Páginas

sábado, 16 de agosto de 2025

SÃO LUÍS GONZAGA-MA: Promessas não cumpridas e a realidade de um prefeito que esquece sua base de apoio...

A política ensina diariamente que a palavra de um gestor público é um patrimônio que deve ser respeitado, afinal, é dela que nasce a confiança do povo e dos aliados.

Porém, quando um prefeito assume o cargo prometendo mudanças, melhorias e compromisso, mas na prática deixa de cumprir aquilo que afirmou tanto em palanque, como pessoalmente, a frustração toma conta não apenas da população, mas também daqueles que o ajudaram a chegar ao poder.

Na bio do seu perfil no Instagram, o prefeito Dr. Emanoel Filho se define como “Um homem honrador dos seus compromissos”. No entanto, a realidade vivida pela população e pelos aliados que o elegeram mostra exatamente o contrário; compromissos quebrados, promessas não cumpridas e uma gestão marcada por incoerência.

Com o passar do tempo, fica claro que quatro anos não são tão longos quanto alguns imaginam. O prefeito que acredita que o tempo é suficiente para apagar falhas, promessas esquecidas e atos de desrespeito com sua base, acaba se enganando. O povo não esquece. Os aliados traídos muito menos, um exemplo é seu antecessor.

Os compromissos assumidos durante a campanha não foram honrados, a confiança dada não foi respeitada, e a gestão segue marcada por decisões contraditórias, que mostram mais incoerências e interesses pessoais do que verdadeira vontade de administrar para todos.

Hoje, quem mais cobra do prefeito não é apenas a oposição, mas também aqueles que estiveram ao seu lado no momento da vitória. Líderes comunitários, apoiadores e até antigos correligionários já não escondem o descontentamento. Afinal, quando a palavra empenhada não vale nada, a credibilidade de um político chega ao fim, mesmo que esse esteja apenas há pouco mais de sete meses no poder.

O tempo passa rápido Dr. Emanoel Filho, e o mesmo povo que foi enganado terá novamente a oportunidade de se manifestar nas urnas. E se há algo que a história mostra, é que nenhum gestor se mantém no poder sem o respaldo popular, a prova é o ex-prefeito Dr. Júnior, que não conseguiu eleger seu sucessor. 

O que resta, portanto, é a lição ao prefeito atual, quem não cumpre com sua palavra, quem esquece seus aliados e menospreza a memória do povo, acaba sendo lembrado não pelo que fez, mas pelo que deixou de fazer.

É aguardar...

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

ALTAMIRA DO MARANHÃO: Quase 3 anos depois, assassinato do Sargento da PM J. Nascimento segue sem solução e sem presos...

Sargento da PMMA J. Nascimento.

Próximo de completar três anos no próximo mês, o crime de homicídio que teve como vítima o sargento da Polícia Militar do Maranhão; Antônio José Nascimento Pereira, alvejado com um tiro no peito, segue até o momento sem solução.

Até hoje, nenhum suspeito ou possível mandante foi preso, e o caso permanece sem respostas concretas dadas pelas autoridades à família, amigos e irmãos de farda.

O CRIME

O homicídio ocorreu em 10 de setembro de 2022, quando o militar estava em um bar, de folga e em momento de lazer com amigos e familiares, localizado em uma área afastada da sede do município de Altamira do Maranhão, J. Nascimento comandava o Destacamento da PM na cidade de Bom Lugar.

De acordo com informações obtidas na época, o sargento foi alvejado com um disparo fatal na altura do peito, ele morreu minutos depois devido aos graves ferimentos.

As investigações até foram iniciadas ainda nos primeiros dias após o crime, mas, com o passar do tempo, o caso parece ter "caído" no esquecimento das autoridades. Familiares e companheiros de profissão cobram agilidade e transparência por parte da Polícia Civil do Maranhão, questionando a ausência de prisões e a falta de informações sobre o andamento das apurações.

INVESTIGAÇÃO DO BLOG DO VANILSON RABELO.

O crime;

De acordo com uma investigação feita pela reportagem do Blog do Vanilson Rabelo, junto a moradores do município que pediram sigilo quanto a seus nomes, o sargento J. Nascimento era uma pessoa estimada e querida pela sociedade Altamirense, sem nenhum histórico ou ocorrência que lhe envolvesse, ou que alguém da cidade lhe desejasse fazer algum mal, no município ele residia e tinha família. 

