Páginas

sexta-feira, 26 de junho de 2015

TV Cidade em Bacabal em Busca da Liderança reforça quadro de funcionários com mais uma contratação

Em menos de um ano  no ar, a  TV cidade  Canal 47 redetv em Bacabal já mostrou á  que  veio,  com um jornalismo sério e compromissado sempre com a verdade, vem investindo em novos equipamentos de ultima geração para levar aos seus telespectadores um áudio e vídeo de boa qualidade. 


Além dos programas É Notícia  e Roda Viva, entrou recentemente no ar o programa cidade em ação com Tony Rodrigues, que vai ao ar sempre de segunda a sexta-feira das 17;00 às 18:50. 

Investindo não somente  em equipamentos mais  também em  material humano, o casal de empresários e James  e Janaína Fortes, contrataram mais um grande profissional  desta vez Gilberto Silva, Cinegrafista que já trabalhou em outras emissoras.  
Gilberto Silva ao  lado de Tony Rodrigues 



James apresentando uma nova contratação 
Apresentação dos novos uniformes da TV Cidade

Ele  foi apresentado oficialmente no programa Cidade em Ação que foi ao ar na tarde desta sexta feira( 26 ). 

Justificativa Sobre Remoção de Postagem do Blog

Logo após fazer uma postagem sobre  a programação da 8ª Conferência municipal de  saúde que será realizada em Bacabal nos dias 02 e 03 de Julho, percebi que haviam vários erros ortográficos, inclusive com a ordem das palavras  trocadas estamos resolvendo o problema neste momento.

agradeço a compreensão de nossos leitores!  

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Polícia prende membros do PCC e desarticula quadrilha de traficantes na Vila Conceição

Entre os envolvidos, dois suspeitos são apontados de fazerem parte da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) do Estado de São Paulo
Operação desencadeada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), resultou na prisão de uma quadrilha de traficantes na Região Metropolitana de São Luís. Entre os envolvidos, dois suspeitos são apontados de fazerem parte da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) do Estado de São Paulo.
Segundo informações do delegado titular da DRFV, Marcos Afonso, o bando é liderado por Jheyson Pereira da Silva, vulgo “Diego” ou “Amarelinho”. Ele é apontado como autor de pelo menos dez homicídios na Região Metropolitana de São Luís e era responsável pelo abastecimento de entorpecentes na capital maranhense. As informações apontam ainda que a quadrilha composta por Jarison Sá Almeida, conhecido como “Senzala”, Natan Costa de Oliveira e Luís Alfredo Pimenta, também é suspeita de integrar o PCC.
“O ‘Amarelinho’ e o ‘Senzala’, são ligados ao PCC, sendo que o primeiro é apontado também como líder do Primeiro Comando do Maranhão (PCM) na capital. Ele assumiu o posto após a morte do antigo líder Gilvan Santos, o ‘Leleco’, durante uma troca de tiros com a polícia na Vila Conceição em janeiro deste ano. O ‘Amarelinho’ é suspeito de pelo menos dez homicídios, nove só no município da Raposa. Os crimes estão sendo investigados pela polícia e que investiga também se ele deu ordens para a execução de integrantes de facções rivais.
Na ação realizada em conjunto com a Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), na Vila Conceição e Alto do Calhau, foi apreendida uma pistola 9 milímetros; 60 munições do mesmo calibre; quarenta munições de ponto 40; um quilo de maconha; uma peteca de cocaína, uma quantia em dinheiro, entre reais e moedas estrangeiras, como dólares e bolivares; e um quilo de cal.
Jheyson Pereira, Jarison Sá Almeida, Natan Costa e Luís Alfredo Pimenta foram conduzidos para as dependências da DRFV, onde foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. Contra Jheyson existia ainda um mandado de prisão, expedido pela Comarca de Raposa por homicídio.

