operação conta com a presença da alta cúpula da Segurança Pública do Maranhão, com as ações sendo coordenadas pessoalmente pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, que reconheceu o empenho da gestão municipal.

“Contamos com o apoio imprescindível do prefeito de Bacabal, um apoio forte de logística e de pessoal. A Segurança Pública fica muito grata por esse apoio, prefeito Roberto, que além da logística disponibilizou a Guarda Municipal e os Bombeiros Civis. E só vamos parar quando encontrarmos as duas crianças”, afirmou o secretário.

Força-tarefa continua empenhada nesta quinta-feira (8) nas buscas pelos dois irmãos que ainda estão desaparecidos em Bacabal

Da Assessoria

Com a chegada, nas primeiras horas desta quinta-feira (8), de mais 25 militares do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, a força-tarefa intensificou as buscas pelos irmãos Agatha Isabela, de 6 anos, e Allan Michael, de 4 anos, moradores do Quilombo de São Sebastião dos Pretos, na zona rural de Bacabal, desaparecidos desde o último domingo (4).

Na tarde de ontem, quarta-feira (7), por volta das 14h, Anderson Kauã, de 8 anos, foi encontrado no povoado Santa Rosa por um lavrador. Ele foi levado inicialmente à comunidade de São Sebastião dos Pretos, onde recebeu os primeiros atendimentos, e depois encaminhado ao Pronto-Socorro Municipal. Kauã estava debilitado e apresentava escoriações no corpo, compatíveis com o tempo que permaneceu na mata, e segue internado, em estado clínico estável, sob cuidados médicos.

O tenente-coronel Bittencourt, do Corpo de Bombeiros, confirmou que, por volta das 11h de hoje, foram encontradas duas peças de roupas, sendo uma sandália e um calção, nas proximidades do local onde Kauã foi encontrado. “Nós não podemos afirmar se pertencem a uma das crianças, mas é uma das hipóteses de investigação, e ampliamos as buscas a partir daquele ponto. Nós estamos correndo contra o tempo para tentar encontrá-los com celeridade.”


As ações seguem intensas e coordenadas, com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins; do comandante-geral da PMMA, coronel Wallace Amorim; de delegados e investigadores da Polícia Civil; de equipes especializadas em busca e salvamento, com o apoio de dois helicópteros e cães farejadores, além de moradores que auxiliam de forma voluntária.

“A Segurança Pública do Maranhão está trabalhando desde o início, atuando em duas frentes: tanto na investigação quanto nas buscas pelas crianças, com policiais deslocados para a região e com o uso de tecnologias como drones, além do apoio de aeronaves”, informou o secretário Maurício Martins.

Com a localização de Kauã, o trabalho de buscas seguiu durante toda a noite de ontem na região onde ele foi encontrado. Além disso, sob a orientação do prefeito Roberto Costa, foi montada uma grande estrutura que serve como base de apoio para as equipes, com todo o suporte garantido pela Prefeitura de Bacabal.

Roberto Costa também esteve, na manhã de hoje, no Hospital Geral da cidade para acompanhar o atendimento clínico que está sendo oferecido ao Kauã e como ele tem reagido.

“A gente veio saber como o Kauã passou a noite, ele que foi resgatado ontem, e foi uma alegria muito grande para todos nós. As equipes de busca, durante a madrugada, também deram continuidade ao trabalho durante toda a noite, e preparamos uma nova estrutura, a logística das operações que seguem hoje, com mais reforço chegando ali na comunidade Santa Rosa. As buscas continuam de forma intensiva e, com fé em Deus, iremos encontrar as duas crianças que ainda estão desaparecidas”, afirmou o prefeito.

Buscas pelas crianças desaparecidas entram no 5º dia; e um comentário do leitor do Blog do VR não pode ser descartado...

Bacabal, Maranhão e o Brasil inteiro acompanham desde o último domingo (4), as buscas que estão sendo realizadas para encontrar, agora, as outras duas crianças que continuam desaparecidas do Povoado São Sebastião dos Pretos, zona rural de Bacabal.

