Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Prefeito Edvan Brandão é entrevistado pelo IBGE para o censo de 2022...

 

O prefeito de Bacabal Edvan Brandão, foi entrevistado na manhã desta quarta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o censo demográfico de 2022, realizado na cidade e em todo território nacional desde o dia 1º de agosto. A iniciativa visa uma maior aceitação por parte dos bacabalenses, dos recenseadores em suas residências.

O último Censo foi realizado em 2010. É a partir dele que é possível saber sobre quem somos e quantos somos. Além de nortear as políticas públicas a serem desenvolvidas no município e os recursos a serem enviados para a cidade, como é o caso do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e uma série de políticas públicas.

A previsão é que o trabalho seja concluído em três meses. A estimativa inicial do IBGE é de visitar 40 mil unidades domiciliares no município. “Nós estamos hoje aqui com o prefeito Edvan Brandão fazendo a entrevista do Censo Demográfico 2022 que será muito importante para sabermos no Brasil inteiro, no Maranhão e em Bacabal – quem nós somos, quanto nós somos e onde nós estamos vivendo. Então o Censo tem uma importância ímpar para que conheçamos nossa realidade e a partir desse conhecimento, possamos mudá-la para melhor”, disse João Carlos, agente censitário municipal.


Na entrevista coletiva à imprensa, o vereador Venâncio do Peixe, esteve representando o Poder Legislativo. Ele lembrou das tratativas e reuniões envolvendo alguns municípios que fazem divisa com a cidade de Bacabal e a nova realidade que será visualizada a partir das mudanças que foram feitas após o acordo entre as prefeituras sob a orientação do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). “Inclusive, essa será a primeira vez que o povoado Bom Princípio, por exemplo, vai ser recenseado por Bacabal”, afirmou.

“O nosso pedido a toda população de Bacabal para que haja um fortalecimento do Censo Demográfico e que nesses três meses consigamos colocar com maior precisão essas informações”, pediu a agente censitária supervisora Maria Eduarda.


Para o prefeito Edvan Brandão, o levantamento de dados feito pelo IBGE, é fundamental para definição de políticas públicas. Ele também pediu aos bacabalenses que atendam os recenseadores. “Gostaria de pedir a toda sociedade bacabalense que possamos abrir as portas dos nossos lares para que esses profissionais possam entrar. São pessoas competentes que estão fazendo um trabalho muito importante. Respondi aqui a todas as perguntas e peço que você bacabalense nos ajude nessa missão do IBGE para que possamos conhecer melhor a realidade do nosso município”.

Os recenseadores são facilmente identificados e irão de casa em casa durante os meses de agosto, setembro e outubro. Caso alguém tenha dúvida se a pessoa na porta é realmente recenseadora, há formas de confirmar a veracidade do trabalhador, como a leitura do QR Code que está presente no crachá. Além do uniforme que devem usar, como boné e colete com nomes do IBGE. 

Assecom/Bacabal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.