Perseguição Pelas Ruas Da Cidade De Bacabal

Dois homens foram conduzidos até a delegacia do 1º distrito policial logo após uma perseguição que durou aproximadamente 6 minutos, as informações repassadas ao esquadrão águia da PM, seriam de que dois jovens estariam em uma moto em atitudes suspeitas no residencial terra do sol, indo ao local, os policiais se depararam com os dois, foi dada ordem para que os mesmos parassem, mas não foram obedecidas, eles saíram em fuga pelas ruas da cidade, a perseguição só terminou próxima a câmara de vereadores de Bacabal, a ação da polícia chamou a atenção de inúmeros populares que estavam próximo ao local. 

De acordo com as informações repassadas pela polícia militar, os dois homens foram conduzidos por desobediência e resistência à prisão, a motocicleta usada durante a fuga foi encaminhada a delegacia com eles também foram encontrados dois aparelhos celulares, no qual eles não souberam informar se era deles ou não. Um detalhe que chamou a atenção foi que a placa da moto estava dobrada, na tentativa de impossibilitar a visão dos dados.  Na delegacia os dois jovens foram identificados como:


Antônio Soares “carioca” 22 anos
Paulo Ricardo 20 anos.  


A guarnição do esquadrão águia que fizeram a perseguição aos dois jovens foi formada pelos policiais:
SD – DIÔGO
SD – S. DIÔGO
SD- F. CASTRO.


( com informações da polícia militar) 

quarta-feira, 24 de junho de 2015

OPORTUNISTA: ALEX “PIRENTO” É CONDUZIDO MAIS UMA VEZ AO 1ºDP



Por volta das 23 horas de terça- feira (23), a polícia militar foi acionada ate o bairro vila frei Solano próximo ao campo de futebol, o apoio foi solicitado pelos profissionais do serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU).

As informações repassadas pela enfermeira, foi que durante o atendimento a um paciente, seu celular teria sido furtado por um homem que entrou na ambulância, com as informações e  a guarnição fez algumas diligencias, já em outra quadra a poucos metros do local da ocorrência, conseguiram encontrar  ALEX “PIRENTO”, com o aparelho celular de marca Samsung ainda no bolso. 


Para a alegria da enfermeira e tristeza de ALEX “PIRENTO”, em seguida foi conduzido a delegacia do 1ºDP, a guarnição da polícia militar que atendeu a ocorrência foi composta por:


CB - EDSON  
SD - KARLENO
SD – C. OLIVEIRA

terça-feira, 23 de junho de 2015

SUICÍDIO: Mulher tira a própria vida em povoado de Bacabal

Residência da vítima 

Por volta das 13 horas desta terça-feira (23), a polícia militar foi informada que uma pessoa teria recorrido ao suicídio no povoado São Paulo apóstolo, no município de Bacabal, chegando lá foi constatado realmente a veracidade do caso, a vitima foi identificada somente como Marilene, que segundo algumas pessoas mais próximas dela, seria da cidade de santa Luzia do Tide, ou de Pio XII. Mas que recentemente veio morar no povoado já que se casou com um homem morador da comunidade.

As informações repassadas também ao Blog do Vanilson Rabelo são de que a vitima sofria de distúrbios mentais, e que não teria brigado com ninguém ou feito algo grave para cometer tal ato.

A guarnição da força tática da PM esteve no local da ocorrência até a chegada da polícia civil, delegado Bruno do 1º distrito, juntamente com seus investigadores fizeram os primeiros levantamentos a cerca do caso,  em seguida  o corpo foi liberado para  que a família pudessem  velar.

                                                             


segunda-feira, 22 de junho de 2015

Tenente Coronel Miguel Neto concede entrevista ao vivo ao jornalista Osmar Noleto no programa roda vida, e faz uma avaliação dos trabalhos realizados durante os 05 meses de sua gestão a frente do 15ºBPM de Bacabal.