Wanderson Kauã de 8 anos de idade, foi encontrado por um carroceiro na tarde de ontem (7), numa área de mata já próximo a outra comunidade, o povoado Santa Rosa.

Ainda continuam desaparecidos os irmãos Allan Michael de 4 anos e Ághata Isabelle de 5 anos de idade. Mesmo debilitado, Kauã relatou que uma suposta "mulher gorda" estaria com ele e os outros dois menores, segundo integrantes da imprensa na localidade, a tal “mulher gorda” estaria os alimentando apenas com mangas, informação ainda não confirmada pelas autoridades.

Porém, após o Blog do Vanilson Rabelo compartilhar um vídeo sobre as buscas que estão sendo realizadas na região, um leitor e seguidor de nossa página no Instagram, comentou o seguinte;

Essas 2 crianças estão na cidade de São Luís Gonzaga com uma mulher e um homem”.

Comentário que precisa ser averiguado pelas autoridades.

Como disse o investigador de Polícia Civil, Jobson, não se pode descartar nenhuma hipótese, e é importante que esse comentário seja investigado também, naquela cidade.

As buscas continuam e agora conta com dezenas de voluntários que estão mata a dentro, com o objetivo de encontrar os irmãos.

Além das forças de segurança, equipes do município, muitos voluntários se juntaram as buscas.

O Blog do Vanilson Rabelo continua acompanhando o caso.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

CARROCEIRO HERÓI: Kauã foi encontrado em uma estrada vicinal, Ágatha e Allan seguem desaparecidos, buscas continuam na região...

Kauã sendo atendido no SAMU e o Carroceiro Herói.

Por volta das 16h desta quarta-feira (7), o mais velho entre as três crianças desaparecidas no Povoado São Sebastião dos Pretos desde o último domingo (4), Kauã, foi encontrado numa estrada vicinal próximo ao povoado Santa Rosa, comunidade distante do povoado o qual ele reside, a criança estava bem debilitada, com quadro de desidratação, ele recebeu os primeiros socorros ainda dentro da viatura do SAMU e foi encaminhado ao Hospital Municipal de Bacabal, o Socorrão.

Minutos após Kauã ter sido resgatado, áudios e informações sem comprovação das autoridades, passaram a circular em grupos de WhatsApp, dando conta de que as outras duas crianças mais novas, Ághata Isabelly e Allan Michel, que são irmãos, também teriam sido encontradas.

Entretanto, até o momento, essa informação não foi confirmada, inclusive, equipes das forças de segurança, com o apoio do CTA, estão na região, fazendo o sobrevoo para tentar localizar e resgatar os irmãos, tendo em vista que Kauã chegou a relatar que elas estavam com fome e sede.

Em atualização...

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Casa é isolada no Povoado São Sebastião dos Pretos...

Na residência, equipes das forças de segurança e que há mais de 48 horas estão nas buscas pelas três crianças desaparecidas, encontraram uma peça de roupa na tarde desta terça-feira (6), a vestimenta foi encaminhada para a perícia.

Já agora a noite, equipes da Delegacia de Homicídios da capital São Luís, chegaram ao povoado São Sebastião dos Pretos, e voltaram a mesma casa, neste momento, estão realizando uma perícia minuciosa no imóvel, inclusive, com isolamento da área.


Em atualização...

“Será um resultado satisfatório para a investigação, não sei se para as famílias”; diz investigador da Polícia Civil sobre caso das crianças desaparecidas em povoado de Bacabal...

Investigador da PC Jobson.

Durante uma rápida entrevista concedida ao repórter e apresentador Romário Alves, o chefe de captura da Polícia Civil de Bacabal, investigador Jobson, deu uma declaração que chamou atenção do editor deste blog, apesar de não confirmar naquele momento se houve alguma prisão de suspeito ou suspeitos, ele disse que as investigações sobre o desaparecimento das três crianças no povoado São Sebastião dos Pretos, zona rural de Bacabal, estavam em fase bastante avançada, e que não poderia descartar nenhuma hipótese.

