Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Prefeito André Portela, desde a emancipação de Capinzal do Norte; é o gestor que mais tem investido em educação de qualidade...

Prefeito André Portela.

Para o prefeito André Portela (PCdoB), educação é coisa seria! A atual gestão é com certeza uma das que mais investe em políticas públicas educacionais no Estado. 

São diversos avanços, frutos de um trabalho que demostra muita seriedade e competência, a seguir, faremos uma pequena síntese de como tem sido o trabalho do jovem  prefeito e da secretaria municipal de educação, que tem como titular o secretário Enderson Portela.

A educação do município de Capinzal do Norte desenvolve-se sobre quatro relevantes aspectos: alimentação Escolar, transporte Escolar, acompanhamento pedagógico de qualidade e claro, infraestrutura. 

Transporte Escolar.

Logo nos primeiros meses do governo André Portela, foi adquirido em parceria com o governo do Estado, um micro-ônibus novo para frota do transporte escolar municipal, que na época, contava apenas com 02 ônibus para o transporte dos alunos, insatisfeito ainda com o tamanho da demanda de alunos que necessitavam do uso desse transporte, o prefeito além da aquisição do novo micro, também celebrou contrato com empresa terceirizada de transporte para garantir o acesso digno dos alunos às escolas, hoje, Capinzal do Norte, atende 90% do alunado residente na Zona Urbana e 100% da Zona Rural da rede municipal e estadual de ensino público. 



Alimentação Escolar.

O município que tanto sofreu com falta de merenda escolar nas gestões passadas, hoje é referência por oferecer uma alimentação de qualidade e que supre com as necessidades nutricionais dos alunos, além de um controle minucioso, feito por profissionais qualificados, também são ofertados treinamentos para os colabores da merenda escolar nas unidades de ensino. 



Acompanhamento Pedagógico.

A educação de Capinzal também se destaca no tipo de ensino oferecido, a propositura do secretário de educação em relação a cursos de formação continuada para os profissionais do magistério, é, sem duvidas, essencial para a promoção de um ensino exemplar, o município tem hoje através de programas federais como o mais novo educação a oferta de escolarização integral e pela primeira vez, conseguiu bater a meta da educação infantil para alunos de creche, nunca antes alcançada desde a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME). 




São realizadas ações como a “Busca Ativa Escolar”, que visam trazer crianças que ainda se encontram fora da escolarização para a sala de aula, neste sentido, o município também criou um Núcleo de Proteção da Rede Escolar, com a finalidade de identificar, notificar e manter uma atitude vigilante, de acordo com a necessidade do caso e com proposição de ações preventivas. Fazem parte do Núcleo de Proteção da Rede Escolar, profissionais da área de assistência social, psicologia e psicopedagogia. 

Infraestrutura.

Esse, é, mais um dos aspectos que enaltece o compromisso do governo André Portela com a educação, com uma proposta ousada e com respaldo no texto constitucional do Art.208 da CF/88, que versa sobre o Atendimento Educacional Especializado para portadores de deficiência, o município criou um “Centro de Referência à Educação Especial” que é o único fora da capital São Luis, em todo Estado do Maranhão, o centro é todo equipado com o que há de mais tecnológico em educação inclusiva, conta com uma equipe formada por terapeuta, psicóloga, psicopedagoga, fonoaudióloga e um sociólogo, visando promover dignidade a essas crianças que já nasceram vencedoras. 















 
 


Sem limites para o progresso, ainda neste ano de 2019, o governo municipal iniciou a climatização de salas de aulas das unidades de educação infantil pública, o plano piloto que já é realidade em duas escolas, pretende se estender a toda rede municipal, afinal este governo tem demostrado acreditar na potencialidade do ensino público, para criação de oportunidades e para o bem estar social da população capinzalense.