Sem pistas;

Segundo informou a polícia na época do crime, o bar em que J. Nascimento estava era afastado da sede, em uma área e região de fazendas e matagal, o militar "teria se levantado de uma cadeira para buscar uma cerveja, momento em que foi baleado na região do peito", por conta da escuridão, o único local com iluminação era apenas o bar, o que impossibilitou a visualização das testemunhas de onde exatamente o disparo foi efetuado. Ainda de acordo com a averiguação do Blog do Vanilson Rabelo, acreditasse que o autor do tiro estaria dentro de uma área de mata, com visão privilegiada do local exato em que o Policial Militar estava se confraternizando, e que possivelmente esperou o momento exato em que ele se afastasse das demais pessoas para efetuar o único disparo que tirou sua vida. 

Possíveis rotas de fuga ou não;

Durante nossa averiguação, tivemos acesso a informações de que, em diversas câmeras de segurança espalhadas pelo município em pontos estratégicos, principalmente próximas a entrada e saída para outras cidades como Santa Luzia, Santa Inês, Vitorino Freire e Adjacências, além de vários povoados, tanto nos dias que antecederam e no dia/noite do crime, ninguém visualizou movimentações suspeitas, nem de carro e nem de moto. O que leva aos seguintes questionamentos;

1º Estaria o autor do disparo na cidade já há alguns dias, ou até mesmo semanas? 

2º O autor do disparo ficou escondido na área de mata após o crime?

3º O autor do disparo fugiu no dia seguinte ao crime?

4º O autor do disparo teria ficado por dias em Altamira do Maranhão após o crime e ido embora depois com ajuda de alguém?

Os questionamentos acima devem ser respondidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão, pelo Serviço de Inteligência e demais órgãos investigativos. Porém, até o momento nada foi mencionado.

Após assassinato, ocorrido em 10 de setembro de 2022, diversas guarnições do 39º BPM e 15º BPM, estiveram na região e fizeram várias incursões, mas, nenhum suspeito foi preso ou identificado.

A quem interessa a não elucidação desse crime?

Fontes ouvidas em off pela reportagem do Blog do Vanilson Rabelo, afirmam que o crime, pela sua gravidade e pelo fato da vítima ser um militar, deveria ser prioridade máxima. No entanto, não há indícios públicos de que diligências recentes tenham sido realizadas, e o silêncio oficial alimenta graves suspeitas de falhas ou até mesmo de possíveis "interesses de abafar" o caso.

Se um policial militar, armado e treinado, é morto e ninguém é preso, imagine um cidadão comum, essa é a realidade na segurança pública do Maranhão, nesse e em outros casos já veiculados na imprensa.

O assassinato do sargento Antônio José Nascimento Pereira não foi apenas um ataque contra um homem, mas um golpe à própria sensação de ordem e à autoridade do Estado. A cada dia sem respostas nesses quase três anos, a ferida aberta por esse crime se aprofunda, e a impunidade se torna mais um agressor silencioso.

Resta saber, até quando?

É aguardar...

LEIA TAMBÉM: Quem matou o Sargento da PM J. Nascimento? Crime continua sem solução...

sábado, 9 de agosto de 2025

SÃO LUÍS GONZAGA-MA: Mulher sofre acidente de moto e espera mais de 40 minutos por ambulância em trajeto que dura, no máximo, 25 minutos...

Na tarde da última sexta-feira (08), um grave caso de demora no atendimento médico deixou familiares e populares revoltados em São Luís Gonzaga do Maranhão.

Uma jovem, identificada como Cíntia, sofreu um acidente de moto e precisou de atendimento urgente, mas a ambulância levou mais de 40 minutos para chegar ao local, em um percurso que, de acordo com moradores, não leva mais de 25 minutos. O acidente foi registrado no povoado Vale Verde.

Com o impacto da queda, a jovem sofreu uma forte pancada na região da cabeça, o que exigia socorro imediato. Testemunhas relataram que a vítima apresentava sinais preocupantes e necessitava de cuidados rápidos para evitar complicações. Enquanto aguardavam, moradores tentavam mantê-la consciente, na expectativa da chegada do resgate.

Devido à saúde de péssima qualidade oferecida no município, a vítima foi transferida para o Hospital de Bacabal, onde recebeu atendimento mais adequado.

A situação reacendeu o debate sobre a lentidão e a falta de eficiência no atendimento de urgência na cidade administrada pelo prefeito-médico Dr. Emanoel Filho. Gonzaguenses criticam a gestão pública, afirmando que a precariedade da saúde local expõe a população a riscos desnecessários.

Uma moradora que pediu sigilo quanto ao seu nome, informou ao Blog do Vanilson Rabelo que essa não é a primeira vez que isso acontece. “A gente liga, espera, e a ambulância demora como se não tivesse pressa. A vida de alguém está correndo perigo e nada de chegar logo”, disse.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

CAPINZAL DO NORTE: Prefeito Abnadar Portela visita agricultores e destaca avanços na agricultura familiar...