Ten. Cel. Miguel Neto e Osmar Noleto 

Durante  40  minutos, o  comandante  do  15ºBpm  de  Bacabal  respondeu  a  várias  perguntas, feitas  ao vivo  pelo  jornalista  Osmar  Noleto  no  programa  Roda  Viva  na  TV  cidade  canal  47  redetv,  as  perguntas também  foram  enviadas  pelos  telespectadores  do  programa, que  vem  se  destacando  como  um  dos líderes  em  audiência  na  cidade  de   Bacabal,  em  uma   entrevista   muito   interessante  Ten.  Cel.     Miguel  Neto, iniciou  agradecendo o  apoio   que   tem   recebido  pela  população  desde  sua  chegada  a Bacabal, uma  das  perguntas  do  jornalista  Osmar  Noleto  foi  sobre  o  posto  da  polícia  militar, localizado no  bairro  novo  Bacabal, e  que  atualmente  se  encontra  abandonado  e  esta  sendo  utilizado  pelos criminosos  e  usuários  de  crack, a resposta  do  comandante  foi  imediata, ele  disse  que  irá  se  reunir com os  moradores  daquela  comunidade  do  novo  Bacabal  e  vila  frei  Solano, para  traçar  planos  e  projetos, e lembrou   ainda  o  trabalho   realizado  no  bairro  Trizidela  depois  de  reuniões  feita  com  os  moradores. 

OPERAÇÃO  EM  CONJUNTO

Em  relação  a  operação  realizada  no  último  fim  de  semana,  Ten.  Cel.  Miguel  Neto   destacou a parceria  entre  a  corporação, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e DMT, onde foram  registradas  as  seguintes  ocorrências: 
15 conduções de veículos
02  carros – perturbação de Sossêgo
13 motocicletas
23 autuações
03 bares interditados- falta de alvará
02 homens conduzidos por embriaguez ao volante
Armas brancas e drogas apreendidas

NOTA DE REPÚDIO A  IMPRENSA

Para encerrar  a  entrevista o jornalista Osmar Noleto, tocou em um  assunto  que  foi  bastante divulgado  nas  redes  sociais, que foi o caso de  uma  mulher  conduzida  a  delegacia, e que por conta  disso  foi  lançada  uma  nota  de  repúdio  a  imprensa  local, logo após  a mesma ter concedido  entrevista  em  alguns  canais  de  TV, em sua  resposta  que  foi  imediata, Ten.  Cel.  Miguel  Neto, disse que a nota não foi elaborada pelo comando e sim pela associação do policiais militares. E que ele  não  se  nega  a  dar  entrevista  a  nenhuma  emissora de  televisão  local, e explicou  ainda  que  cada  policial militar  tem o  direito  de  decidir  se  concede  entrevista  ou  não a  qualquer  canal  que  seja.  

Cemar alerta sobre o risco de instalar cerca elétrica clandestina

Em algumas situações a falta de atenção e alguns descuidos acabam ocasionando acidentes com energia elétrica. Então, hoje vamos falar sobre a importância de tomar certos cuidados para evitar acidentes com eletricidade.  Cercas elétricas improvisadas são as causas de muitos acidentes com energia elétrica.
 Eletricidade é coisa séria. Fique Atento!

  • Não instale nem contrate ninguém para instalar (estender), arame farpado ou liso para servir como cerca elétrica, ligando diretamente na rede elétrica da sua casa ou em qualquer fonte de energia elétrica;
  • Nunca faça ligações diretas da tomada para eletrificar qualquer cerca. Contrate empresas especializadas e devidamente credenciadas para instar cercas elétricas, dentro dos padrões técnicos de segurança.

  •      Como a eletricidade não pode ser vista, não temos como saber se a cerca está eletrificada ou não, e daí vem o perigo. Fazer e instalar esse tipo de cerca é um ato criminoso.
        Se você optar pelo uso de cerca elétrica, use um aparelho especial chamado eletrificador de cercas. Compre equipamento de boa procedência e leia atentamente o manual de instruções. Consulte um eletricista habilitado e coloque placas de sinalização a cada 100 metros. A instalação mal feita da cerca elétrica pode provocar a morte de pessoas e animais.
         
      A mudança de atitudes pode salvar vidas. Em casos de acidentes chame o socorro imediatamente e ligue para o 116.

