Páginas

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Julho Amarelo é finalizado com ações na Praça Silva Neto em Bacabal...



A secretaria Municipal de Saúde (Semus), durante todo o mês de Julho, fortaleceu as ações de prevenção e combate as hepatites virais, que são a ênfase de destaque no mês em que se agrega a cor amarela.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos hospitais da rede municipal, e por meio de campanhas externas, como a que aconteceu na manhã de ontem, quarta-feira, 31, na Praça Silva Neto, a sociedade bacabalense foi alertada e convidada a fazer exames que identificam as patologias, já encaminhamento para tratamento, de forma rápida e gratuita, ofertado pela rede do Sistema Único de Saúde - SUS.






O secretário municipal de saúde, James Soares, e o Superintendente de Atenção à Saúde, Luciano Carvalho Martins, foram a praça acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pelas equipes da Semus envolvidas na ação.

Para quem frequentava o Centro comercial da cidade, na manhã ontem, foram oferecidos testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, testes rápidos de hepatites virais, sífilis e HIV, além de orientações sobre as hepatites e a distribuição de kit´s com preservativos. “Uma iniciativa nota 10!” exclamou o aposentado Aniceto de Almeida que aproveitou a oportunidade para avaliar a saúde.

“Quero agradecer primeiramente a prefeitura de Bacabal, a Semus (secretaria municipal de Saúde); o pessoal do CTA (Centro de Testagem e Acompanhamento), ao Posto do Areal - que está aqui participando com a gente - e a nossa Gastroenterologista e Hepatologista Dra. Ana Leatrice. Então, esse evento é de muita importância para nossa cidade. É o mês Julho Amarelo de esclarecimento e prevenção as hepatites virais,” explicou a Coloproctologista, Dra. Yvanna Carvalhal.

David Soído, diretor da UBS do Bairro Areal, ressaltou que ideia foi iniciada com a equipe do Posto de Saúde e difundida com as parcerias que resultaram na ação, que foi bem recebida pela população. “É mais uma determinação do prefeito Edvan Brandão que vimos seguindo, que é a de orientar e informar a população a respeito das doenças. Daí estamos fazendo essa ação aqui fora da unidade, justamente para abranger a população de modo maior tirando dúvidas e fazendo exames.”

A Gastroenterologista e Hepatologista Dra. Ana Leatrice, garante que o melhor caminho é a realização dos testes em razão das “hepatites B e C principalmente que são as que evoluem pra forma crônica, elas são doenças silenciosas. Então o indivíduo muitas vezes é portador da doença e não apresenta sintoma algum.”









A diretora do Centro de Testagem e Acompanhamento – CTA –, Ana Paula Paiva, reafirmou que as equipes foram distribuídas “durante o mês inteiro em todas as Unidades Básicas de Saúde fazendo esse alerta para a população e hoje estamos encerrando aqui nessa parceria.”

Fotos: Melquisedeque Morais.