Em mais uma ação de valorização do homem e da mulher do campo, o prefeito Abnadar Portela realizou uma visita à comunidade rural do povoado Ipiranga. O objetivo, acompanhar de perto o trabalho dos agricultores e agricultores familiares, além de ouvir suas demandas e apresentar os avanços conquistados na área.

Durante a visita, o gestor municipal conversou com os produtores e reafirmou o compromisso da gestão com o fortalecimento da agricultura familiar, que é responsável por grande parte do abastecimento local e geração de renda no município, além de acompanhar pessoalmente o uso de uma batedeira de arroz, disponibilizada pela Secretaria Municipal de Agricultura de Capinzal do Norte.

O prefeito esteve acompanhado do titular da pasta da agricultura, Cristiano, e do adjunto, Sebastião dos Santos.

“Foi gratificante ouvir de cada agricultor como essa iniciativa tem feito a diferença. Isso nos motiva a continuar trabalhando por políticas públicas que fortaleçam a agricultura familiar”, destacou Abnadar Portela.

A visita do prefeito reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável e com a valorização de quem vive e trabalha no campo, reconhecendo o papel fundamental da agricultura familiar na economia e na segurança alimentar do município.



Acusado de participar de chacina em Pio XII é condenado a 64 anos de prisão...

O juiz Daniel Luz, titular da Vara Única de Pio XII, presidiu nesta quarta-feira (6) uma sessão do Tribunal do Júri na comarca. No banco dos réus, Gabriel de Oliveira Sousa, acusado de ter participado de uma chacina que vitimou fatalmente três pessoas e tentou contra a vida de outra.

O caso ocorreu na Vila Patativa, em 9 de setembro de 2024, e teve como vítimas Maria de Fátima da Conceição Santos, Júlio César Joaquim de Sousa e Carlos Henrique Oliveira Costa. A vítima P. K. L. sobreviveu. De acordo com a denúncia, Gabriel, em companhia de um homem chamado Luciano Sena, teria agido com emprego de arma de fogo, utilizando recurso que dificultou a defesa das vítimas e por motivo torpe.

Seguiu relatando que, na data e local citados, a Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência de homicídio e, chegarem ao local, encontraram três pessoas baleadas dentro da residência, sendo que duas já estavam mortas, enquanto uma terceira estava agonizando. Nas proximidades, em uma área de mata, o comparsa de Gabriel foi encontrado sem vida, também atingida por disparos.

A investigação revelou que Gabriel e Luciano viajaram de Santa Inês para Pio XII com a intenção de matar essas pessoas. Ao chegarem à residência, durante a abordagem, realizaram disparos de arma de fogo, surpreendendo as vítimas.

A vítima P.K. conseguiu se esconder em um quarto e sobreviveu, testemunhando toda a ação. Em depoimento, ela identificou Luciano como o atirador de Júlio César, enquanto que o denunciado teria sido o responsável pelos tiros que mataram Maria de Fátima e Carlos Henrique. Apesar de haver armas na mesa, as vítimas não tiveram tempo de reagir. A sobrevivente mencionou, ainda, a presença de um terceiro suspeito, que teria entrado na casa depois da execução. Após o crime, Gabriel e Luciano fugiram, mas Luciano foi baleado e encontrado morto nas proximidades. Foi apurado que Luciano foi morto de forma acidental.

ATIVIDADES CRIMINOSAS

As polícias Civil e Militar encontraram uma grande quantidade de drogas, armas e munições na residência, sugerindo que as vítimas estariam ligadas a atividades criminosas. O denunciado Gabriel foi posteriormente localizado e preso em flagrante. A materialidade e autoria do delito foram confirmados pelos depoimentos das testemunhas, imagens do local do crime, e oitiva da vítima sobrevivente. Foi narrado na denúncia que, quanto à vítima P.K, o crime somente não se consumou por circunstâncias alheias à vontade de Gabriel, e porque ela fugiu para outro cômodo da casa, protegendo-se dos tiros.

“Ante o exposto, e em estrita conformidade com o veredicto soberano do Conselho de Sentença, julgo procedente a pretensão punitiva do Estado para condenar o réu Gabriel de Oliveira Sousa (…) A pena total e unificada, em razão do concurso material de crimes, resta fixada em 64 anos e nove meses de reclusão, a ser cumprida em regime inicial fechado”, sentenciou o magistrado.

Suspeito de matar ex-vereador em Santa Inês é preso durante operação policial; ele também é investigado por outros homicídios...