      ASCOM – CEMAR

SE NEM ELE AGUENTA MAIS! Depois de ter criado Dilma, Lula a destrói…


A oposição foi incapaz de produzir um diagnóstico tão devastador do governo da presidente Dilma e da situação do PT. Todo o mérito cabe a Lula, segundo reportagem de Tatiana Farah e Julianna Granjeia publicada, hoje, em O Globo. Durante encontro com religiosos, Lula não poupou sequer ele mesmo.
Sua frase “Dilma e eu estamos no volume morto. O PT está abaixo do volume morto”, entrará certamente para a História da política recente do país como a mais emblemática do período de 12 anos e seis meses do PT no poder. Como Lula é um bom frasista, não se descarte a possibilidade de ele cometer ainda uma frase melhor.
A reunião de Lula com religiosos aconteceu anteontem, no Instituto Lula, em São Paulo. Contou com a presença de Gilberto Carvalho, ex-secretário da presidência da República no primeiro governo Dilma. Ligado aos chamados movimentos sociais, foi Gilberto que levou os religiosos para conversar com o ex-presidente.
Por sinal, a essa altura, depois da prisão dos presidentes das empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez, as duas maiores do país, e de novas revelações trazidas pelas edições de fim de semana das revistas VEJA e ÉPOCA, é possível que Lula viesse a admitir que não somente o PT está abaixo do “volume morto”, mas ele também.
O desabafo de Lula deve ter sido gravado. O que sugere isso é a citação de tantas frases com começo, meio e fim, além do colorido da fala costumeira de Lula. Ficará difícil para ele desmentir o que lhe foi atribuído. Quanto a Dilma… Só lhe restará o silêncio. E a indignação com o que disse seu criador.
Um dos momentos mais constrangedores para Dilma no desabafo de Lula é este, quase ao final do encontro do ex-presidente com os religiosos:
– Tem uma frase da companheira Dilma que é sagrada: “Eu não mexo no direito dos trabalhadores nem que a vaca tussa”. E mexeu. Tem outra frase, Gilberto, que é marcante, que é a frase que diz o seguinte: “Eu não vou fazer ajuste, ajuste é coisa de tucano”. E fez. E os tucanos sabiamente colocaram Dilma falando isso (no programa de TV do partido) e dizendo que ela mente. Era uma coisa muito forte. E fiquei muito preocupado.
Ou seja: Lula endossou a crítica mais frequente feita pela oposição à Dilma. Reconheceu que ela mexeu no direito dos trabalhadores. E que mentiu ao dizer que não faria ajuste fiscal. De resto, batizou o governo Dilma de “governo de mudos”. E censurou “a companheira” por não viajar para defender seu governo. Injustiça! Dilma tem viajado muito.
Para ilustrar as dificuldades enfrentadas pelo PT e por ele, Lula citou uma pesquisa de opinião pública aplicada em parte do ABC paulista, justamente onde o PT nasceu.
– Acabamos de fazer uma pesquisa em Santo André e São Bernardo, e a nossa rejeição chega a 75%. Entreguei a pesquisa para Dilma, em que nós só temos 7% de bom e ótimo — comentou Lula.
Lula relembrou uma recente conversa que teve com Dilma – e ao fazê-lo diante de pouco mais de 30 pessoas, foi, no mínimo, desleal com Dilma. Não se revela conversa com presidente.
– Eu fiz essa pergunta para Dilma: “Companheira, você lembra qual foi a última notícia boa que demos ao Brasil?”. E ela não lembrava. Como nenhum ministro lembrava. Como eu tinha estado com seis senadores, e eles não lembravam. Como eu tinha estado com 16 deputados federais, e eles não lembravam. Como eu estive com a CUT, e ninguém lembrava.
Lula deu um tiro de bazuca no governo de sua companheira. Ele a criou. Ele a destrói.

