Páginas

sábado, 18 de maio de 2019

Ações da prefeitura que já beneficiaram à população; e outras que estão mais próximas de serem realizadas....


Desde quando assumiu o comando da prefeitura municipal de Bacabal,  a nova gestão que tem a frente Edvan Brandão (PSC), tem buscado junto a todos os setores da administração; fazer o melhor em prol da coletividade bacabalense.

Já foram inúmeras ações, e outras que estão por vir, como por exemplo asfaltar as ruas de Bacabal, algo que há anos é um anseio da sociedade.

Veja algumas delas; 

Prefeitura de Bacabal realiza o sonho de 500 famílias através da Assistência Social...







Realizado na semana do aniversário de Bacabal, o evento foi marcado pela emoção no evento proporcionado pela Secretaria de Assistência Social.

Representantes de 500 famílias compareceram ao Clube Vanguard para acompanharem o sorteio dos endereços das casas populares dos Residenciais Lisboa I e II, situados na Estrada da Bela Vista.

O projeto das moradias foi idealizado e construído na administração do prefeito Raimundo Lisboa, dentro do Programa Minha Casa Minha Vida.  Questões burocráticas impediram a entrega das casas para a comunidade bacabalense.  Quando Edvan Brandão assumiu a prefeitura de Bacabal, uma das suas primeiras ações foi contactar com a direção da Caixa e dar andamento ao processo para realizar o sonho do povo carente.

Muita gente estava esperando. É o caso do senhor Cícero Pereira que reside na Tresidela. Ele esteve presente no sorteio dos endereços e disse: “A satisfação é muito grande. Eu fiquei na suplência, fiquei aguardando o meu momento e graças a Deus essa hora chegou”.

Transparência e organização são marcas da Administração

O evento organizado pela senhora Ivaneide Brandão, secretária de Assistência Social, começou como um grande desafio. Onde abrigar de forma organizada os 500 contemplados, seu acompanhantes, imprensa e convidados. O resultado foi uma grande festa onde todos ficaram confortavelmente acomodados e puderam presenciar num telão de última geração o sorteio eletrônico dos endereços.
Josué Rodrigues, um dos contemplados enalteceu o trabalho da equipe da Assistência Social: “A equipe realmente procurou quem tem necessidade e a organização está de parabéns. Agradeço primeiramente a Deus, que conhece a situação dos necessitados de ter sua casa e depois agradeço ao pessoal da Assistência Social, a equipe da dona Neidinha”.

Alegria e emoção também nos pronunciamentos

O evento de sorteio dos endereços foi prestigiado pelo Prefeito Edvan Brandão, vice-prefeita Graciete Lisboa, deputado federal João Marcelo, deputado estadual Roberto Costa, pelos  Vereadores, Procurador do Municipio Dr Walber Neto e secretários municipais.

A secretária Ivaneide Brandão disse: “ Quem procura a Assistência Social é geralmente um cidadão ou uma cidadã em estado de vulnerabilidade e isso requer um tratamento diferenciado. Graças a Deus, a nossa equipe é uma verdadeira família que acolhe essas pessoas e procura de todas as maneiras solução para os seus problemas. Esse evento é um exemplo disso, procuramos fazer o melhor para o nosso povo e o resultado é esse ar de felicidade e contentamento”.  

Ao discursar, o prefeito Edvan Brandão disse que sabe o quanto muitas pessoas ali presentes sonharam durante anos com a casa própria. “Esse sonho está se tornando realidade. Minha preocupação em reativar o processo para entrega dessas casas foi por saber o quanto pais e mães de família anseiam pela sua casa própria. É um direito que eles tem e que foi buscado pela nossa administração com a ajuda de todo o nosso grupo político”.

O próximo passo será o agendamento da vistoria

O Programa Minha Casa Minha Vida é coordenado pela senhora Cleidiane Duarte. É com ela que os contemplados deverão falar a partir de segunda-feira, dia 22, para agendarem a vistoria nas casas. O contemplado irá visitar a sua casa, definida no sorteio, acompanhado por um representante da construtora  para verificar se o imóvel está em condição plena de ser habitado. Depois desse procedimento so restará uma fase que é a assinatura do contrato com a Caixa.