A Polícia Civil do Maranhão, prendeu, na manhã dessa quinta-feira (07), um homem suspeito de envolvimento em vários homicídios no município de Santa Inês, entre eles, a execução de um ex-vereador da cidade, morto em maio deste ano.

Ex-vereador Raimundo Alves, 68 anos, foi morto a tiros no dia 29 de maio deste ano.

A ação que levou à prisão do suspeito faz parte da Operação Guardião, que tem como objetivo combater crimes praticados por membros de facções criminosas na região.

Durante a operação, os policiais cumpriram mandados de prisão e de busca domiciliar contra o investigado, considerado de alta periculosidade. A ação ocorreu após investigações coordenadas pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Santa Inês, que apura uma série de assassinatos ocorridos nas últimas semanas na cidade.

Além da prisão preventiva, os agentes também prenderam o suspeito em flagrante por tráfico de drogas, após encontrar entorpecentes, dinheiro em espécie e balanças de precisão no imóvel onde ele foi localizado.

Cerca de 16 policiais civis participaram desta etapa da operação, com equipes da 7ª Delegacia Regional de Santa Inês, da Delegacia de Homicídios de Santa Inês e da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI).

A Polícia Civil informou que as investigações continuam e novas fases da operação podem ser deflagradas nos próximos dias, com o objetivo de desarticular grupos criminosos atuantes na cidade.

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

BRASIL: PM é baleado no pescoço durante abordagem em Paraisópolis...

Um policial militar foi baleado no pescoço durante uma abordagem a criminosos em Paraisópolis, zona sul de São Paulo.

A ação foi registrada em vídeo e mostra o momento em que um dos bandidos saca uma arma e atira à queima roupa contra o agente, que tentava imobilizá-lo.

O policial baleado foi socorrido pelo helicóptero Águia da PM e levado para o Hospital das Clínicas. Ele estava consciente no momento do resgate.

De Bacabal para a Coreia do Sul: estudantes da rede municipal irão disputar a Copa do Mundo de Robótica...

 

Quatro estudantes e um professor da rede municipal de ensino de Bacabal embarcaram nesta quarta-feira, 6 de agosto, rumo a Daegu, na Coreia do Sul, onde irão representar o Brasil na RoboWorld 2025, uma das maiores competições de robótica do mundo. O evento será realizado entre os dias 11 e 15 de agosto, no centro de convenções EXCO.

A classificação para a etapa internacional foi conquistada em maio, durante a etapa do FIRA 2025, realizada em São Luís. Na ocasião, a equipe Bacababots foi campeã na categoria “Missão Impossível”, garantindo a vaga para a disputa mundial.

A equipe é formada pelo professor Vinicius Andrade Lima e pelos alunos Paulo Victor Abreu de Almeida, Luís Felipe da Silva Sousa, Germerson Luan Gonçalves da Conceição e Luís Fernando Roque da Silva. Todos são oriundos da rede municipal de ensino e integram o projeto de Robótica Educacional, desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação.

O estudante Germerson Luan, da escola Francisco Vieira Lins, falou sobre a preparação e a expectativa com a viagem. “A expectativa está muito boa. Dá pra ver que o prefeito Roberto Costa, nosso prefeito, apoia muito a educação. Nós treinamos bastante para ir lá e trazer mais esse troféu para Bacabal.”

Em um momento de emoção, Leyciane de Sousa, mãe de Germerson, demonstrou orgulho pela conquista do filho e da equipe. “Esse choro não é de tristeza, é de alegria por essa oportunidade maravilhosa que eles estão tendo. Só que, assim, o coração de mãe fica apertado. Mas a gente só tem que agradecer ao nosso prefeito, e vai dar tudo certo, em nome de Jesus.”

O professor Vinicius Andrade, que acompanha os estudantes desde a fase de preparação, destacou o apoio do poder público como fator decisivo para a concretização desse sonho. “Estamos realizando um sonho. É a nossa primeira competição internacional. Agradecemos ao prefeito Roberto Costa, que acreditou no nosso potencial e nos possibilitou transformar esse sonho em realidade.”

Em entrevista, o prefeito Roberto Costa falou sobre o suporte oferecido pela gestão para garantir a participação da equipe no evento internacional. “A Prefeitura está garantindo toda a estrutura da viagem — passagens, inclusive a estadia lá na Coreia — para que eles possam representar bem não só Bacabal, mas também o Maranhão e o Brasil. Isso mostra que a robótica na rede municipal de ensino tem sido uma plataforma educacional que vem apresentando grandes resultados. É fruto do trabalho do nosso sistema educacional, do envolvimento dos professores, da participação dos alunos, que têm conquistado destaque em várias competições. Estamos oportunizando essa experiência porque é muito simbólica a ida dessa primeira delegação à Coreia do Sul.”

