Páginas

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

GOVERNADOR NUNES FREIRE: "Após 30 anos", prefeito Fernando PL anuncia pontes de madeira como grande feito, mesmo com um contrato de quase R$ 10 milhões destinados à infraestrutura...

Enquanto diversas cidades buscam investir em obras de infraestrutura duradouras e de qualidade, o município de Governador Nunes Freire chama atenção pela contradição em suas prioridades.

Após "30 anos" (como disse o prefeito e um vereador aliado) sem obras estruturais na zona rural, o atual prefeito Fernando PL resolveu anunciar a construção de cinco (5) pontes de madeira, tratando o feito como se fosse uma grande conquista para a população nunes-freirense que reside nos povoados Vila União e CR Almeida, iniciando pela ponte da estrada da Serra da Jiboia.

O detalhe que mais causa estranheza é que, ao mesmo tempo, a gestão se prepara para gastar quase R$ 10 milhões em obras de pavimentação, recursos que, em tese, deveriam também contemplar melhorias permanentes em vias e acessos rurais. Mesmo com um orçamento milionário voltado para a infraestrutura, as novas pontes estão sendo erguidas com madeira, material de vida útil curta, alto custo de manutenção e pouca segurança para o tráfego de veículos e pedestres.

Ou seja, com os recursos disponíveis de quase R$ 10 milhões, seria perfeitamente possível construir pontes de concreto, mais resistentes e econômicas a longo prazo. Entretanto, a opção pela madeira indica uma gestão Fernando PL de visão limitada e de resultados imediatos – mais voltada à propaganda do que à efetiva transformação da realidade das comunidades rurais.







Moradores da zona rural, que segundo o prefeito e seu vereador, há 3 décadas enfrentam dificuldades de locomoção, reagiram com ironia ao anúncio feito. Muitos lembram que, no período chuvoso, as pontes de madeira costumam ficar intransitáveis, isolando povoados inteiros e prejudicando o escoamento da produção agrícola.

Enquanto a administração Fernando PL comemora o que chama de “avanço histórico”, a população continua aguardando por obras que realmente resistam ao tempo e tragam desenvolvimento duradouro. Afinal, com quase R$ 10 milhões para pavimentação, o mínimo que se espera é uma política de infraestrutura capaz de substituir o improviso, por planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.