A “dor de cotovelo” de Alcione, a “Marrom”…


Acostumada a faturar alto nos governos do grupo Sarney, durante períodos festivos como o junino, por exemplo, a cantora Alcione (A “Marrom”) não entrou, este ano, na programação do São João oficial. Segundo informações, um edital para artistas foi aberto pelo  governo Flávio Dino e só foram incluídos os que se interessaram. Ela nem se movimentou para participar. Na noite de sábado (20), em show onde foi cobrado o ingresso de R$ 20,00, no Arraial da Cidade, na Cohama, a artista expressou um pouco de sua “dor de cotovelo” política.
Na nova gestão do governo,  artista tem que se dispor a procurar edital, concorrer e se habilitar para participar dos eventos oficiais.  Muito diferente do que acontecia nos governos do grupo Sarney.
Durante o show, a “Marrom” destacou o senador Roberto Rocha (PSB) e os vereadores Astro de Ogum (PMN) e Roberto Júnior (PSB) pela realização do Arraial da Cidade, que a contratou para apresentação,  mas foi um tanto indelicada com os três quando fez o seguinte comentário em relação à ex-governadora Roseana Sarney (PMDB): “Quem gosta de festa junina mesmo é Roseana e é por isso que eu gosto dela”, frisou ao expressar uma certa “dor de cotovelo” no aspecto político.
Em seu perfil do Instagram (rede social), Alcione se despediu do São João maranhense, mencionando a forma como os políticos, idealizadores do Arraial da Cidade, tratam a “nossa cultura”.
Em tempo, muitos dos que foram ao Arraial da Cidade, na noite de sábado (20), foram surpreendidos pelo fato de terem que pagar para entrar em um espaço junino que, em São Luís, é sempre gratuito. Quando cheguei, observei um bom número de pessoas estacionadas na entrada, sem poder pagar o ingresso (já que levam família), e outros voltando para casa por conta do valor cobrado.
No arraial, deparei-me com uma fã de Alcione, que pediu para o seu nome não ser mencionado, que chegou desde as 16h para tentar uma foto com a “Marrom”, mas que teria sido destratada por uma irmã da cantora que também participa dos shows.
No mais, gostei da criatividade do Arraial da Cidade com seu rico cenário de símbolos da cultura maranhense, suas esculturas infantis mescladas à nossa festa junina. Bem diferente! Amei!
Viajei no túnel do tempo, virei criança e tirei fotos com o “Incrível Hulk”, o “He Man”, pato Donalds, Três Porquinhos, Cinderela, etc em um espaço muito bem bolado e mesclado ao nosso folclore. Fiz questão de postar as imagens no meus perfis do Facebook e Instagram.

TRE-MA abre inscrições para analistas e técnicos judiciários


O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) abre, nesta segunda-feira (22), as inscrições para concurso público com objetivo de de preencher vagas de analistas e técnicos judiciários para seu quadro funcional, além de formação de cadastro de reserva. As inscrições ocorrem pelo endereço eletrônico www.tre-ma.ieses.org, e ocorrem até o dia 10 de julho de 2015. As taxas de inscrições vão de R$ 60 (para nível médio) e R$ 75 (nível superior).

Os salários variam de R$ 6.224,79 a R$ 9.692,84, com jornadas de trabalho de 20 horas a 40 horas semanais.

Veja a relação completa de vagas no concurso público:

Técnico judiciário – área administrativa (9 vagas regulares e 1 para pessoa com deficiência).

Vagas para cadastro de reserva:

Técnico judiciário – operação de computadores;
Analista judiciário – área judiciária;
Analista judiciário – área administrativa;
Analista judiciário – análise de sistemas.

Vagas para cadastro de reserva para pessoa com deficiência:

Técnico judiciário – programação de sistemas – 1 vaga regular ;
Técnico judiciário – edificações – 1 vaga regular;
Analista judiciário – medicina – 1 vaga regular;
Analista judiciário – contabilidade – 1 vaga regular.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Secretários na mira da caneta do governador…


