Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Moro abre ação penal contra marqueteiro de campanhas de Lula e Dilma


O juiz federal Sérgio Moro abriu ação penal, nesta sexta-feira, 29, contra o marqueteiro do PT João Santana e sua mulher, Mônica Moura, e mais dez pessoas, entre elas o maior empreiteiro do País, Marcelo Odebrecht, e o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Eles são acusados por organização criminosa e lavagem de dinheiro no esquema de cartel e corrupção na Petrobras.
“Presentes indícios suficientes de autoria e materialidade, recebo a denúncia contra os acusados acima nominados”, informa a decisão de Moro. Santana trabalhou nas campanhas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, e nas campanhas da presidente Dilma Rousseff em 2010 e 2014.

Fruto da 26ª fase da Lava Jato, a Operação Xepa, a ação tem como foco os pagamentos para o marqueteiro do PT feitos pelo “setor profissional de propinas” da Odebrecht. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Odebrecht tinha conhecimento do setor e inclusive teria atuado para desmontá-lo e proteger os funcionários das investigações.


Deputado Roberto Costa consegue liberação de medicação para pacientes renais de Bacabal


As cobranças do deputado Roberto Costa ao Mistério da Saúde, relativas à falta de medicação para os pacientes renais, resultaram em mais uma conquista para as 300 famílias de Bacabal, que necessitam do tratamento para sobreviver.

O anúncio foi feito pelo deputado na tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (28), após explicar o transtorno que esse problema estava ocasionando para os pacientes renais.

“Eu tomei essa iniciativa de procurar o Ministério da Saúde, após ter conhecimento, por meio da Associação dos Pacientes Renais do Médio Mearim, que cerca de 300 pacientes de Bacabal estavam na eminência de morrer pela falta do tratamento. Imediatamente, e mantive contato com o secretário de Saúde, Dr. Carlos Lula, que prontamente nos passou todas as informações a respeito da falta de medicação, ocasionado pelo Ministério da Saúde, responsável por mandar essa medicação para o estado do Maranhão”, relatou.

Roberto Costa acrescentou que o deputado João Marcelo e o senador João Alberto foram fundamentais para intermediar sua solicitação no Ministério da Saúde.  “Eu faço um agradecimento ao deputado João Marcelo e ao senador João Alberto, que mantiveram contato com o Ministério da Saúde e conseguiram a liberação imediata da medicação Alfaepoetina para o Maranhão”, citou.
O parlamentar comemorou a liberação da medicação para os pacientes renais, reforçando o compromisso com a saúde da população de Bacabal.

“A medicação já foi entregue na farmácia da Secretaria Estadual de Saúde e será encaminhada para as cidades. As famílias bacabalenses que necessitam da medicação, a receberão a partir da próxima semana para dar continuidade ao tratamento. Em Bacabal, são cerca de 300 famílias que precisam dessa medicação e eu estou extremamente feliz em poder contribuir para que elas recebam com tranquilidade esse tratamento que é vital para sobrevivência”, contou o deputado.

Assessoria/ Dep. Roberto Costa



quinta-feira, 28 de abril de 2016

Decisão obriga Município de Monção a incluir crianças na rede municipal de ensino público



Os desembargadores da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) mantiveram decisão liminar que obriga o Município de Monção a promover a inclusão de crianças e adolescentes do Povoado Serdote, na rede municipal de ensino público, disponibilizando local adequado para o funcionamento de uma escola, localidade. O município terá o prazo de 30 dias para cumprir a decisão, sob pena de multa diária de R$ 1 MIL.

O Ministério Público Estadual (MPMA) ajuizou ação civil pública contra o município, juntando provas e declarações de moradores do povoado, informando que o município teria alugado uma residência de alvenaria para abrigar a escola, tratando-se de local insalubre onde funcionaria uma usina de arroz e, anteriormente, uma criação de porcos, permanecendo forte odor dos animais.  Relatório elaborado pelo MPMA disse, também, tratar-se de escola com apenas uma sala de aula com energia elétrica, carteiras e lousa, e uma cozinha, onde é preparada a merenda e depositados materiais escolares e utensílios de cozinha, não possuindo banheiro.