Destacou ainda que será “um resultado satisfatório para a investigação em si, e que não sabia se para as famílias”. Assista abaixo;

Assista a entrevista completa clicando (AQUI).

O Blog do Vanilson Rabelo continua acompanhando o caso.

ABRE O OLHO PREFEITO: Servidor denuncia atraso salarial e cobra Alex Almeida em Lago Verde

Prefeito Alex Almeida.

Um servidor público de Lago Verde denunciou publicamente o atraso no pagamento de salários e cobrou explicações do prefeito Alex Almeida.

Segundo o relato, agentes comunitários de saúde e profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) não receberam o salário referente ao mês de dezembro, situação que se estende também aos agentes de endemias; que estariam próximos de completar dois meses sem pagamento.

Na denúncia, o servidor destacou que as contas não esperam. “Banco não espera, cartão de credito não vai esperar”, afirmou, ressaltando que o dinheiro destinado aos salários não pertence ao prefeito, mas aos trabalhadores que têm compromissos mensais e honrar.

O denunciante também fez uma comparação com a gestão anterior, lembrando que o atual prefeito Alex Almeida criticava o ex-prefeito Dr. Francisco justamente por atrasos salariais. Para o servidor, a atual situação repete práticas que antes eram alvo de ataques políticos.

Além dos profissionais da saúde, há informações de que servidores contratados da área da educação também não receberam seus vencimentos. No entanto, segundo informações colhidas pelo Blog do VR, muitos evitam se manifestar publicamente por medo de represálias ou até de perderam o emprego.

Prefeito Roberto Costa mobiliza buscas por crianças em Bacabal...

Desde a tarde do último domingo (4), moradores do território quilombola de São Sebastião dos Pretos, na zona rural de Bacabal, vivem momentos de grande aflição em razão do desaparecimento de três crianças na da comunidade, todas da mesma família.

Estão desaparecidos os irmãos Agatha Isabela Reis Lago, de 6 anos, e Allan Michael Reis Lago, de 4 anos, além do primo Anderson Kauã Barbosa Reis, de 8 anos. Ainda no início de domingo, após ser procurado por moradores da comunidade, o prefeito Roberto Costa determinou imediatamente todo o suporte necessário da Prefeitura de Bacabal para auxiliar as equipes policiais do COSAR (Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural) e os próprios moradores, que adentraram a noite realizando buscas pelas crianças.

Na manhã de segunda-feira (5), como resultado da intermediação do prefeito junto ao governador Carlos Brandão, os trabalhos de busca foram intensificados com a chegada de equipes de resgate aéreas e terrestres, com o apoio de cães farejadores. As buscas se estenderam durante todo o dia, cobrindo uma extensa área de vegetação e mata, porém foram encerradas sem que as crianças fossem localizadas.

Já no início da manhã desta terça-feira (6), o prefeito Roberto Costa esteve presente na comunidade, dialogando com as forças de segurança durante reunião com os integrantes da força-tarefa montada para localizas as crianças. A operação conta com a atuação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Centro Tático Aéreo (CTA), Força Estadual e órgãos municipais, como a Defesa Civil, Guarda Municipal e toda a estrutura da Prefeitura de Bacabal. Os municípios também mantem equipes médicas do SAMU de plantão 24 horas por dia.


Durante a reunião, foram traçadas novas estratégias de busca, diante da realidade de que, até às 16h desta terça-feira, ainda não havia sido encontrado nenhum indício concreto sobre o paradeiro dos menores.

“Ainda não madrugada de segunda-feira, acionamos o governador Brandão para que pudesse trazer toda a força e a estrutura para ajudar nessas buscas. Continuamos dando total apoio com o nosso sistema de saúde, a área social do município e a parte de infraestrutura, para que a gente pudesse contribuir com a nossa estrutura na busca por essas crianças”, revelou o prefeito Roberto Costa.

“São poucas informações que se têm em relação a tudo isso, porque são crianças aqui do quilombo que convivem no dia a dia também na mata, e isso não é nada estranho para elas. O desaparecimento causa estranheza exatamente por esse motivo”, afirmou.