O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), está muito atento aos “movimentos” de determinados secretários e até do próprio vice-governador, Carlos Brandão (PSDB), desde o início do governo, quando lhes foi passada uma séria determinação em relação à Comunicação que não vem sendo cumprida por alguns auxiliares. Fora isso, o chefe do Executivo cobra produtividade e para isso há um prazo.
Fonte bem situada do governo Flávio Dino revelou ao blog que o governador estuda mudanças e adequações em sua equipe de governo que devem ser anunciadas nos próximos meses. Uma das marcas da atual  gestão tem sido a cobrança de resultados e a avaliação da capacidade que o gestor tem de planejar.
Quanto à recomendação feita pelo governador aos seus auxiliares sobre a questão da comunicação, “movimentos” de determinados secretários evidenciam, claramente, que a determinação vem sendo descumprida. São auxiliares que, na verdade, estão preocupados somente com o próprio umbigo, com a imagem deles próprios e, desta forma, terminam sendo injustos e prejudicando quem lhes deu oportunidade.
Mas vamos aguardar os “puxões de orelha” e o andar dessa carruagem. Ingênuo é aquele que acha que não vem sendo notado!
( com informações de  Sílvia Tereza )

Governo intermedia reivindicações de indústrias maranhenses junto ao Governo Federal


O Governo do Estado vai fazer a intermediação entre industriais maranhenses e o governo federal na área de logística. Em reunião com o diretor da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Benedito Mendes, o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, garantiu total apoio do governo às reivindicações de melhorias na infraestrutura de transporte rodoviário junto ao Ministério dos Transportes.

Em reunião realizada, nesta quinta-feira (18), na Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), o representante da Fiema apresentou um relatório que aponta as dificuldades que atravessa o setor produtivo no tocante ao transporte terrestre de cargas, sobretudo nas rodovias BR-222, BR-135 e BR-136, todas federais. No documento a entidade reivindica melhorias nas estradas, principalmente no que se refere à pavimentação, sinalização, excesso de quebra-molas e invasão da faixa de domínio.

O secretário Clayton Noleto explicou que por se tratar de rodovias federais o estado não poderia atender às reivindicações diretamente, mas poderia intermediar a solicitação junto ao Governo Federal. “Nós nos comprometemos a acompanhar esse diálogo junto ao Governo Federal, seguindo a determinação do governador Flávio Dino de buscar as parcerias possíveis para resolver os problemas de infraestrutura do Maranhão”, salientou.

O diretor da Fiema explicou que atualmente em média 120 indústrias utilizam as BRs maranhenses para o transporte da produção de cerâmica vermelha e acredita que através dessa parceria esses custos podem diminuir. “Essa parceria é sempre importante para o desenvolvimento. O estado precisa arrecadar e nós precisamos trabalhar para atender às necessidades do estado e do empresário”, destacou.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Prédio Onde Seria o Posto Da Polícia Militar No Bairro Novo Bacabal Vira "Motel" e Ponto de Tráfico De Drogas

Depois de algumas mensagens e denúncias feitas por moradores do bairro novo Bacabal ao Blog do Vanilson Rabelo e a equipe de reportagem da TV Cidade, fomos ver de perto a real situação do prédio, onde era pra funcionar o posto da polícia militar que esta localizado no bairro novo Bacabal, e que serviria pra atender também, as comunidades da vila frei Solano, e o recente residencial bela vista, que também tem um grande numero de famílias naquela localidade. E que fica do lado do novo Bacabal. 
frente do prédio 

A situação encontrada não e das melhores, pra se ter uma ideia no local foram arrancados todos os gradeados de proteção existentes, e no lugar só tem mesmo algumas barras de ferros, estas por outro lado bastante enferrujadas sem utilidade.
sem janelas ou gradeados

Com medo de represálias por parte de traficantes e também de alguns usuários de drogas, as pessoas não quiseram gravar entrevista, mais disseram que durante a noite fica insuportável.

“- Aproximadamente 20 pessoas entre homens e mulheres se utilizam daqui, pra usar as drogas.”
“- Quase todas as noites, os “zumbis”  promovem o terror no bairro, principalmente as pessoas que passam por aqui”. Relatou um morador do bairro, ao Blog do Vanilson Rabelo.



Na noite anterior a esta publicação, foi registrado um  assalto próximo ao local do “posto da polícia”, as informações são de que um homem armado de facão tomou um cordão, relógio, além de uma carteira porta cédulas de um homem que passava pelo local.    