Ainda durante a entrevista, o prefeito anunciou que novos projetos estão sendo estruturados para ampliar as oportunidades dos estudantes da rede municipal no cenário internacional. “Estamos também organizando um trabalho de apoio para que nossos alunos possam realizar intercâmbio educacional em outros países. Acreditamos que, até o final do ano, iremos lançar essas bolsas para os melhores alunos, para que aqueles que se destacam tenham essa oportunidade”, garantiu o prefeito.

A participação dos estudantes da rede pública de Bacabal na competição realizada na Coreia do Sul marca um divisor de águas na trajetória da educação municipal, ao assegurar pela primeira vez a representação do município em um evento internacional de grande prestígio.

PAULO RAMOS-MA: Em mais de 4 anos como prefeito e sem promover festa para os pais, Adailson Machado por pura birra, barrou Festival de Prêmios organizado pelo vice-prefeito Weltran que seria realizado no próximo domingo (10)...

Prefeito Adailson Machado.

Em Paulo Ramos, no começo desta semana, um episódio lamentável envolvendo o prefeito Adailson Machado chamou atenção da população: após mais de quatro anos sem sequer realizar uma comemoração em homenagem ao Dia dos Pais, o gestor municipal agora barrou e impediu uma ação solidária e festiva organizada pelo vice-prefeito Weltran, que anunciou a realização de um Festival de Prêmios para o próximo domingo (10/08), para homenagear os pais da cidade, inclusive, com um ofício encaminhado à Polícia Militar desde o último dia 25 de julho de 2025, leia abaixo;

Ofício encaminhado pelo vice-prefeito Weltran à Polícia Militar desde o dia 25 de julho.

A iniciativa do vice-prefeito, que foi amplamente bem recebida pela população, assim como a festa realizada por ele em homenagem ao Dia das Mães deste ano, está sendo encarada como “ameaça” pelo prefeito, que decidiu retaliar, se recusando a ceder a Praça Pública, tradicional ponto de eventos da cidade, como forma clara de perseguição política. Segundo bastidores, a decisão do prefeito seria uma espécie de “vingança”, já que o evento é promovido por alguém que hoje tem demonstrado certa independência e se distanciado cada vez mais da gestão desgastada do atual mandatário.

A atitude tem gerado revolta entre os moradores, que enxergam na medida um abuso de poder e uma tentativa mesquinha de prejudicar um evento que visa unicamente celebrar os pais, com distribuição de brindes, música e momentos de confraternização.

Adailson Machado usou da estrutura pública como ‘arma’ contra quem quer fazer o bem. Nunca fez nada pelos pais nos últimos quatro anos e sete meses, e agora quer atrapalhar quem se propõe a fazer.

A polêmica reforça o clima de racha político dentro da própria base da administração municipal, evidenciando que, mais do que nunca, o prefeito tem usado seu cargo para interesses pessoais e políticos, deixando a população em segundo plano.

Enquanto isso, o vice-prefeito Weltran segue com os preparativos do evento, buscando alternativas legais e o apoio popular para garantir que os pais da cidade tenham, ao menos este ano, uma homenagem digna – mesmo que à revelia de um prefeito que, ao que parece, prefere a política da retaliação ao invés da parceria.

Festa dos Pais, que seria realizada no próximo domingo (10) foi adiada e em breve, uma nova data será anunciada.

LEIA TAMBÉM: Vice-prefeito, quatro vereadores e inúmeras lideranças rompem com o prefeito Adailson Machado e aprofundam ainda mais racha no governo municipal de Paulo Ramos

É aguardar...

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

População invade delegacia, retira homem que estava preso por feminicídio e ateia fogo no Amazonas...

O homem foi identificado como José Andrei de Matos Rodrigues, 37 anos, preso pela Polícia Civil do Amazonas, sob suspeita de feminicídio contra a companheira, e tentativa contra uma jovem de 21 anos.

Ele foi retirado das dependências da unidade policial em Tonantins (AM), município distante 1.532 km de Manaus. José Andrei foi agredido e queimado vivo pela população da cidade. O linchamento foi registrado na noite do último sábado (02).

domingo, 3 de agosto de 2025

Discussão por R$ 30 em bar acaba com mulher assassinada a facadas...

O crime foi registrado na madrugada do último sábado (02), uma mulher de 35 anos foi vítima de um crime violento após uma discussão em um bar situado no cruzamento da Avenida Miguel Rosa com a Rua 24 de janeiro, no centro de Teresina.

O episódio trágico teve motivo uma dívida de apenas R$ 30,00, conforme apuração da Polícia Militar.

