Páginas

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Homenagem de Dr. Bismarck Salazar a Dona Joana Morais


Joana Morais, assim era conhecida essa mulher de hábitos simples e sem vaidade, passou toda sua vida dedicando-se aos filhos e ao trabalho, tornou-se viúva ainda em meia idade, poderia até refazer a vida com outro casamento, mas preferiu dedica-se aos filhos e aos negócios deixado pelo seu falecido esposo, popularmente e carinhosamente chamado de Duzim. Com muita luta e dedicação terminou de educar os filhos que se tornaram médicos, engenheiros, pedagoga, agrônoma etc. Drº Alexandre o mais novo dos homens passou a ser reconhecido regionalmente como grande médico e empresário da medicina, Drº Nonato grande comerciante e fazendeiro do médio Mearim, Drº Domingos Sousa veterinário respeitado de São Luís Gonzaga, Helena agrônoma e comerciante e Claudia pedagoga e comerciante da baixada maranhense.

Tia Joana tinha como paixão o comércio, poderia ter aposentado, porém trabalhou até o último dia de sua vida no seu habitat natural, um birô antigo, uma caneta e um caderno envelhecido, onde continha as compras de seus clientes, não perdemos Joana Morais, São Luís Gonzaga que perdeu um exemplo de mulher de hábitos simples, sem vaidade, trabalhadora e humilde, essa sim podemos encher o peito e dizer guerreira. Mulher negra de origem simples, que mostrou a São Luís Gonzaga, que mesmo vivendo uma vida em meio a simplicidade é possível educar uma família, ô Joana e de quantas Joanas tu te transformastes para alimentar teus filhos, ô Joana irmã de Nhá Banca como assim ela chamava minha mãe, ô Joana irmã de seu Bé, seu A, Franklin, Pedro, Raimunda, Gago e Inácia, durma nos braços de Deus e com alegria nos espere para a vida eterna, pois os ossos que tu vais te transformar pelos nossos há de esperar. Deus te guarde Amém.

Por Bismarck Salazar.

Um comentário:

  1. Meus pêsames a família. parabéns à dona Joana exemplo de vida. não a conhecí pessoalmente. mas pelo seus filhos espelhos de sua linda criação e educação, em especial Dr. Alexandre além de grande profissional um ser humano incrível, muito educado e humilde. valeu Dr. Bismark Salazar pela linda e emocionante homenagem.

    Janae Ibiapina

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.