Páginas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Os 3.300 dias de Edvan Brandão de Farias...



No último dia 1º de janeiro de 2021 o prefeito Edvan Brandão de Farias assumiu seu 2º mandato como chefe do Poder Executivo e mandatário máximo do Município de Bacabal. Brandão foi reeleito com 26.466 votos, sufrágios que o tornam o candidato a prefeito mais bem votado em toda história política da cidade.

O sexto filho de Veridiano Amaro de Farias e Maria do Socorro Brandão, irmão de Elias Brandão de Farias, Fátima Farias Lopes, Francisca Irene Farias do Nascimento, Ely Brandão de Farias, Enoque Brandão de Farias, Elizeu Brandão de Farias - já falecido, Eliane de Farias Paiva, Eliene Farias Albuquerque, Veridiano Amaro de Farias Filho e Rosimeire Farias Costa, precisou de apenas 181 dias, na condição de presidente do Poder Legislativo Municipal de Bacabal, respondendo interinamente pelo Poder Executivo do Município, para se eleger prefeito do município em seu 1º mandato, com 23.355, e dar início a um legado que pode transformá-lo no líder de maior expressão política do novo milênio.

Na condição 'responder' pelo Executivo Brandão realizou um trabalho de gestão que consistiu em tirar do caos econômico e financeiro um município que se encontrava sob o controle de um líder, cujo estado de saúde 'beirava' a senilidade. Brandão encontrou as finanças comprometidas e arregaçou as mangas saneando contas e equacionando o pagamento do servidor, sua principal ação. Mas, também, iniciou um trabalho de recuperação da infraestrutura urbana e rural do município e, de restabelecimento do funcionamento de setores vitais para a administração municipal, como saúde e educação, sem descuidar dos demais segmentos.

Eleito pela primeira vez cumpriu um mandato tampão de somente 731 dias. Nesse período consolidou, com muito trabalho, o pilar 'fincado' na interinidade. A recuperação da infraestrutura do município se concretizou como 'esteio maior' e Edvan Brandão trabalhou incansavelmente no asfaltamento de ruas e na recuperação de estradas vicinais, embora muito ainda precise ser feito, como ele mesmo reconhece. A qualidade de vida do bacabalense deu um grande salto.

Foi nesse período 'tampão' que o o filho de Veridiano Farias mostrou outra grande qualidade, a de conciliador, que, segundo os mais experientes, é o grande pilar da politica. Seja na condição de 'responder' pelo executivo, ou no exercício do seu mandato 'tampão' Edvan não elegeu nenhum adversário, muito menos inimigo. 

Além da conduta conciliadora, mostrou ainda ter espírito agregador e inteligência política, o que o levou a construir a maior aliança eleitoral de Bacabal, na história recente de suas eleições, e o resultado se evidenciou nas urnas, nos seus 26.466 votos, e, no reconhecimento dos poucos adversários que lhe sobraram, que vêem o seu trabalho como exemplo.

O Edvan Brandão de Farias, que se elegeu vereador para a legislatura 2013/2016 com 899 votos - na condição de substituto do irmão 'Ly' Brandão, cumprindo o período inteiro, 1.461 dias; se reelegeu com 1.272 para cumprir a legislatura 2017/2020, mas na interpretação de alguns estava na hora certa e lugar certo como Presidente da Câmara de Vereadores - na sua própria interpretação apenas atendia a 'um chamado de Deus', cumpriu apenas 915 dias desse mandato, assumindo em 04 de julho de 2018 a missão de gerir o município de Bacabal, agora tem pela frente, a partir de hoje, 11 de janeiro de 2021, 1.450 dias para construir sua história dentro da história desse município e se transformar no seu principal comandante, e desconstruir a história do 'acaso', fazendo valer o que ele considera um desígnio do 'Criador'.


Abel Carvalho

Jornalista MTB-863

Colaboraram Louremar Fernandes e Yago Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.