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Praça da Juventude: Requerimento do Vereador Gleydson Santos começa a sair do papel

maquete virtual  da   praça  da  juventude

No dia 30 de outubro de 2013, o vereador Gleydson  Santos (PSD) entrou com uma proposição através da câmara municipal de Bacabal, requerendo junto ao executivo municipal que a praça da juventude (emenda parlamentar n° 56940006-13 no valor de R$ 1.950,000,00 - conseguida junto ao ministério dos esportes pelo deputado federal Alberto  Filho (PMDB), que  contempla a nossa cidade, fosse implantada no bairro da areia.

Logo que tomou conhecimento do requerimento do vereador Gleydson Santos sobre o interesse do mesmo em levar a praça da juventude para o distrito do bairro da areia, que abrange o conjunto presidente Médici, vila Almiro paiva, rua do cajueiro, bairro são lucas, e  setúbal. O prefeito Zé Alberto juntamente com o deputado federal Alberto Filho, o convidaram para tratar do assunto.

Após um bom tempo de conversa, ficou acordado entre o prefeito e o vereador,  que a praça seria construída naquele bairro. daí  por diante, o vereador Gleydson Santos começou uma luta quase que diária para a regulamentação da área onde seria construída a tão almejada praça da juventude.


O melhor local encontrado foi o grande terreno por trás da antiga secretaria de obras, conhecido como  campo do batalhão na rua da areia.
Após 01 ano e 08 meses de lutas, cobranças, idas e vindas na Sec. de administração, na
secretaria de finanças,  cartório e no gabinete do prefeito, o vereador Gleydson Santos, juntamente com as comunidades do distrito do bairro da areia estão em festa, pois, o terreno que pertencia a união foi regulamentado e liberado para a construção da tão sonhada e desejada praça da juventude.

A limpeza daquela área já está sendo feita e os topógrafos já estão fazendo todas as medidas para que a empresa licitada comece a tornar realidade o sonho do vereador Gleydson Santos e o desejo dos moradores do Bairro da Areia.

área onde sera construída a praça

" Hoje me sinto realizado em ver uma obra de grande importância sendo iniciada no  bairro da areia,  que hoje é detentor de quase oito mil eleitores,  e que ainda não tinha sido contemplado com uma grande obra. Isso para mim e para todos  os moradores do bairro da areia e bairros adjacentes é motivo de orgulho e muita alegria, só temos a agradecer a Deus, ao prefeito Zé Alberto e ao  deputado  federal Alberto Filho,  assim como todos aqueles que contribuíram direto ou indiretamente para que isso se tornasse realidade. vou acompanhar e fiscalizar de perto a obra e a empresa que terá a responsabilidade de iniciar e terminar essa grande e importante obra para nosso bairro da areia ". Palavras do vereador Gleydson Santos, que nasceu e tem orgulho em morar até hoje no bairro da areia.

(com informações do Blog do Cabo Brito)

terça-feira, 16 de junho de 2015

Jornalismo Investigativo o que é?


                                               A apuração no jornalismo investigativo
No jornalismo investigativo as pistas, por menores que sejam, podem nos levar a grandes notícias. A apuração é a chave da investigação, é na pergunta bem feita que as pistas possam surgir.
As pequenas contradições dos fatos cotidianos são um caminho para começar a investigar.
Uma investigação sempre traz uma notícia inédita. A apuração é tão rigorosa que não existe outro caminho, o repórter vai descobrir uma notícia importante quando descobrir o que está procurando.
Quando o repórter está apurando na condição investigativa, deve existir um planejamento, tem que ter uma intimidade com o assunto. O repórter deve se preparar na sua proposta de pauta. Ele tem que ter um briefing do que vai apurar: ler, analisar e aprender mais sobre o assunto. Para entrevistar uma pessoa, o repórter deve ter certo grau de conhecimento sobre ela: o jornalismo investigativo tem esse pressuposto. O conhecimento prévio do fato para fazer a matéria.
Fontes a serem entrevistadas e material apurado
Além disso, o jornalista deve desenvolver um plano de ação e métodos durante a investigação que consiste em selecionar fontes, entrevistar as pessoas certas e uma fonte pré-selecionada. Especialistas sobre o tema que tenham estudos já produzidos. Saber o local onde vão buscar a informação. Saber onde vai buscar as fontes para comprovar a tese.
As matérias de jornalismo investigativo não são fáceis de serem produzidas, a apuração é excessiva e exaustiva. Não é uma apuração rápida, demanda tempo. Ele não é feito de um dia para o outro, exige um debruçar, persistência e paciência, já que o caso não vai ser descoberto logo de cara.
O cruzamento de informações é de grande importância, checar as informações para ver se elas são verdadeiras. Pegar a mesma informação e ver as diferenças, fazer um conflito com as informações. Isso é uma forma de suspeitar, um exercício que deve ser feito sempre pelo jornalista.
Fica a dica para algumas pessoas, que pensam em produzir matérias investigativas em Bacabal. que talvez pensam que já sabem de tudo. é sempre bom ser humilde e saber ouvir de pessoas mas experientes, lembre-se cada dia que passa aprendemos um pouco mais. 