Em recurso contra a decisão, o Município alegou impossibilidade material de cumprimento da ordem, por indisponibilidade orçamentária e inexistente de imóvel apropriado no povoado. Afirmou, ainda, que a ordem judicial caracteriza indevida intervenção do judiciário em atos administrativos discricionários. O relator do recurso, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, rejeitou as alegações do município, destacando que a Constituição Federal conferiu direitos às crianças e adolescentes com absoluta prioridade, dentre eles, o da educação, de modo que as políticas públicas devem ser efetivadas nesse sentido.
Ressaltou, ainda, que o poder judiciário pode determinar o cumprimento das obrigações constitucionais aos entes públicos, para obediência de prestações referentes aos direitos sociais, não se tratando de invasão ao poder discricionário do Executivo. “Em situações excepcionais como está, não há violação ao princípio da separação dos poderes”, avaliou.
Juliana Mendes
Assessoria de Comunicação do TJMA


Teori analisará se Cunha pode assumir Presidência


O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, afirmou que vai levar para a discussão sobre o pedido de afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o fato de o peemedebista ser réu na Corte e poder vir a ser o segundo na linha sucessória da Presidência da República caso haja o impeachment da presidente Dilma Rousseff. “Esse assunto precisa ser examinado. Eu vou levar (ao plenário)” disse nesta quinta-feira, 28.
Esse é um debate que tem surgido no meio jurídico, já que Cunha é réu em uma ação penal no STF e a Constituição diz que o presidente da República não pode exercer o cargo caso responda a processo no Tribunal.
Partidos que são contra a permanência de Cunha no cargo, como o PSB, já avisaram que vão entrar com ações no Supremo para tentar garantir que o peemedebista não assuma a Presidência da República num eventual governo do hoje vice-presidente Michel Temer, mesmo que interinamente. Isso pode acontecer, por exemplo se Temer decidir viajar para o exterior.
A saída de Cunha da presidência da Câmara foi pedida em dezembro do ano passado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Desde então, o processo está parado no STF. Nesta quinta, o ministro voltou a repetir que ainda está analisando quando irá pautar o assunto para ser julgado pelo plenário da Corte.

Começa a circular pelo Tribunal que Teori poderia liberar o caso para a pauta em breve, possivelmente após a definição do impeachment de Dilma no Senado. Questionado se havia um “clima” mais favorável para colocar a matéria em votação, o ministro relator ironizou: “Deu uma esfriadinha aqui em Brasília”, afirmou.

Homem é preso logo após ser encontrado com um revólver


De acordo com as informações Cleiton Reis Lopes morador e comerciante da Vila Frei Solano em Bacabal, e  foi conduzido logo após ter sido localizado um revólver no comércio no qual o mesmo é proprietário, o fato ocorreu por volta das 11h00 da manhã desta quinta-feira (28), segundo a polícia, Cleiton já teria sido conduzido outras vezes por porte ilegal de arma de fogo, a arma encontrada pela guarnição da FT (Força-Tática) do 15ºBPM, foi um revólver calibre 38 com 5 munições intactas.


Na delegacia Cleiton Reis Lopes relatou a equipe da TV Nova Esperança canal 07, que o mesmo é comerciante e que já teria sido assaltado, por conta disso comprou a arma para se proteger.


Fotos: Plantão Policial Bacabal

Redação/Vanilson Rabelo 

ALÍVIO! Passa bem funcionário da Distribuidora Medeiros que foi atropelado por ônibus escolar


Usando o perfil do noivo no Facebook, Ana Letícia Franco tranquilizou os amigos do jovem bacabalense Carlos William França Soares, 23 anos de idade, morador da rua Castelo Branco, que na manhã do último dia 9 de abril foi vítima de um acidente ocorrido na cidade de Coelho Neto onde fazia entregas de produtos para clientes da Distribuidora Medeiros.

William foi atingido por um ônibus escolar quando se encontrava em pé ao lado do caminhão da empresa que trabalha. Socorrido às pressas, recebeu os primeiros socorros ainda em Coelho Neto, mas, por precaução, foi transferido para o Hospital Prontomed, em Teresina-PI.

Na capital piauiense William passou por uma bateria de exames e, como informa Ana Letícia, já deixou a Unidade de Tratamento Intenso (UTI) e se encontra agora em um apartamento da mesma unidade hospital dando continuidade a sua recuperação.