Prefeitura reinaugura 4 escolas que passaram por ampla reforma...










A prefeitura de Bacabal entregou nesta segunda-feira, 6, mais quatro escolas que passaram por uma ampla reforma e algumas tiveram seus espaços ampliados. O prefeito Edvan Brandão e comitiva formada pela vice-prefeita Graciete Lisboa, secretários municipais e vereadores, iniciaram as inaugurações pela Unidade de Ensino Fundamental Teresinha de Jesus Fernandes, situada no bairro Santos Dumont.

A escola tem como gestora a professora Maria Salete, e este ano, 273 alunos estão matriculados na unidade de ensino. A solenidade contou com uma apresentação musical de flauta e um solo cantado pelo aluno Samuel, que emocionou a todos.

“É motivo de orgulho estar na administração desta escola. Estou muito feliz com essa reforma porque já se passaram trinta anos desde a fundação e ela nunca tinha recebido uma reforma como essa,” destacou a diretora da U.E.F Teresinha de Jesus.

Em seguida foi a vez da Unidade de Ensino Fundamental Frei Solano ser entregue a comunidade com uma estrutura moderna e totalmente reformada. Esta escola foi fundada em 1986 e atende hoje a 300 alunos da Vila Jurandir Lago e bairros adjacentes. Na oportunidade, foi feita uma menção honrosa para o aluno José Victor Rodrigues, pelo destaque obtido na última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Para o gestor da escola, Edayak Sousa, que mora na comunidade e já foi aluno da instituição de ensino, o momento é emblemático em razão também das condições precárias que a escola se encontrava. “A escola estava precisando demais. Outras gestões passaram, mas foi o prefeito Edvan que realizou a tão esperada reforma”.

Outra escola que foi entregue para a comunidade, foi a Unidade de Ensino Fundamental Sagrada Família, localizada na Rua Rui Barbosa, Centro, e é mais um exemplo da dedicação e esforço da atual gestão em oferecer um ambiente adequado para a prática educacional.

“A educação é a base de um futuro melhor para nossa sociedade. E pensando assim, o nosso prefeito não mediu esforços, para entregar escolas com estrutura digna. Parabéns a administração Edvan Brandão, que verdadeiramente nos deixa orgulhosos de sermos cidadãos bacabalenses,” disse o secretário Adjunto de Educação, Jerry Ibiapina.

Por fim, foi a vez da Unidade de Ensino Fundamental Nadir Abreu, localizada na Vila Coelho Dias, que foi fundada 1998 e recebeu este nome em homenagem a professora Nadir Abreu, Natural de São Luís Gonzaga e que, no ano de 1985 – com apenas 24 anos de idade, foi a primeira secretária de Educação de Bacabal. Ao discursar, a gestora da escola mencionou a ansiedade dos pais pela entrega da obra. Sensação que foi compensada pela qualidade do serviço.

“Há trinta anos que essa escola não passa por uma reforma. Depois que o prefeito Edvan Brandão assumiu a prefeitura, temos visto um vínculo muito forte com a educação. Hoje temos uma nova escola! Ganhamos duas novas salas de aula, um novo auditório, sala para os professores, para coordenação pedagógica, uma nova secretaria e onze salas de aulas. Prova disso, é que temos matriculados, 1002 alunos para este ano letivo,” ressaltou Antônia Oliveira, gestora d U.E.F Nadir Abreu.

Para o secretário de Educação, professor Marcos Ferreira, o progresso na educação do município, é fruto do interesse do prefeito Edvan Brandão em honrar com os compromissos de promover uma educação de qualidade e também pela dedicação de cada colaborador que trabalha na rede da secretaria municipal de Educação.