O principal suspeito é o proprietário do estabelecimento, identificado como Wesley, popularmente conhecido como “Chinês”. Segundo relatos de testemunhas, a confusão começou por causa do valor da conta do bar. Durante a briga, os ânimos se inflamaram causando uma luta corporal entre Ana Karine Assunção Pereira e Wesley, na ocasião, ela foi atingida por uma facada na nuca, o que levou à sua morte.


Após o ocorrido, policiais do 1º Batalhão foram chamados por moradores à 3h da madrugada, no local, encontraram Ana caída no chão, com ferimentos graves, apesar de toda assistência do SAMU, ela não resistiu e veio a falecer.

O suspeito, Wesley, fugiu do local assim que o crime ocorreu, trafegando em uma motocicleta e ainda não foi localizado. A Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), já está investigando o caso e realiza diligências na tentativa de localizar o responsável.

A vítima era mãe de três crianças e conhecida pela sua alegria e irreverencia. Familiares e amigos clamam por justiça.

Grupo de oposição de Alto Alegre do Maranhão se reúne com deputada Detinha e aponta fortalecimento com possível chegada de mais dois vereadores...

O cenário político de Alto Alegre do Maranhão segue em movimentação intensa. Nesta semana, integrantes do grupo de oposição ao governo municipal de prefeita Nilsilene do Liorne se reuniram com a deputada federal Detinha, figura influente e com forte presença política no estado.

O encontro, marcado por conversas estratégicas, teve como principal pauta o fortalecimento do grupo opositor, que vem ganhando corpo e articulação nos bastidores, uma das informações que mais chamou atenção durante a reunião foi a possibilidade concreta de adesão de mais dois vereadores que atualmente fazem parte da base de apoio da prefeita Nilsilene.

Segundo fontes ouvidas pelo Blog do Vanilson Rabelo e ligadas à oposição, os parlamentes estariam insatisfeitos com a condução da atual gestão e devem oficializar a saída do grupo governista nas próximas semanas, o que poderá provocar um novo rearranjo político no legislativo municipal.

A deputada Detinha, que tem demonstrado apoio aos movimentos da oposição, reforçou seu compromisso com Alto Alegre e destacou a importância de uma base unida, forte e comprometida com os anseios da população.

Com a possível chegada de mais dois parlamentares, a oposição ganha ainda mais força no legislativo municipal, que já conta com 6, o que pode alterar a dinâmica política local e enfraquecer a sustentação do atual governo Nilsilene.

Essa reunião só reforçar que, apesar do clima de estabilidade que a gestão da prefeita tenta transmitir, nos bastidores, a política de Alto Alegre do Maranhão está longe de estar pacificada, e os próximos meses prometem ainda mais definições e reviravoltas.

É aguardar...

Com 82,17% de aprovação, Roberto Costa é o prefeito mais bem avaliado da história de Bacabal...

A gestão do prefeito Roberto Costa atingiu um marco histórico em Bacabal. De acordo com a mais recente pesquisa de opinião pública realizada pela empresa Exata, entre os dias 26 e 28 de julho de 2025, o gestor obteve 82,17% de aprovação popular — o maior índice já registrado na cidade.

O levantamento, que ouviu moradores de diversos bairros e povoados, aponta que a população reconhece os avanços em áreas fundamentais da administração pública. Um dos destaques é o serviço de limpeza urbana e coleta de lixo, que alcançou expressivos 89,17% de aprovação. Esse resultado é reflexo de investimentos feitos no início da gestão, como a ampliação da frota de caminhões compactadores — que passou de três para nove veículos atuando diariamente —, o reforço no efetivo da equipe de limpeza pública e a expansão da coleta de lixo nas comunidades rurais, que antes atendia apenas um povoado, e hoje atende 25 localidades.

A educação também obteve avaliação positiva, com 79,17% dos bacabalenses reconhecendo os investimentos realizados, como a capacitação contínua dos educadores, a melhoria da merenda escolar, o aumento de salário para educadores efetivos e contratados, a ampliação das escolas de tempo integral e a inédita distribuição gratuita de uniformes escolares para mais de 18 mil estudantes da rede municipal.

Na área da saúde, 72,17% dos entrevistados demonstraram satisfação com os serviços oferecidos. Entre as principais ações estão o fim das longas filas para marcação de consultas e exames, com a implantação de um sistema informatizado de agendamento, a contratação de novos médicos, a inauguração do novo Centro de Especialidades e a criação do Ambulatório de Oncologia, que tem proporcionado atendimento humanizado e eficiente aos pacientes com câncer.

