Páginas

domingo, 13 de setembro de 2015

Democracia, Política e imprensa


Imprensa e democracia têm tudo em comum. Uma não existe sem a outra. É preciso liberdade para levar informações relevantes a todos os cidadãos. Por outro lado, sem informação de qualidade não se garante um ambiente efetivamente democrático.
É preciso cuidar dos dois lados. Um olho na democracia, outro no jornalismo. A onda de demissões nos grandes jornais brasileiros é, por isso mesmo, motivo de preocupação. Pode ser que, de uma só vez, se esteja atentando contra os dois lados. Abrindo o flanco para uma sociedade de pessoas desinformadas e com menos autonomia na tomada de decisões e vitaminando um jornalismo marcado por interesses particulares.
Existe uma crise no negócio da comunicação em todo o mundo. Há muitas vias para se compreender o cenário de dificuldades: a perda de relevância política do setor; a entrada em cena de uma tecnologia que conflita com as bases econômicas tradicionais do negócio; o esvaziamento do jornalismo como ferramenta de conquista do conhecimento. Jornal atualmente não conta, não põe dinheiro na conta e não ajuda a contar a história.
Parece óbvio que a saída para o jornalismo, num ambiente em que a informação explode em todas as direções, deveria ser a aposta na qualidade da informação. O que vai fazer um leitor buscar um veículo de comunicação e não outro é a capacidade de dar mais substância aos fatos. Se for para ficar na superfície, as redes sociais são imbatíveis.
O resultado dessa contradição não vai demorar a se expressar pelo seu pior prognóstico. Teremos um jornalismo sem jornalistas, uma imprensa sem opinião, uma sociedade baseada na fofoca. Poucos empresários e uma ordem informativa indigente. Aí, jornalismo e democracia vão ocupar faixas distintas. E vai ser ruim para os dois lados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.