O ônibus escolar que causou o acidente pertence a Prefeitura de Coelho Neto e teria tentado uma ultrapassagem em alta velocidade quando atingiu a vítima.

(Com informações do Blog do Sergio Matias). 

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Jornalismo Investigativo



No jornalismo investigativo (uma área de especialização do jornalismo), o jornalista tem como função a investigação de assuntos de relevância para o público, mais cujos fatos não são do conhecimento geral. Normalmente o jornalismo investigativo requer bastante tempo para apurar os fatos, e como pode tratar temas delicados como corrupção, pedofilia, etc., é uma área que pode pôr em risco a própria vida do jornalista.

Se qualquer pessoa fazer uma pesquisa no Google sobre definição de jornalismo vai encontrar o seguinte:

   1. Atividade profissional que visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente ao grande público, ou a segmentos dele, informações da atualidade, utilizando veículos de comunicação (jornal, revista, rádio, televisão etc.), para difundi-las.


    2. Conjunto dos jornais ou dos jornalistas; imprensa.


Infelizmente isso não é o que vem acontecendo em Bacabal, em alguns programas de televisão (claro não em todas as emissoras locais, que em sua grande maioria é formada de grandes profissionais, desde a recepcionista até o apresentador de TV), pois bem, alguns que se dizem “jornalistas” estão usando de Factoides (fato ou notícia forjada com o intuito de atrair a atenção da opinião pública), para tentar de forma baixa conseguir audiência, mas porque será isso? será se não tem capacidade através de meios sérios conseguir assim a tão sonhada audiência?.

Infelizmente alguns meios de comunicação (Programas de TV), usam assuntos que não são de mínimo interesse para a sociedade, inclusive levando ao conhecimento do grande público (telespectadores), ou até mesmo leitores da redes sociais, assuntos da vida pessoal. O certo mesmo é que infelizmente o jornalismo de Bacabal (volto a repetir não em todas as emissoras), são poucos os profissionais que fazem corretamente, porém em outras “partes” o que mas se ver são baixarias e isso tudo com o "apoio" da direção. Que nada diz e que fica de braços cruzados vendo o "circo pegar fogo".

Redação/Vanilson Rabelo     


Polícia Civil do Maranhão lança aplicativo “ByZu” contra o crime

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Geral do Maranhão e da Superintendência de Polícia Civil da Capital – SPCC, lançou oficialmente na tarde desta terça-feira (26) o aplicativo “ByZu”, desenvolvido para auxiliar as investigações relacionadas ao tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo e para auxiliar na localização de foragidos da Justiça e autores de crimes.

O objetivo principal do aplicativo é o recebimento de denúncias anônimas, que serão analisadas por uma equipe especializada. Após a avaliação das denúncias, elas serão encaminhadas a delegacias especializadas para a continuidade das investigações. 

O ByZu pretende, também, intensificar a aproximação da Polícia com a sociedade, dizem os idealizadores do aplicativo, delegado Alessandro Barreto e o agente Mardem Lincow, que pertencem à Polícia Civil do Piauí.  O superintendente de Polícia Civil da Capital, delegado Armando Pacheco, explica que são muitos os esforços da gestão para aproximar a Polícia da sociedade e aumentar a produtividade da corporação e a segurança dos cidadãos.

“Quando temos informações repassadas por pessoas que residem no local de onde parte a acusação, temos a otimização do nosso tempo, pois as investigações partem daquela denúncia, averiguamos o autor, que tipo de crime, e, assim, quando chegamos até o fato, torna-se mais rápido o procedimento”, disse ele.

Além de intensificar as ações de inteligência, a aquisição de equipamentos e a progressiva reestruturação de equipes policiais, com expansão do número de policiais, o superintendente destaca que a Polícia Civil tem investido no uso da tecnologia para garantir resultados ainda mais expressivos.

“Estamos com uma melhor gestão do sistema de Segurança Pública. A aplicação de conceitos de gestão nunca tinha sido feita antes da gestão do governador Flávio Dino: hoje nós trabalhamos com estatísticas, remanejamos efetivo, direcionamos forças baseados nos crimes que mais assolam no momento”, comenta o delegado, destacando que o ByZu proporciona à população do Maranhão um canal de comunicação a mais com a Polícia, o que ajudará na identificação de criminosos que atuam na capital e no interior. O sistema operacional está disponível para o Android, e, em breve, também estará disponível para o sistema IOS.