Outro setor que apresentou bom desempenho foi a iluminação pública, que recebeu 76,83% de aprovação. A população reconhece os investimentos feitos para garantir um serviço mais ágil e eficiente, com a implantação de modernos sistemas de iluminação em todas as vias contempladas com a nova pavimentação asfáltica.

A pesquisa foi registrada no Conselho Regional de Estatística da 5ª Região, com margem de erro de 3,75 pontos percentuais para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. A amostragem respeitou critérios demográficos e eleitorais, considerando proporcionalmente os bairros e comunidades da zona rural.

Desde que assumiu a Prefeitura de Bacabal em 1º de janeiro de 2025, Roberto Costa tem adotado uma postura de proximidade com a população, acompanhando pessoalmente as ações das secretarias e garantindo o pagamento em dia — e muitas vezes antecipado — dos servidores efetivos e contratados.

A cidade vive um novo momento. Nos últimos meses, Bacabal recebeu o 1º Festival de Verão, que movimentou o lazer e a economia local, além de uma série de obras em andamento, como pavimentação asfáltica, sinalização viária, ampliação dos sistemas de abastecimento de água, modernização da iluminação pública e a entrega do novo Terminal Rodoviário, totalmente reformado e equipado. Eventos esportivos de grande porte também têm promovido integração e aquecido o comércio, confirmando que Bacabal está sob uma gestão que atua com seriedade, planejamento e compromisso com a melhoria da qualidade de vida de sua gente.







Gestão Cici já recebeu em 7 meses quase R$ 70 milhões em Repasses Constitucionais para Conceição do Lago Açu...

A Prefeitura de Conceição do Lago Açu, sob o comando da prefeita Professora Cici (PL), vem sendo bastante criticada pela população que denuncia um cenário de completo abandono.

Entre as inúmeras reclamações populares estão; falta de medicamentos, estradas intrafegáveis e povoados inteiros isolados pela ausência de pontes. Os repasses constitucionais, destinados a garantir serviços básicos e o bem-estar da população, somam uma quantia impressionante.

De janeiro a julho deste ano, a Prefeitura de Conceição do Lago Açu recebeu R$ 67.774.575,53 (sessenta e sete milhões, setecentos e setenta e quatro mil, quinhentos e setenta e cinco reais e cinquenta e três centavos), um montante que parece não se traduzir em melhorias para o município e sua população.

Abaixo, detalhes do fluxo de dinheiro que chegou aos cofres do município;

O paradoxo entre a riqueza de recursos financeiros e a pobreza de serviços públicos levanta sérias suspeitas. As denúncias se aprofundam com relatos de um suposto enriquecimento ilícito da prefeita, de seus familiares e de um círculo de pessoas próximas – a chamada “panelinha” do poder.

Os dados são claros e as denúncias são alarmantes. Veja o extrato dos repasses clicando (AQUI).

Do Joerdson Rodrigues.

sábado, 2 de agosto de 2025

Morre Marinete Amorim Vieira, professora e ex-vereadora de São Luís Gonzaga do Maranhão...

A população de São Luís Gonzaga do Maranhão amanheceu neste sábado (02) com a triste notícia do falecimento de Marinete Amorim Vieira, “Dona Marinete”, professora, ex-vereadora, empreendedora e figura bastante conhecida na política e no cotidiano Gonzaguense.

Marinete morreu durante a madrugada e sua partida repentina causa grande comoção. Sempre ativa nas redes sociais, polêmica, mas muito respeitada e admirada por diversos segmentos da sociedade Gonzaguense, ela deixa um legado de firmeza, posicionamento e dedicação ao serviço público e à educação.

Ao longo de sua trajetória, foi uma defensora incansável da ex-prefeita Maria José Carvalho e do grupo político ao qual era alinhada. Com opiniões fortes e presença marcante nos bastidores da política local, Marinete era conhecida por não “ter papas na língua”. Ainda assim, era querida por muitos, principalmente pelo seu jeito espontâneo, alegre, prestativo e humano.


Amigos, familiares, e sociedade em geral, lamentam profundamente sua morte. Por meio de sua rede social, o prefeito Dr. Emanoel Filho manifestou pesar e solidariedade à família.

“Recebi com grande tristeza a notícia do falecimento de dona Marinete Amorim Vieira, neste momento de dor, expresso minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que sentirão sua ausência. Que Deus conforte cada coração e traga força para enfrentar essa perda. Sua lembrança seguirá viva na memória de todos que a conheceram. Que ela descanse em paz”, finalizou a nota do prefeito.

O velório ocorre na residência da Marinete, onde ela mantinha um restaurante, na Rua Humberto de Campos. O cronograma de cortejo e sepultamento que ocorre amanhã (03/08).

