Páginas

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Bolsa Família: frequência escolar de Bacabal é atualizada pela secretaria municipal de Educação...



O coordenador geral de acompanhamento da inclusão social da secretaria de modalidades especializadas de educação, da secretaria municipal de educação de Bacabal, Wagner Carvalho Cutrim, já encaminhou para o ministério da educação o registro de frequência escolar dos 15 mil 867 beneficiários do Programa Bolsa Família no município, informações são referentes aos meses de abril e maio deste ano.

As secretarias municipais de educação de todo o país tinham como prazo limite para o envio, o dia 27 de junho e o benefício do programa está condicionado à presença mínima mensal de 85% nas aulas para alunos de 6 a 15 anos e de 75% para jovens entre 16 e 17 anos.

“Pedimos que os registros fossem feitos ao longo do período para que o sistema não ficássemos sobrecarregados na última hora e isso não nos gerasse dificuldades”, explicou o coordenador geral de acompanhamento da inclusão social da secretaria de modalidades especializadas de educação, Wágner Cutrim.

Segundo ele, o acompanhamento é feito cinco vezes ao ano. No primeiro período de 2019, de fevereiro a março, o percentual de cumprimento de frequência do público acompanhado se manteve dentro do limite exigido. “Esse levantamento é uma importante referência para a formulação de políticas públicas de fomento à permanência e à progressão escolar”.

O esforço conjunto do governo federal, das administrações estaduais e das prefeituras envolve uma rede de aproximadamente 56 mil profissionais de educação, mobilizados ao longo de cinco períodos bimestrais em mais de 140 mil escolas.

Em Bacabal Cutrim coordena uma equipe de trabalho formada por 01 supervisor e 02 operadores, que são responsáveis, também, pelo acompanhamento do bolsista matriculados em, todas as escolas municipais, estaduais, federais, privadas e associações com programas, dos municípios do próprio município de Bacabal e, dos municípios de São Luís Gonzaga, Lago Verde, Conceição do Lago Açu, Bom lugar, Marajá do Sena, Vitorino Freire, Altamira, Brejo de Areia, Olho d'Água das Cunhãs e Paulo Ramos.


O secretário municipal de educação, professor Marcos Ferreira da Silva, destaca que a partir do levantamento, também são identificados os motivos que levaram à baixa frequência escolar dos alunos e que essas informações são consideradas ferramenta fundamental para o desenvolvimento de ações de combate ao abandono e à evasão escolar.

Acrescenta o secretário que dados são mantidos no Cadastro Único, que permite a identificação dos estudantes, o monitoramento de sua frequência e o recebimento do benefício do Programa Bolsa Família.