Denúncias por WhatsApp

O aplicativo lançado nesta terça-feira (26) não é a única ferramenta utilizada pela Polícia Civil para, com denúncias anônimas, intensificar as ações de segurança. No início do mês de abril, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Geral e da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), lançou o ‘Senarc no Combate às Drogas’ canal do aplicativo WhatsApp que está intensificando o combate às drogas.


Por meio do número telefônico (98) 9.9163-4899, a Senarc disponibiliza serviço de coleta de informações através do WhatsApp, visando combater o tráfico de drogas em todo o estado. O serviço funciona 24 horas por dia e tem sigilo absoluto, sendo totalmente confiável. A partir das informações repassadas, é iniciado um serviço de investigação e monitoramento, garantindo uma resposta satisfatória para a população.




Dois adolescentes suspeitos de praticarem assaltos são apreendidos pela PM


Por volta das 20h00 da última terça-feira (26), dois adolescentes foram conduzidos até a delegacia de polícia civil de São Mateus, os dois estavam em uma motocicleta Honda Titan de cor preta, de placa NNA- 6349, no momento da abordagem com os dois foi localizado um facão, os mesmo não souberam falar para a guarnição o que iriam fazer. Um dos adolescentes apreendidos já tem várias passagens pela delegacia por práticas de assaltos na cidade e na região.  

Na delegacia os dois foram identificados como:

L.L.O. 17 anos
Y.S.D.(Jacozinho), de 16 anos.


2ªCIA da PM de São Mateus do Maranhão 

terça-feira, 26 de abril de 2016

Prefeitura vai pagar quase 4 milhões para Cooperativa terceirizar serviços administrativos


Em tempos de crise e de concurso público, o prefeito Orias de Oliveira de Bela Vista do Maranhão, irá desembolsar a quantia de R$ 3.753.665,55 (três milhões, setecentos e cinquenta e três mil, seiscentos e sessenta e cinco reais e cinquenta e cinco centavos) para contratar uma empresa que irá terceirizar a prestação de serviços administrativos do município.
O contrato de nº 23/2016, diz que a empresa contratada pelo prefeito Orias de Oliveira Mendes (PSB) é a Interativa Cooperativa de Trabalho e serviços múltiplos, CNPJ nº 10.568.797/0001-81, com sede em São Luís, cujo contrato está válido apenas por nove meses.


A Cooperativa é uma velha conhecida dos contratos milionários celebrados com várias prefeituras maranhenses. No caso de Bela Vista do Maranhão, o valor do contrato é um absurdo para um município com apenas 12 mil habitantes, de acordo com o IBGE. Por mês, a cooperativa vai embolsar a bagatela de R$417 mil, um verdadeiro assalto aos cofres públicos. Contratos milionários como este, celebrados com municípios tão pequenos e com poucos recursos deveriam contar com a apuração de perto dos órgãos fiscalizadores.
Abre o olho, Ministério Público !!!!
O prefeito de Bela Vista do Maranhão é aquele que em 2014 foi detido pela Polícia Rodoviária Federal na Br 316 por porte ilegal e posse irregular de arma de fogo, um revólver calibre 38 e com a numeração raspada.
 Por Marcelo Vieira 




Mais um acidente registrado na BR-316 próximo ao povoado Cajueiro em Bacabal



O acidente ocorreu por volta das 21h00 desta terça-feira (26) na BR-316, trecho que corta a cidade de Bacabal e que fica nas proximidades do povoado Cajueiro, de acordo com as primeiras informações o motorista que ainda não foi identificado estaria embriagado, e talvez tenha dormido ao volante perdendo o controle do veículo e batendo em um caminhão, com o forte impacto entre os dois veículos uma das rodas do carro da vítima sacou. Corpo de bombeiros e profissionais do SAMU estiveram no local, e prestaram os primeiros socorros.


Informações Atualizadas

O motorista que foi vítima do acidente registrado na noite desta terça-feira (26) na BR-316 próximo ao povoado Cajueiro, foi identificado como Erasmo Pereira de Oliveira Júnior de 44 anos, as informações são de que o mesmo reside na cidade de Santa Inês para onde estava indo no momento que ocorreu o acidente.  


