A secretaria de
Assistência Social de Bacabal agendou para a data de 12 de dezembro o DIA D de
atualização do Cadastro Único. O objetivo é incluir informações atualizadas de
idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação
Continuada – BPC.
Secretária de Assistência Social, Ivaneide Brandão. |
O Governo Federal
estabeleceu que o prazo para essa atualização é até 31 de dezembro.
O beneficiário que não realizar a inscrição ou a atualização no Cadastro
Único, no prazo estabelecido, terá o beneficio suspenso.
O que
é o Benefício de Prestação Continuada?
O Benefício
de Prestação Continuada (BPC) é um benefício assistencial garantido pela
Constituição Federal 1988 e que garante a transferência mensal de um salário
mínimo à pessoa idosa com 65 anos ou mais e à pessoa com deficiência de
qualquer idade, mesmo sem ter contribuído para a Previdência Social.
O que é o Cadastro Único?
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo
Federal permite que o governo conheça melhor as famílias de baixa renda. Ele
compila, entre outras informações, a identificação de cada pessoa,
escolaridade, trabalho e renda e características da residência. Atendem essas
famílias iniciativas como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada
(BPC) e o Minha Casa Minha Vida, por exemplo.
Documentos necessários
A pessoa que for fazer a
atualização deve levar os documentos originais do grupo familiar: Identidade,
CPF, Comprovante de endereço, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Certidão
de Nascimento ou Casamento.
Em Bacabal o Dia D será
em 12 de dezembro
Diariamente, de segunda
a sexta-feira atendentes e técnicos da secretaria de Assistência Social estão à
disposição dos beneficiários para a atualização do Cadastro Único. No dia 12 de
dezembro será realizado um esforço concentrado para que seja atualizado o maior
número de beneficiários possível. A secretária de Assistência Social
Ivaneide Brandão explica: “Apesar do nosso esforço diário para incluir as
atualizações, é preciso que façamos essa ação no dia 12 de dezembro. A partir
das 8 horas da manhã e até as 14 horas, todo o efetivo da nossa secretaria
estará empenhado nesse processo para que essas pessoas não tenham prejuízo no
recebimento dos seus benefícios”.
Informações para uso exclusivo da imprensa:
Entrevistas podem ser
agendadas com a senhora Jaciara (99) 98160-8518
A secretaria de
Assistência Social fica na rua Cleomenes Falcão, nº 90.
Assessoria/Prefeitura
Municipal de Bacabal.