O prefeito Edvan Brandão, que foi recebido com muito entusiasmo em cada escola que reinaugurou, disse que “é desta forma que irei continuar dando a resposta: com muito trabalho.”

Ele também aproveitou a ocasião, para reforçar que as reinaugurações fazem parte do cronograma de obras do centenário da cidade e que sua meta é que até o dia 17 de Abril de 2020, mais de cem obras sejam entregues. Edvan, aproveitou também para lembrar que em breve nossa cidade irá receber a tão esperada pavimentação asfáltica.


Secretaria da Mulher lança em Bacabal o projeto ‘Mãe Mulher’...











Como parte da programação do mês das mães, a prefeitura de Bacabal através da Secretaria da Mulher, lançou na tarde desta terça-feira, 14, o projeto ‘Mãe Mulher’, que visa levar para as mulheres que são mães e que residem em comunidades carentes, ações voltadas para a saúde da mulher, palestras e debates de interesse do público feminino.

Além disso, também homenagear as mães com sorteio de brindes.

O projeto vai contemplar 10 associações que receberão as ações da Secretaria da Mulher O projeto ‘Ninho da Alegria’ localizado no bairro Novo Bacabal foi o local escolhido para o ponto de partida da campanha. Fundando em 2006, o Projeto Ninho é filantrópico e atende crianças, adolescentes, gestantes e idosas em situação de vulnerabilidade social.

Quem participou do evento teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Mulher. Também foram passadas orientações nutricionais com o objetivo de educar quanto à maneira correta de se alimentar para garantir uma saúde de qualidade.

A enfermeira Valmaria dos Santos, que é também especialista em palestras motivacionais, destacou que “a autoestima da mulher enquanto mãe, está diretamente ligada em você estar bem com você mesma independentemente de qualquer situação ou adversidade da vida”. 

A secretária da Mulher, Taugi Lago,  foi representada na ocasião pela secretaria adjunta Marina Moreira. Para ela o momento foi gratificante, pois, uniu a força da secretaria a um projeto de cunho social inestimável, que é justamente, dar apoio emocional e social para mulheres mães que precisam de amparo para seguir em frente na vida. “Também gostaria trazer o abraço apertado da nossa secretária Taugi, que por questões de saúde não pode comparecer. Mas, é justamente por causa da dedicação de pessoas como a dona Taugi, a Secretária dona Neidinha e o nosso prefeito Edvan, que é possível realizarmos ações desta natureza em nossa cidade,” ressaltou Marina.

Já para a anfitriã Raimunda Rosa Nonata, fica a gratidão em receber esse apoio do poder público. “É uma ação muito boa! Nunca tinha acontecido na nossa casa. Por isso é muito importante essa parceria com o movimento ninho. Então agradecemos muito essa parceria,” disse.

Resgatar a autoestima, explicar sobre os direitos e garantias da mulher, oferecer assistência social, combater a violência e dar oportunidade de qualificação profissional, são os objetivos principais da Secretaria da Mulher.

Prefeitura realiza a 10ª Conferência Municipal de Saúde...



Assecom Semus, redação Wanderson Ricardo com fotos de Denise Marques -  Com o tema “Saúde Como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” aconteceu na noite de terça-feira, 14, no auditório do CEFRAM, a abertura da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Bacabal, que reuniu profissionais que atuam na rede de saúde SUS, conselheiros municipais de saúde, entidades civis e a sociedade em geral.









Representando os usuários do sistema, a senhora Maria das Dores Santos empolgou o público ao chamar a atenção da sociedade para participar mais efetivamente das discussões e propostas para melhorar a saúde da cidade. “Se queremos uma saúde de qualidade, com respeito e compromisso não tem o dever de participar desta conferência, somente os profissionais da saúde, tem que participar do gestor maior até o gari”.

Também houve representatividade dos deficientes físicos e uma homenagem póstuma para o Conselheiro João do Nascimento Ferreira, falecido recentemente.

As palavras de abertura da solenidade e agradecimentos ficaram com o coordenador geral da Conferência, Silas Duarte de Oliveira, que destacou a importância da Conferência nos termos legais para execução de melhorias no sistema.