Redação/Vanilson Rabelo


Deputado Roberto Costa denuncia que pacientes renais do Maranhão sofrem com a falta de medicamento


No pronunciamento desta segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa, o deputado Roberto Costa apresentou uma agravante situação para os pacientes renais crônicos do Maranhão, que necessitam de tratamento fornecido pelo Ministério da Saúde. O parlamentar relatou que durante este fim de semana em Bacabal, esteve com representantes da Associação dos Pacientes Renais e Transplantados do Médio Mearim (Apartam); e na ocasião, eles afirmaram que três mil paciente renais, estão sem receber a medicação fornecida pelo Ministério da Saúde.

“Fiz uma consulta ao Ministério da Saúde, e realmente a responsabilidade por essa medicação é do Ministério da Saúde, que, em função de algumas situações, não tem conseguido fazer esse repasse para os estados, e o Maranhão tem sido atingido. É um assunto grave porque envolve vida de maranhense, de pessoas realmente que já vivem numa luta diária em função do seu problema renal, de fazer hemodiálise. E nós temos que buscar uma solução para esse problema”, disse o deputado.
Dos três mil pacientes renais crônicos do Maranhão, 300 são do município de Bacabal. E o deputado confirmou que estará em Brasília na próxima semana, juntamente com o senador João Alberto e o deputado João Marcelo, para viabilizar com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, o reestabelecimento do fornecimento da medicação.

“Os pacientes renais precisam urgentemente dessa medicação, caso contrario, eles correm um sério risco de vida E nós temos a responsabilidade de buscar uma solução. 300 deste pacientes estão em Bacabal, são famílias que vivem numa agonia, numa situação de dificuldade em função do tratamento que é delicado e não podemos aceitar que eles fiquem sem essa medicação. E nós precisamos dar uma resposta a todos os doentes renais do Maranhão”, declarou.
O peemedebista solicitou a relação dos medicamentos que estão faltando na farmácia estadual para a Secretaria Estadual de Saúde.

“O Dr. Carlos Lula, prontamente nos atendeu e reforçou a preocupação do Estado com essa situação, por conta do atraso no repasse do Governo Federal. A medicação que estava faltando é uma chamada Hemax, mas fui informado hoje que também está faltando, o Ferro Endovenoso, e Calcitriol. E sem essa medicação existe uma grande probabilidade de vários pacientes virem a óbito. Isso é um caso preocupante”, lamentou.

Por fim, Roberto Costa, afirmou que não aceitaram que essa situação persista e que os pacientes venham a óbito em virtude da falta de medicamentos que é de responsabilidade do Governo Federal.

 “Nós não podemos nos calar porque, como eu disse, são vidas de maranhenses que estão correndo risco muito sério e que nós precisamos, enquanto deputados estaduais, enquanto cidadãos, assumir o nosso compromisso em sair em defesa do nosso estado e da população do Maranhão”, finalizou o deputado.

Assessoria/ Dep. Roberto Costa

segunda-feira, 25 de abril de 2016

SENARC prende foragido da justiça suspeito de estuprar as três filhas


A Polícia Civil, por intermédio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido pelo Juiz Luiz de Moura Correia, da central de inquéritos da comarca de Teresina/PI, em desfavor de ESMERALDINO PIRES DA SILVA de 63 anos, suspeito de estuprar as três filhas, menores de idade no ano de 2014 na cidade de Teresina/PI.



A prisão ocorreu por volta das 18h00 desta segunda-feira(25), na Avenida 3 bairro Salina/Sacavém. O preso será recambiado até a capital piauiense, onde ficará custodiado à disposição da justiça.



Empresa LOC Reboque, locações de Carretinhas para transporte seguro e rápido


Na hora de alugar carretinhas para fazer mudanças de pequenos móveis ou até mesmo o transporte de mercadorias para seu comercio, o local certo é a empresa LOC REBOQUE, onde você vai encontrar carretinhas de vários tamanhos e modelos diferentes, todas documentadas o que significa que podem transitar por todos os estados brasileiros. A empresa LOC REBOQUE fica localizada na Rua Florêncio Monteiro Nº61A, centro de Bacabal.  Para fazer a locação de uma dessas carretinhas é bem simples, só entrar em contato pelo número (99) 98110- 2846 WhatSapp, e falar com o empresário Osmar Neto, atendimentos de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00. Domingos e feriados entrar em contato.    


