Páginas

sábado, 5 de abril de 2025

PAULO RAMOS-MA: Problemas estruturais na rede pública municipal de saúde é retrato do descaso da gestão Adailson Machado...

Pelo visto; investir em equipamentos de qualidade para garantir o mínimo de eficácia dos tratamentos e proporcionar mais dignidade a vida humana, aos usuários do sistema de saúde pública do município de Paulo Ramos, administrado por Adailson Machado, não é uma prioridade do prefeito.

Gestores (as) de diversos municípios do Maranhão buscam assim que são eleitos e/ou reeleitos, comprar medicamentos e insumos hospitalares, investir em equipamentos de última geração e descartar o velho pelo novo. Isso, deixa claro que desde o início do mandato, aquele prefeito (a) visa garantir um compromisso de excelência no atendimento hospitalar de sua cidade, com qualidade no acolhimento aos pacientes, acompanhantes, e claro, lhes ofertando condições adequadas para recuperação e conforto durante o período de internação.

As imagens a seguir, foram obtidas com exclusividade pela reportagem do Blog do Vanilson Rabelo, e nelas, é possível visualizar atentamente, como o prefeito Adailson Machado trata a saúde do povo que governa; para se ter uma ideia, nem mesmo uma “aparadeira” o hospital municipal tem. Para quem não sabe, aparadeira hospitalar, também conhecida como “comadre”, é um recipiente em aço inox tipo pá, usado para coletar urina e fezes de pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção, e que custa entre R$ 250,00 e R$ 300,00.

A falta da aparadeira tem prejudicado dezenas de pacientes que passaram por cirurgias, principalmente mulheres que deram à luz a seus bebês por meio da cesárea ou cesariana como é mais conhecida.

Ainda de acordo com informações repassadas ao Blog do VR, no Hospital Municipal Dr. Carlos Macieira em Paulo Ramos, chove mais dentro do que fora, ou seja, a infraestrutura precária do prédio, além do perigo, tem causado transtornos a pacientes e familiares.



Enfermeiras

O local de repouso para enfermeiras é outra situação relatada, os colchões já antigos não prestam; elas se submetem a dormir em cima da madeira de tão antiga que as camas são, uma falta de humanidade do prefeito com profissionais que são a linha de frente na saúde pública.

Ambulância em péssima condição



A ambulância do hospital está em péssimas condições de uso, e mesmo assim, ainda está ativa para o transporte de pessoas doentes, colocando em risco a vida de pacientes, seus acompanhantes, do condutor e enfermeiras. Há um buraco no assoalho do veículo, além disso, devido a fechadura que está quebrada, as portas estão amarradas com um pedaço de liga, além de atadura de crepe, um verdadeiro descaso com a coisa pública.

Enquanto Adailson Machado brinca de ser prefeito, os vereadores brincam de legislar em prol do povo sofrido.

É aguardar...

Caminhada do Autismo chega à 6ª edição em Bacabal com mensagem de inclusão e respeito...

A 6ª Caminhada pela Conscientização do Autismo em Bacabal foi mais uma demonstração de união e respeito da sociedade bacabalense pela causa. A Prefeitura de Bacabal, por meio das secretarias de Educação e Saúde, foi uma das principais parceiras do movimento, que aconteceu na última quarta-feira (02) na Praça Silva Neto, com uma vasta programação voltada à comunidade, oferecendo serviços e informações sobre o autismo. Além da Prefeitura, instituições como o Ministério Público, Defensoria Pública, escolas, entidades de apoio aos autistas, profissionais de saúde e empresas privadas também marcaram presença, tornando o evento ainda mais emblemático.



Eva Simone, representante da Associação de Famílias de Autistas de Bacabal, destacou a importância da caminhada. “É um chamado à sociedade para a causa autista, a importância de abraçar essas famílias. Porque quando um pai recebe o diagnóstico do seu filho, ele fica desorientado. E ele precisa estar num ambiente seguro, com pessoas que vivenciam as mesmas experiências e podem ajudá-lo nessa jornada”, afirmou.

O médico neuropediatra Dr. Celso Lopes, idealizador da caminhada, lembrou o crescimento da mobilização desde sua primeira edição e ressaltou a relevância da participação do governo municipal. “Em 2019, realizamos a primeira caminhada em Bacabal, um evento inicial, pequeno e com pouca visibilidade. Mas a cada ano, por ser uma ação social com um propósito tão importante, foi ganhando repercussão. E este ano alcançamos o auge, com a participação da Prefeitura de Bacabal, através da Semed e Semus, e a presença do nosso prefeito, Roberto Costa, para fortalecer e dar ainda mais visibilidade à nossa ação”, frisou.

A fonoaudióloga Dra. Luiza Carvalho também parabenizou o prefeito Roberto Costa pelo apoio e pela presença na caminhada. “É a primeira vez que um prefeito participa do evento. Como deputado, ele já esteve presente. Mas, nesses seis anos, essa é a primeira vez que um prefeito marca presença, e isso faz toda a diferença para a causa”, disse.




Durante o evento, o prefeito Roberto Costa pontuou os esforços da gestão municipal com as famílias atípicas e destacou ações concretas já implementadas para garantir dignidade e respeito a essas crianças e seus familiares. “Uma das primeiras decisões que tomei como prefeito foi exatamente cobrar de todo o corpo administrativo que tivesse o respeito como prioridade no atendimento a toda a população. E isso inclui, de forma especial, as mães atípicas, que vivem uma luta diária para garantir a dignidade de seus filhos”, revelou. Ele também anunciou uma conquista importante para a educação municipal: “Hoje tivemos uma importante conquista na educação que foi a conclusão do atendimento educacional para que todas as crianças autistas tenham direito a um cuidador na sala de aula, garantindo o respeito e a dignidade no ensino para todas as crianças da nossa rede.”

O prefeito ainda garantiu que a luta pela inclusão continuará sendo uma prioridade de sua gestão. “Vamos continuar lutando para que, dentro do nosso sistema de saúde, eles possam ter direito a consultas com neuropediatras, que as famílias tenham direito aos benefícios sociais para garantir a dignidade alimentar delas. Iremos priorizar a construção de mais políticas públicas com a participação das famílias de autistas e, assim, possamos dizer que temos orgulho de viver em uma cidade onde se respeitam os direitos dos autistas.”

O percurso da caminhada finalizou na Praça São José (Praça do Bolo), onde houve apresentações musicais, músicas e mensagens de apoio à causa TEA. A chuva não afastou os presentes, que aproveitaram o momento para se divertir.

Sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, evidencia a importância da inclusão, do respeito e da criação de políticas públicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. A data é um chamado à sociedade para promover a compreensão, a aceitação e o apoio, garantindo dignidade e oportunidades a todos que vivem com o TEA.