Páginas

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Desembargador do TJMA autoriza retorno de Elisvaldo Andrade ao cargo após suspender afastamento e bloqueio de bens...

O desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), concedeu efeito suspensivo ao agravo de instrumento interposto por Elisvaldo Andrade da Silva, suspendendo a decisão que havia determinado seu afastamento cautelar e a indisponibilidade de seus bens.

A decisão se refere à Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa (processo nº 0901013-56.2025.8.10.0103), movida pelo Ministério Público do Maranhão, que questionava supostas irregularidades em um processo seletivo para agentes comunitários de saúde no município de Olho D’Água das Cunhãs, entre os pontos levantados estavam alegações de homologação irregular, nomeações indevidas e nepotismo cruzado.

No entanto, ao analisar o recurso, o magistrado entendeu que não há elementos suficientes que indiquem dolo ou risco processual, requisitos necessários para a manutenção das medidas cautelares previstas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992, alterada pela Lei nº 14.230/2021) e no artigo 300 do Código de Processo Civil.

O desembargador destacou que, de acordo com as informações enviadas pelo próprio município, Elisvaldo Andrade não ocupa mais o cargo de secretário, o que elimina qualquer possibilidade de interferência nas investigações. Também ressaltou que o bloqueio de bens é uma medida excepcional e deve ser embasada em indícios concretos de dilapidação patrimonial, o que não foi comprovado no caso.

Com a decisão, Elisvaldo Andrade da Silva poderá retornar às suas funções administrativas, até o julgamento definitivo do agravo.

Em declaração à imprensa, o ex-secretário afirmou que sempre atuou com base na legalidade e no cumprimento das normas municipais;

“Sempre pautei minha atuação no respeito à lei e à administração pública. Todas as decisões tomadas à frente da secretaria seguiram a legislação vigente, com total transparência e responsabilidade”.

A notícia da decisão foi recebida com satisfação pela administração e pela população de Olho d’Água das Cunhãs, que veem o retorno de Elisvaldo Andrade como um reforço à continuidade dos trabalhos administrativos e da estabilidade na gestão pública.

O processo segue em trâmite e ainda será analisado de forma colegiada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.