A seguir algumas orientações sobre como usar as carretinhas de forma correta e segura:

  • Para engatar a Carretinha no veículo, levante a alça da munheca e encaixe na bola. Em seguida, passe e trave o gancho na alça do engate do carro, e por último, a tomada da Carretinha no carro, na posição correta que é com o rasgo para baixo, pois na tomada do carro tem um dente que se encaixa.
  • Para desengatar retire primeiro a tomada macho, corrente e depois levante a alça da munheca.
  • Nunca exceder a capacidade máxima de tração no veículo.
  • Observar sempre o peso máximo sobre o engate (vide plaquinha do fabricante no engate), pra isso, distribuir o peso sobre o eixo da Carretinha.
  • Se não tiver experiência em manobras de ré, é melhor desengatar a Carretinha.
  • Calibrar os pneus conforme o peso da carga a transportar, quando vazia, o melhor é que os pneus estejam com aproximadamente 18 libras, e quando carregada, no máximo 25 libras.
  • Nunca deixar de colocar corrente de segurança.
  • Antes de sair em movimento, verificar as luzes de sinalização.
  • Como o veículo engatado em Carretinha é considerado veículo pesado, sempre conduzir o mesmo nas velocidades indicadas nas vias, pois os radares estão programados para fiscalizar e multar conforme as normas, e além disso, tem um veículo atrás do seu que pode realmente modificar a dirigibilidade, e por isso é considerado veículo pesado.
  • Ao fazer uma ultrapassagem lembrar que tem uma Carretinha atrás, pois o aumento do comprimento pode dificultar você entrar entre um carro e outro.
  • Em casos que tiver que trafegar por vias muito ingrimes quando a Carretinha estiver pesada, é melhor ver uma outra opção de rota pra evitar acidentes.
  • Para estradas não pavimentadas e principalmente com cascalho, vale observar o item anterior.
  • Não desengatar a Carretinha em morros, no caso de haver necessidade, calçar bem a Carretinha.
 Redação/Vanilson Rabelo 



Sebrae disponibiliza capacitação empreendedora para trabalhadores do campo

Negócio Certo Rural vai beneficiar empreendedores de cinco municípios da regional de Santa Inês

Em Godofredo Viana, produtores rurais conhecem como será desenvolvido o Programa Negócio Certo Rural.

Empreendedores rurais dos municípios de atuação da regional do Sebrae em Santa Inês, terão a oportunidade de se capacitarem através do programa Negócio Certo Rural, uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sebrae, que tem como propósito capacitar produtores rurais em todo o Maranhão.

O treinamento será direcionado para grupos de trabalhadores do campo do Alto Turi e Gurupi, que são atendidos pelo Sebrae por meio do projeto Desenvolvimento Econômico Territorial-DET, envolvendo pessoas que atuam na criação de peixe, apicultura, horticultura e fruticultura.

No período de 11 a 15 de abril, o gestor do Sebrae, Adalberto Fraga, que é responsável pelo projeto e a supervisora do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCR), Agriciomar Melo, estiveram nos municípios de Cândido Mendes, Amapá do Maranhão, Godofredo Viana e Luís Domingues, apresentando o programa que será desenvolvido em cinco turmas, a partir de hoje (25), com o propósito de levar gestão para as propriedades rurais.
De acordo com Adalberto Fraga, a ideia de frequentar uma sala de aula foi bem aceita pelos produtores rurais que tem mais familiaridade com treinamentos técnicos, focados na produção, especificamente na parte de plantar e colher.

“A partir do momento que foi lançada a proposta de trabalhar a administração do negócio rural, que envolve controle, viabilidade do negócio, custo de produção e estratégias de comercialização, eles tiveram o entendimento de que não basta apenas produzir tecnicamente, é preciso mais conhecimento, pois a propriedade é um negócio que precisa ser implementado com informações e ferramentas de administração de propriedade rural”, concluiu Fraga.
Além das aulas teóricas, serão realizadas consultorias nas propriedades dos participantes.

Gilciléa Marques
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Santa Inês - Ma
Contatos: (98) 8237-3242
Sebrae – Santa Inês -MA (98) 3653 2461


Pai e filho são mortos a tiros dentro de sua própria residência


O crime ocorreu na cidade de Imperatriz no início da manhã desta segunda-feira (25), as vítimas foram identificadas como:

Antonio Alves de Sousa de 48 anos e Carlos Alexandre dos Santos Sousa de 23 anos de idade.



