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sábado, 28 de dezembro de 2024

Tragédia anunciada da Ponte JK evidencia o real papel do DNIT no Maranhão: “cabide de emprego político”...

Superintendente do DNIT no Maranhão, João Marcelo.

No último domingo (22), a ponte Juscelino Kubitschek, que ligava os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), desabou tragicamente, revelando uma série de falhas administrativas e de manutenção que poderiam ter sido prevenidas.

A ponte, inaugurada em 1960, não resistiu ao tempo, a falta de manutenção, planejamento e ao tráfego intenso de veículos pesados, resultando até agora em dez mortes confirmadas e várias pessoas desaparecidas.

Desde 2019, a população e a imprensa já alertavam para os riscos estruturais da ponte, conforme apontado em relatórios do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). No entanto, nenhuma ação significativa foi tomada nos últimos cinco anos para remediar a situação. Este descaso levanta sérias questões sobre a responsabilidade e a gestão dos recursos públicos destinados à infraestrutura do país.

O foco das críticas recai sobre João Marcelo, atual Superintendente do DNIT no Maranhão. Nomeado ex-deputado, sua gestão tem sido marcada por um silêncio ensurdecedor e uma aparente falta de ação prática. Críticos apontam que o cargo de João Marcelo serve mais como um cabide de emprego para políticos do que um posto de real liderança e gestão técnica. A ausência de pronunciamentos públicos sobre a tragédia reforça essa percepção, deixando a população e os parentes das vítimas sem respostas ou explicações.

A permanência de João Marcelo no cargo é agora amplamente questionada, com chamados para que ele assuma a responsabilidade pelo desastre. A tragédia da ponta JK não apenas expõe as falhas na manutenção de infraestrutura crítica, mas também destaca a necessidade urgente de reforma nas instituições públicas para evitar que tais incidentes se repitam.

Com essa fatalidade a população se pergunta o que é o DNIT e o que de fato ele faz no Maranhão, quais suas atribuições, entre outros questionamentos sobre a autarquia.

E MAIS:

A empresa responsável pelo “reforço e reforma” da Ponte do Rio Mearim, em Bacabal, e que está executando a “obra” da passarela, é a MATERA ENGENHARIA LTDA, a mesma que está desde novembro sob sanção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O motivo apontando pelo órgão para instaurar a punição é uma falha na entrega objetivo de um contrato para a reparação de estradas como a BR-226, que cruza a estrutura colapsada no último domingo (22). 

É aguardar...

JR. 

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