Roberto Costa informou ainda que o trabalho será reforçado com novas frentes de investigação, ampliando as possibilidades de esclarecimentos do caso.

“Hoje mesmo falei novamente com o secretário de Segurança, Dr. Maurício, e também com o comandante do Corpo de Bombeiros. Inclusive, está vindo uma nova equipe de delegados para dar seguimentos a uma linha de investigação, o que também se torna necessário. Todo o apoio que estamos buscando tem chegado, e nós vamos continuar firmes até encontrar as três crianças”, afirmou o prefeito.

Da Assessoria.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

SÃO SEBASTIÃO DOS PRETOS: Três crianças desaparecidas, o limite ético da cobertura midiática em Bacabal e o palco de julgamento moral...

Três crianças seguem desaparecidas no povoado São Sebastião dos Pretos, zona rural de Bacabal, desde o último dia 04, são elas, Anderson Kauan de 8 anos, Isabelle de 6 anos e Michael de 4 anos de idade.

O caso mobilizou um grande aparato de busca, envolvendo forças de segurança como a Polícia Militar, Polícia Civil, Cosar, Corpo de Bombeiros, cães farejadores, além do uso de helicóptero do CTA, drones e o apoio direto da população local, com parceria da gestão municipal.

No entanto, paralelamente ao esforço legítimo de localização das crianças, outro movimento chama atenção de forma negativa, a atuação de parte da imprensa presente no local. Informar é necessário e fundamental em casos como este, o problema surge quando a cobertura ultrapassa o limite da responsabilidade e passa a explorar o sofrimento alheio em nome de curtidas, visualizações e engajamento nas redes sociais.

O que se percebe até aqui, são notícias repetitivas, sem confirmação oficial, apresentadas como “exclusivas”, criando um ambiente de confusão, ansiedade e dor ainda maior para familiares, amigos e vizinhos das crianças. A busca por audiência transformou um drama humano em um espetáculo, desviando o foco do que realmente importa; encontrar os três menores.

Nas redes sociais, especialmente em transmissões e postagens no Instagram, o efeito é ainda mais perverso. O espaço que deveria servir para informar acaba se tornando palco de julgamentos morais precipitados. Comentários acusatórios surgem sem qualquer prova, direcionados a membros da própria família. A mãe das crianças, visivelmente abalada pela situação, passa a ser alvo de interpretações cruéis, com insinuações de “frieza” feitas por quem ignora completamente o impacto psicológico de um trauma dessa magnitude.

Essa espetacularização do caso não contribui com as buscas e investigações que estão sendo feitas, tampouco respeita a dor de quem vive mais de 48 horas a angustia do desaparecimento. Pelo contrário, alimenta boatos, divide opinião pública e expõe pessoas vulneráveis a ataques injustos.

O desaparecimento das três crianças já é, por si só, uma tragédia que exige sensibilidade, responsabilidade e compromisso com a verdade. Quando parte da nossa mídia bacabalense opta pelo sensacionalismo, ela deixa de cumprir seu papel social e passa a ser parte do problema, colocando sua própria visibilidade acima da ética e da empatia.

Mais do que likes e comentários, este momento exige prudência, respeito e informação responsável. As crianças precisam ser encontradas. As famílias precisam de apoio, não de julgamentos. E a sociedade bacabalense precisa refletir sobre até onde vale ir em nome da audiência.

O Blog do Vanilson Rabelo continua acompanhando o caso...

sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

CAPINZAL DO NORTE-MA: Prefeito Abnadar Portela e primeira-dama Carolina Holanda levam cestas básicas a comunidades da zona rural...

O prefeito de Capinzal do Norte, Abnadar Portela, promoveu a distribuição de cestas básicas em diversos povoados da zona rural do município, levando auxílio direto a famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação contou com a participação da primeira-dama, Carolina Holanda, e de integrantes da equipe da administração municipal.

Durante as visitas às comunidades, o prefeito ressaltou que a iniciativa vai além da entrega de alimentos, representando um ato de cuidado, atenção e reconhecimento às famílias atendidas. Segundo ele, o contato direto com os moradores reforça a importância de ações sociais que cheguem a quem mais necessita.