De acordo com informações de vizinhos, os dois homens foram mortos a tiros e os criminosos estariam em uma motocicleta, até agora nenhum dos suspeitos pelo crime foram identificados.    

Dois homens suspeitos de tráfico de drogas são presos em Bacabal


Por volta das 12h00 desta segunda-feira (25), uma Guarnição da Força-Tática da polícia militar, conduziu para o 1ºDP de Bacabal dois homens suspeitos de estarem traficando drogas no bairro Almiro Paiva, na residência onde foi realizada a abordagem, os policiais localizaram também 13 papelotes de maconha, uma tesoura, uma balança de precisão e uma quantia de R$120,00. Caracterizando assim o tráfico de drogas, não restando dúvidas quanto a condução dos suspeitos.  


Na delegacia os dois foram identificados como:

Dilo Conceição de 40 anos

Sidney dos Reis de 28 anos

Fotos:Blog Plantão Policial

Redação/Vanilson Rabelo  





sábado, 23 de abril de 2016

Senadores João Alberto e Roberto Rocha são indicados para comissão que irá analisar Impeachment de Dilma

Os maranhenses serão suplentes do bloco do PMDB e do bloco Socialismo e Democracia (PSB, PPS, PCdoB, e REDE).


A indicação dos integrantes titulares do bloco de apoio ao governo para a comissão do Senado Destina à análise do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, completa a lista de titulares para a análise da matéria.  Os senadores indicados foram: Lindbergh Farias (PT-RJ), José Pimentel (PT-CE), Gleise Hoffman (PT-PR) e Telmário Mota (PDT-RR).  

Do Maranhão, o senador João Alberto figura na suplência do bloco do PMDB e Roberto Rocha será suplente do Bloco Socialismo e Democracia (PSB, PPS, PCdoB, e REDE).

Com a maior bancada no Senado, o PMDB indicou cinco senadores: Raimundo Lira(PB), Rose de Freitas (ES), Simone Tebet (MS), José Maranhão (PB), Waldemir Moka (MS).

O bloco Socialismo e Democracia (PSB, PPS, PCdoB e REDE) apresentou como titulares da comissão os senadores Fernando Bezerra Coelho(PSB-PE), Romário (PSB-RJ) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM.). Já o bloco Democracia Progressista, composto por PP e PSD, indicou como titulares José Medeiros (PSD-MT), Ana Amélia (PP-RS), e Gladson Camelli (PP-AC).    


Formado por PSDB, DEM e PV, o bloco da oposição indicou os senadores Aloysio Nunes (PSDB-SP), Antonio Anastasia (PSDB-MG), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), e Ronaldo Caiado (DEM-GO). Já o bloco moderador (PTB, PR, PSC, PRB e PTC) indicou os senadores Wellington Fagundes (PR-MT) e Zezé Perrela (PTB-MG). 


Blog da Kelly 

Ação do MP pede suspensão de contratos suspeitos de R$ 1,4 milhão em Presidente Dutra


O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ingressou na Justiça com pedido de liminar para suspender contratos administrativos no montante de R$ 1.475.961,05, firmados entre o Município de Presidente Dutra e a empresa Evolution, por indícios de irregularidades em três procedimentos licitatórios que objetivaram a contratação de empresa especializada em manutenção e comercialização de equipamentos de informática.

A Ação Cautelar Inominada, ajuizada nesta sexta-feira, 22, objetiva assegurar a eficácia de uma posterior Ação Civil Pública a fim de declarar a nulidade das licitações realizadas pelo Município, após a análise das mesmas pelo Ministério Público.

A notícia sobre as supostas irregularidades chegou ao conhecimento da Promotoria de Justiça de Presidente Dutra por intermédio de comunicação da Procuradoria Geral de Justiça e de representação dos vereadores Kárita Guadalupe, Irábio Carvalho Brandão, Antônio Nunes Veloso e Wallas Alves Sousa.
Em procedimento administrativo (Notícia de Fato) instaurado para apurar as denúncias, o promotor de justiça Rosalvo Bezerra de Lima Filho, que é titular da 2ª e está respondendo pela 1ª Promotoria de Justiça de Presidente Dutra, constatou que a empresa não possui reconhecimento consolidado no município que justifique a contratação de seus serviços no montante dos contratos.
Pelo que foi verificado, a empresa vencedora, de propriedade de Wildfran da Silva Costa, só foi aberta em 18 de janeiro de 2016, dois meses antes da celebração dos contratos, em 15 de março deste ano. “Além disso, seu capital social é de apenas R$ 20 mil, de acordo com balanço apresentado pela empresa”, afirma o promotor de justiça na ação.

