Páginas

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

EDITORIAL: Vereador é representante do povo e tem como obrigação fiscalizar o Poder Executivo Municipal


Sabemos que em meio a essa crise que o país vive atualmente, a classe política está totalmente desacreditada pela população, e um desses motivos para a falta de “fé” é, principalmente, a corrupção. A população bacabalense até que cobra e exige, até mesmo discute defendendo político A ou B.

Porém, o que se ver e a incapacidade não de todos os 17 vereadores que representam a comunidade bacabalense, mas sim, de poucos que ali estão e que nada fazem para mudar a triste realidade enfrentada pelo povo que os elegeu.

Nesses quase 12 meses de nova gestão municipal do prefeito Zé Vieira (PP), Bacabal viveu momentos muito difíceis, e ainda vive, - para se ter uma ideia, a bem pouco tempo mais de 100 funcionários da educação municipal foram colocados no olho da rua, até mesmo aqueles que serviram como cabos eleitorais da administração que hoje comando o município.

Enquanto isso, os vereadores tanto da base aliada como da bancada de oposição o que fizeram? (Eu respondo), - “Exatamente o que você leitor está pensando, nada!”. Os mesmos pais e mães de família que depositaram um voto de confiança nos 17 parlamentares que hoje compõem o legislativo bacabalense, não foram “salvos” por aqueles que deveriam zelar pelos seus interesses.

Eleitor tem culpa?

É bom lembrar que a maioria dos eleitores que criticam a atuação dos nossos vereadores ao dizerem que os mesmos ganham salários altos para não fazerem nada, contribuem pouco para mudar essa triste realidade, pois passam 4 anos seguintes a eleição quase sem informações sobre os atos praticados por seus escolhidos para lhes representar. 

Poucas pessoas tem o costume de acompanhar ou saber o que acontece nas sessões da Câmara Municipal de Bacabal, realizada sempre as quartas-feiras, nestas, onde muitas vezes ouvem-se protestos cívicos isolados de alguns cidadãos descontentes, até mesmo exaltados, com reclamações do tipo: “um vereador não serve para nada”, ou que “vereador não deveria ter salário, pois quase não trabalha”. Estas frases deixam bem claro a decepção com alguns dos parlamentares municipais atuais. 

O vereador não é agente do poder executivo.

Vale lembrar que o vereador não faz obra, vereador não arruma vaga na creche e nem antecipa consulta no posto de saúde. O parlamentar deve ser um fiscalizador, não um agente do executivo. A população sabe bem disso, mas muitos acabam escolhendo seus candidatos usando os critérios acima, e esse meus caros leitores, é sem dúvida o maior perigo.

Vereador que se elegeu prometendo até grelha de tampa de bueiro.

Nas eleições de 2016 teve vereador que prometeu mudar até grelhas de tampa de bueiros se caso conseguisse se eleger, ele prometeu resolver esses problemas corriqueiros dos eleitores, agora, a quase 18 dias de encerrar seu primeiro ano de mandato, percebeu que não possui poderes para atender as milhares de promessas que fez. Esse é só um exemplo.

Entenda o que acontece se for por esse lado.

Não estou querendo dizer que em Bacabal seja dessa forma, mas em muitas cidades se ver isso; para resolver os problemas de seus eleitores, vereadores chegam a negociar com agentes do Executivo, que fazem os serviços solicitados pelo vereador. Em troca do quê? De votos para o Governo em projetos polêmicos, de elogios ao prefeito (a) na Tribuna da Câmara, e principalmente de deixar de fazer seu verdadeiro trabalho: fiscalizar o trabalho do Executivo municipal.

Vanilson Rabelo, mas você tá dizendo que os vereadores de Bacabal fazem isso? Explico -“Claro que não estou afirmando que os parlamentares bacabalenses fazem isso, longe de mim, estou querendo repassar como funciona o sistema na maioria das cidades brasileiras, sabemos que temos bons vereadores (as) no legislativo bacabalense”.

Infelizmente meus caros leitores (as), essa troca de obras por uma fiscalização trouxa não é ilegal, mas é imoral. O que não deixa de ser uma forma de corrupção, que é fomentada pelo próprio eleitor, que espera que seu vereador seja um despachante pessoal na prefeitura.

Eleitor que vota e elege vereador pensando apenas em resolver seus problemas pessoais acaba elegendo um cidadão corruptível, que venderá seus votos e receberá um bom salário para fazer aquilo que poderia (e deveria) ser feito voluntariamente.

Encerro.

Uma mensagem aos leitores do Blog do Vanilson Rabelo, fique de olho no vereador (a) que você votou , cobre, exija, critique de forma construtiva e veja a diferença acontecer.

Redação/Vanilson Rabelo.

4 comentários:

  1. Vanilson Rabelo, desse jeito ai mesmo que funciona, como vc mesmo disse em várias cidades do Brasil, Bacabal não é diferente, dos 17 vereadores poucos se salvam.

    ResponderExcluir
  2. Estamos perdidos. Vejo que somente 4 dos 17 parlamentares de Bacabal trabalham realmente em prol do povo, enquanto isso alguns ficam na farra!

    ResponderExcluir
  3. VR já que vão dizer que você tá perseguindo os vereadores

    ResponderExcluir
  4. MELHOR PARLAMENTO ATÉ HOJE EM BACABAL

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.