Páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Bacabal é destaque pelas medidas contra a Covid-19 e cheia do Rio Mearim...



As medidas tomadas pela Prefeitura de Bacabal na luta contra o novo Corona Vírus e no trabalho de abrigar quase 1 mil famílias ribeirinhas foram destaque hoje em nível estadual através de uma entrevista concedida ao vivo pelo prefeito Edvan Brandão ao programa Bom Dia Mirante, da TV Mirante afiliada da Rede Globo no Maranhão.

Como todos os municípios do Brasil,  Bacabal é uma frente de luta contra a disseminação do novo Corona Vírus, causador da Covid-19.  A diferença é que historicamente nesse período do ano ocorre a cheia do Rio Mearim, sendo mais uma frente de batalha para a Administração Municipal além da pandemia.




Desde a detecção da pandemia da Covid-19 no Brasil, a Prefeitura esteve atenta para estabelecer as medidas de prevenção. No dia 17 de março de 2020 o prefeito Edvan Brandão publicou o Decreto nº 617 suspendendo as aulas da rede de Ensino de Bacabal, por 15 dias. No dia 21 de março através do Decreto nº 618 o Prefeito de Bacabal determinou a suspensão do atendimento presencial nos órgãos públicos e do funcionamento das atividades comerciais.

Todas as decisões da Prefeitura de Bacabal foram no mesmo sentido das medidas adotadas pelo Governo do Maranhão. As aulas permanecem suspensas e as atividades comerciais também.

Mais de 1 mil famílias atingidas pela cheia do Mearim

Outra frente de atuação da Prefeitura é prover abrigos para as centenas de famílias atingidas pela cheia do Rio Mearim. De acordo com o monitoramento diário, o nível do Rio Mearim é de 7 metros e 88 centímetros na manhã desta quarta-feira, 22 de abril.

A Prefeitura cadastrou todas as famílias atingidas, num total de 1 mil 332 famílias e mantem 15 locais preparados pela secretaria de Obras, com supervisão da secretaria de Assistência Social e que abrigam até o momento 945 famílias.  As demais estão hospedadas em casas de familiares.

Para poder dar maior assistência aos bacabalenses e gerenciar melhor as duas frentes de crise, no dia 31 de março o prefeito Edvan Brandão criou o Comitê de Acompanhamento e Atenção das Ações de Prevenção de Combate ao Covid-19 e ao H1N1 e aos Desabrigados e Desalojados.

A Prefeitura de Bacabal tornou-se com essas e outras medidas, um modelo para as cidades do interior do Estado de como enfrentar a ameaça da Covid-19. Isso tem feito com que o prefeito seja procurado por diversos veículos da imprensa estadual. Foi o caso do convite feito pela TV Mirante para a entrevista levada ao ar nesta quarta-feira, 22 de março.



Além de falar das ações, o prefeito Edvan Brandão aproveitou para apresentar publicamente condolências pela morte do jornalista Roberto Fernandes, do sistema Mirante, ocorrida no dia 21 de abril.  

O vídeo pode ser acessado neste link:  https: //globoplay.globo.com/v/8500168/programa/