Outro detalhe observado pelo MPMA é que, até a data das assinaturas dos contratos, a referida empresa funcionava em uma humilde residência do pai do proprietário, Wildfran da Silva Costa, sem nenhuma identificação do estabelecimento comercial, conforme consta em todos os documentos das três licitações. Acrescenta, ainda, a Ação Cautelar que o endereço do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral da Receita Federal foi alterado recentemente. “Acredita-se que a mesma fora feita após a grande repercussão negativa por toda a cidade, inclusive, com ampla divulgação em diversos blogs do Estado”, pondera o promotor de justiça.

Em caso de descumprimento do pedido de suspensão dos contratos, foi requerida a fixação de multa diária no valor de R$ 1 mil.

(Com informações do Blog do Domingos Costa)

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Acidente envolvendo uma motocicleta e um veículo de tração animal deixa duas pessoas feridas em Bacabal


De acordo com informações de uma das vítimas e de populares que passavam pelo local, o acidente ocorreu depois que um adolescente de 14 anos que estava em uma carroça voltou para apanhar um das tábuas que teria caído, momento em que uma jovem que estava mais atrás pilotando uma motocicleta pop-100, bateu na traseira do veículo de tração animal. 


Os dois ficaram feridos e foram socorridos ainda no local pelas equipes do SAMU, serviço de atendimento móvel de urgência, em seguida foram encaminhados para o pronto socorro da cidade. 
As vitima foram identificadas como:

Sâmia Maria 
Já o adolescente de 14 anos não foi repassado ao Blog a identificação do mesmo.

EM TEMPO: vale ressaltar que o acidente ocorreu por volta das 18h00 desta sexta-feira (22), na estrada da Bela Vista, e as informações são de que a jovem que pilotava a moto estaria em alta velocidade, o que acabou fazendo com que o acidente fosse inevitável. 

Fotos e informações cedidas pelo Blog Plantão Policial Bacabal 

Redação/Vanilson Rabelo 

Deputado Roberto Costa Protocola Pedido de Investigação no Ministério Público Contra o SAAE de Bacabal


O deputado Roberto Costa protocolou, na tarde desta sexta-feira (22), solicitação ao Ministério Público de Bacabal para que investigue os constantes problemas de interrupção no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Bacabal, que deixaram a cidade em estado de calamidade. 

Sensibilizado com a situação dos bacabalenses, o parlamentar partiu para uma força-tarefa tentando solucionar o problema e, por intermédio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho, conseguiu viabilizar a doação de uma bomba de água da Prefeitura de Caxias para o SAAE de Bacabal.


Com o pedido de investigação ao Ministério Público, o deputado Roberto Costa quer entender, assim como os demais bacabalenses, a aplicabilidade dos quase 1 milhão de reais que o SAAE de Bacabal arrecada, tendo em vista que o sistema de abastecimento de água está sucateado e, por falta de manutenção, a bomba de água entrou em colapso, gerando diversos danos para a população de Bacabal.

Ainda, com fundamento na Lei de Acesso à Informação, Roberto Costa enfatizou em sua solicitação ao Ministério Público, a necessidade de serem apresentadas, pelo SAAE de Bacabal, as planilhas de execução dos serviços de saneamento; demonstrativo de arrecadação e relação das empresas prestadoras de serviços terceirizados dos últimos anos.

“Estou extremamente indignado com essa situação de não haver água nas residências das famílias bacabalenses. E diante disso, fui buscar uma solução e encontrei através do presidente Humberto Coutinho, que prontamente nos ajudou doando uma bomba de Caxias para a população de Bacabal. Queremos que a Prefeitura de Bacabal seja transparente com os recursos públicos e apresente a aplicação dos quase 1 milhão de reais que o SAAE recebe e que a população não sabe para onde vai”, afirmou o deputado Roberto Costa.