Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

SATUBINHA-MA: Pacto pela aprendizagem reforça educação nas salas de aula do município...



O Pacto pela Aprendizagem no município de Satubinha é uma parceria do Governo do Estado do Maranhão com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre Estado e as redes municipais de ensino.

Na prática, o PAS (Pacto pela Aprendizagem de Satubinha) é estruturado em três eixos de trabalho: Apoio a Gestão, Fortalecimento da Aprendizagem e Planejamento e Suporte.

Apoio à gestão: compreende ações relacionadas ao desenvolvimento de habilidades voltadas ao fortalecimento da gestão em seus mais diversos níveis, ou seja, desde os gestores até a gestão do tempo e dos espaços pedagógicos em sala de aula. Abrange a construção, a compreensão, a disseminação e o monitoramento de indicadores e metas de qualidade da educação;





Fortalecimento da Aprendizagem: trata-se de desenvolvimento de estratégias relacionadas diretamente ao fazer pedagógico nas unidades escolares. Define-se por estabelecer rotinas claras de formação, monitoramento, avaliação, além do apoio à disseminação de práticas pedagógicas exitosas;
Planejamento e Suporte: abrange ações relacionadas a estudos referentes à reorganização da oferta educacional nos municípios de maneira a garantir a otimização da alocação de recursos didáticos, humanos, financeiros e materiais. Compreende ainda análises referentes à demanda por vagas e necessidade de aparelhamento da rede de educação infantil, entre outros.

Para o Secretário Municipal de Educação, Moisés Monteiro, ter assinado esse termo de adesão no final de 2018, juntamente com a prefeita Dulce Maciel, foi uma forma de reforçar o futuro da Educação.

Está sendo uma excelente oportunidade de desenvolvermos ainda mais a educação e melhorar o aprendizado dos nossos estudantes. Educação é prioridade e a parceria entre governo e a prefeitura é fundamental para a evolução do ensino. Precisamos trabalhar com o objetivo de alcançar melhores indicadores para nosso município tendo como foco principal o aluno, e isso, fica mais fácil com um trabalho feito em conjunto”. Destaca ainda que é preciso trabalhar o “encantamento” da educação.

Nós educadores temos a função de encantar nossos alunos, para que eles sintam a real vontade de aprender. Acredito que esse pacto veio para assumirmos o grande desafio de continuarmos fomentando uma educação de qualidade para todos”.

Agradecemos desde já a parceria da Prefeita Dulcinha e de toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, bem como da Coordenação e Articulação do Pacto nas pessoas de Maria de Fátima, Cacilda e Prof. Iris Gouveia.

Moises Neves T. Monteiro

Dirigente Mun. de Educação de Satubinha.