O prefeito destacou ainda a receptividade das comunidades, marcada por gestos de acolhimento, respeito e palavras de incentivo.

A primeira-dama Carolina Holanda que acompanhou e participou de perto de toda a agenda, enfatizou a relevância da parceria entre o poder público e a população para o fortalecimento de políticas sociais que gerem impacto positivo no dia a dia das pessoas.

De acordo com o prefeito Abnadar Portela, cada demonstração de carinho recebida durante as visitas serve como estímulo para seguir trabalhando em favor do bem-estar coletivo. Para ele, os sorrisos e o acolhimento das famílias renovam o compromisso da gestão municipal em continuar desenvolvendo ações voltadas, especialmente, para aqueles mais precisam.

Prefeito Adailson Machado fechou o ano deixando servidores sem salários e 13º em Paulo Ramos...

O fim de 2025 e o início de 2026 está sendo marcado por frustração e apreensão para os servidores públicos de Paulo Ramos.

Mesmo com a entrada de mais de R$ 12 milhões nos cofres municipais apenas no mês de dezembro, trabalhadores da administração pública passaram o Réveillon sem receber o salário mensal, o 13º salário e outros benefícios previstos em lei.

O que tradicionalmente seria um período de confraternização e alivio financeiro transformou-se em um cenário de incertezas para centenas de famílias. Informações apontam que a gestão municipal falhou no planejamento financeiro, resultando em atrasos que atingiram diretamente o funcionalismo.

Dados disponíveis no Portal da Transparência indicam que Paulo Ramos arrecadou, somente em dezembro, o valor de R$ 12.398.449,68. O volume expressivo de recursos contrasta com a realidade enfrentada pelos servidores, levantando perguntas sobre a condução das finanças públicas. Na cidade, e, principalmente, em grupos nas redes sociais, a dúvida é perturbadora, como a gestão de Adailson Machado que movimenta mais de R$ 12 milhões em um único mês não consegue cumprir com a folha de pagamento até o momento?


Além do impacto direto na vida dos trabalhadores, o atraso salarial provoca reflexos em toda a economia local. Sem salários, o poder de compra do funcionalismo é reduzido, afetando o comércio da cidade, que tradicionalmente aposta no período de festas para aumentar as vendas. O resultado é um efeito em cadeia que compromete a circulação de dinheiro e agrava a estagnação econômica em um momento estratégico do ano.

Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de Paulo Ramos, sob a gestão do prefeito Adailson Machado, não havia divulgado sequer, uma nota oficial explicando os motivos do atraso e nem apresentado um calendário para a regularização dos pagamentos.

O silencio institucional do prefeito e sua equipe da Secretaria Municipal de Finanças amplia a insatisfação e deixa os servidores sem informações básicas sobre quando poderão quitar despesas essenciais, como contas de água, energia e alimentação.

Clique (AQUI) e veja a arrecadação completa.

TURILÂNDIA-MA: Decisão sobre pedido de intervenção ficará para após o recesso...

O Tribunal de Justiça do Maranhão só deverá se manifestar sobre o pedido de intervenção no município de Turilândia na próxima semana, após o encerramento do recesso do Judiciário.

A solicitação foi apresentada pelo Ministério Público do Maranhão, por meio do procurador-geral de Justiça, Danilo de Castro, e chegou a ser protocolada durante o plantão judicial. Entretanto, não houve análise do mérito. O desembargador responsável pelo plantão entendeu que o caso não se enquadra nos critérios de urgência exigido para apreciação nesse período.

Dessa forma, o tema só deverá voltar à pauta a partir do dia 7 de janeiro, quando as atividades regulares do Judiciário forem retomadas após o recesso de fim de ano.

O pedido de intervenção ocorre em meio aos desdobramentos da Operação Tântalo II, deflagrada pelo Gaeco, que resultou na prisão do prefeito de Turilândia, Paulo Curió, da vice-prefeita Tânia Mendes e de todos os vereadores do município.