Às 7h30 o corpo sairá de sua residência e será levado até a Câmara Municipal de Vereadores. Às 8h30 o corpo sairá da Câmara Municipal e terá uma parada em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em seguida, para o sepultamento que acontecerá no Cemitério Municipal São Francisco.

Aos familiares e amigos, nossos mais sinceros sentimentos. Que Marinete Amorim Vieira descanse em paz.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Criminosos assaltam agência bancária na modalidade ‘novo cangaço’ em Mato Grosso...

Vídeos mostram o momento que os bandidos chegaram a bordo de uma caminhonete preta e dão início ao roubo.

Um grupo fortemente armado, formado por quatro homens, assaltou uma agencia do banco Sicred e fugiu levando dois funcionários como reféns, em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, nesta quinta-feira (31).

Segundo a polícia, os criminosos agiram na modalidade ‘novo cangaço’.

Durante a ação, reféns chegaram a ser exibidos sem camiseta e com as mãos na cabeça na porta da agência enquanto o bando concretizada o assalto.

Nas imagens registradas por testemunhas, é possível ver o grupo saindo da agencia carregando fuzis e fugindo em uma caminhonete sem placa, levando os reféns.

Segundo a Polícia Militar, os criminosos fugiram em direção ao município de Juína e liberaram os reféns no percurso. Equipes da Força Tática de Juína, Brasnorte e Campo Novo do Parecis fazem buscas pelo grupo. Outras imagens gravadas no local mostram a destruição na agência após a ação dos bandidos.

PLANTÃO 190: Moto tomada de assalto na zona rural de Paulo Ramos; uma das vítimas ainda foi alvejada com um disparo de arma de fogo...

A motocicleta pop de cor vermelha, de placa PSP-3697, foi tomada de assalto entre o município de Paulo Ramos e o povoado Boa Vista, zona rural da cidade.

As vítimas que trafegavam na motocicleta, retornavam para a sede do município quando foram surpreendidas por dois criminosos armados, durante a ação delituosa, um dos bandidos ainda efetuou um disparo de arma de fogo, atingindo uma das vítimas de raspão em um dos braços.

Qualquer informação entre em contato com a Polícia, ou pelo número (98) 98258-0259.

SÃO LUÍS GONZAGA-MA: Vereador Rafael Dantas cobra nomeação de concursados e questiona o prefeito Dr. Emanoel Filho durante sessão solene de reabertura dos trabalhos legislativos – calado ele estava, calado ele ficou...

Vereador Rafael Dantas e o prefeito Dr. Emanoel Filho.

Durante sessão solene que marcou a reabertura dos trabalhos do segundo semestre na Câmara Municipal de São Luís Gonzaga, um dos momentos mais marcantes veio do uso da Tribuna por parte do vereador Rafael Dantas (Republicanos), que fez um 'duro' questionamento ao prefeito Dr. Emanoel Filho (MDB), sobre a não nomeação dos aprovados no último concurso público municipal, tendo em vista que a Justiça já determinou a nomeação e posse, e mesmo que Dr. Emanoel Filho já tenha garantindo que sua “intenção não é prejudicar os concursados”.

Sem arrodeio, o vereador Rafael Dantas foi direto, o parlamentar cobrou explicações claras e imediatas do chefe do Executivo quanto à demora na nomeação dos aprovados, mesmo após decisão judicial que obriga a administração a dar nomeá-los e empossá-los, isso porque, segundo o vereador, um projeto de Lei também foi aprovado na Câmara para contratação temporária de servidores, assista abaixo;

De acordo com os aprovados, o município tem buscado através de sua equipe jurídica da Prefeitura, “todos os meios possíveis para anular o certame ou atrasar ao máximo as nomeações”.

A gestão Emanoel Filho, até o momento não deu uma justificativa plausível que explique os motivos de continuar desrespeitando uma ordem judicial e, principalmente, ignorando o direito de quem estudou, passou e aguarda há meses por uma resposta.

A cobrança foi acompanhada diante de um plenário com poucas pessoas, porém, com a presença de servidores públicos contratados.




Prefeito Dr. Emanoel Filho com as mãos no bolso, demonstrando nervosismo e insegurança durante uso da Tribuna, na qual ele nem comentou sobre o assunto.

Até o momento, a Prefeitura não se manifestou publicamente sobre as declarações feitas na Tribuna, tampouco apresentou novo cronograma para a efetivação das nomeações.

A expectativa agora é que o tema volte à pauta das próximas sessões ordinárias e que o Executivo se posicione oficialmente, sob pena de novas medidas judiciais por parte dos aprovados ou até mesmo do Ministério Público.

É aguardar...