Representando a secretaria de estado da saúde, Michael Jackson, engrandeceu o valor da Conferência justamente quando se fala sobre o cenário nacional da saúde pública. “Estamos, talvez no momento mais forte e mais necessário de união da população. Hoje ou nós passamos de fato a exercer a nossa cidadania e defender esse sistema extremamente importante, ou nós perderemos”.

Na avaliação do secretário municipal de saúde, Dr. Lula, a saúde de Bacabal, apesar da boa vontade do prefeito Edvan e de todos que atuam na saúde municipal, ainda não está perfeita, mas, já aconteceram muitos avanços conquistados na atual gestão, inclusive no cenário nacional, como é o caso do TFD - Tratamento Fora de Domicílio.

A vice-prefeita Graciete Lisboa representou o prefeito Edvan Brandão na solenidade. Graciete falou que a atual gestão tem buscado, ao máximo, manter a qualidade na prestação do serviço de saúde pública. Ela parabenizou a organização da Conferência fazendo menção a Constituição de 1988, que expressa claramente que saúde é direito de todos. Ela também explanou sobre o vínculo do serviço social elencado ao Sistema único de Saúde (SUS).

A explanação do tema da Conferência foi feita pelo Dr. José Eudes Soares Oliveira, que é Farmacêutico-Sanitarista, assessor técnico em planejamento, controle e avaliação.

Secretaria de Assistência Social realizou a IV Conferência de Segurança Alimentar de Bacabal...



Por intermédio da secretaria de Assistência Social a Prefeitura de Bacabal promoveu nesta sexta-feira, 17, no auditório do Centro de Convivência Social (CCS), a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Com o tema central: Brasil e o mapa da fome: Estratégias de superação da insegurança alimentar no Município e no Maranhão –, os debates foram conduzidos por Maria da Conceição de Almeida, atual presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) do Maranhão.

Maria Dalvanir, presidente do Conselho de Segurança Alimentar de Bacabal fez a declaração de abertura oficial da Conferência destacando a importância do debate no combate à insegurança alimentar do Município e no Estado.

O Agricultor João da Conceição disse que é de extrema importância participar da Conferência, tendo em vista “a necessidade de existir uma parceria forte entre as entidades representativas e os próprios agricultores para o benefício dos produtores rurais”.

Representado a Câmara municipal, o vereador Serafim Reis parabenizou a atual gestão pelo interesse de promover os meios para se discutir com amplitude o estabelecimento e fortalecimento de incentivo à produção alimentícia na cidade de Bacabal.

Em seu discurso a secretária de Assistência Social Ivaneide Brandão disse: “Essa Conferência é muito importante! Nosso Município só tem a crescer com essa Conferência, onde iremos trabalhar o mapa da fome, além de discutir e sugerir ideias e propostas para melhoria de programas de segurança alimentar e nutricional.”






Representando o prefeito Edvan Brandão, a vice-prefeita Graciete Lisboa fez referência ao interesse e dinamismo do chefe do Executivo em apoiar e acreditar no trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. “Digo a todos que vocês terão o nosso apoio porque Edvan Brandão quer ver sim uma alimentação de qualidade porque depende de nós e estamos aqui juntos para fortalecer esse momento nesta grande conferência”, pontuou Graciete.

O evento também foi marcado por momentos culturais através de apresentações da Banda Santa Cecília e da Orquestra Filarmônica Madre Rosa. Outro momento importante, foi o de posse da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) que elegeu como presidente a secretária de Assistência Social, Ivaneide Brandão; Secretário Executivo: Inaldo Nascimento, atual secretário de Agricultura municipal e como membros: Marcos Ferreira, secretário municipal de Educação e Luís Gonzaga de Carvalho Neto, secretário municipal de Saúde.

Após o ato de posse, foram apresentadas ao público as ações que já estão sendo executadas no Município em cumprimento ao regimento interno da IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.