Justiça mantém condenação de ex-prefeito de Santa Luzia do Paruá por improbidade


A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) foi unanimemente desfavorável a recurso ajuizado pelo ex-prefeito de Santa Luzia do Paruá, José Nilton Marreiros Ferraz, e manteve sentença de primeira instância. Por ter descumprido ordem judicial, o ex-gestor foi condenado, por ato de improbidade administrativa, a pagar multa correspondente a uma vez a sua remuneração quando prefeito. Teve, ainda, seus direitos políticos suspensos por três anos, mesmo período sem poder contratar com o poder público. O Ministério Público Estadual (MPMA) ajuizou a ação, apontando o descumprimento da ordem e perseguição política de servidores, inclusive o não pagamento dos seus salários. O ex-prefeito alegou, preliminarmente, cerceamento de defesa, pois havia requerido a produção de provas, e o julgamento foi antecipado. No mérito, ele acrescentou que não teria havido dano à coletividade, nem ato de improbidade. O desembargador João Santana (relator), ao tratar da preliminar, disse que a contestação apresentada por Ferraz não apresentou nenhum fato que necessitasse de prova, além da documental antecipadamente produzida pelas partes; nem se indica, no apelo, qual fato especificamente deseja provar, nem qual tipo de prova pretendia produzir. Santana citou entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo o qual não há cerceamento de defesa quando o julgador considera desnecessária a produção de prova, mediante a existência nos autos de elementos suficientes para a formação do seu convencimento. Acrescentou que o caso se enquadra na hipótese de norma do Código de Processo Civil, que comporta julgamento antecipado. No mérito, o relator considerou incontroverso que o apelante descumpriu ordem do Juízo da comarca de Santa Luzia do Paruá, que, em mandado de segurança ajuizado por diversos servidores do município, determinou a reintegração de todos, assim como anulou todas as portarias que os removiam ou demitiam. A determinação ainda estabeleceu que retornassem às suas lotações e postos de trabalho de origem, sem prejuízo dos seus vencimentos, que deveriam ser pagos de forma retroativa. João Santana considerou injustificável o retardamento do apelante em atender a ordem judicial, somente o fazendo, como confessou, após esgotados todos os recursos manejados. Entendeu que, pelo que consta nos autos, o descumprimento foi intencional. Segundo o desembargador, nem mesmo o pagamento dos servidores ocorreu, e a situação somente foi regularizada após acordo firmado no 1º Mutirão de Processos de Santa Luzia do Paruá, em janeiro de 2009, ou seja, três anos e seis meses após a ordem judicial, inclusive com a reintegração de 31 servidores. 

O desembargador Ricardo Duailibe e o juiz Luiz Gonzaga, substituto de 2º grau, também negaram provimento ao recurso do ex-prefeito. (Processo nº 316652013 – Santa Luzia do Paruá).

Polícia Militar forma 432 policiais para o Maranhão


O Governo do Estado convocou mil candidatos aprovados na primeira fase do concurso público de soldado de Polícia Militar e soldado Bombeiro Militar para ampliar o efetivo do sistema de segurança pública e renovar a tropa militar maranhense. Deste contingente de convocados, 432 chegaram à sexta etapa do concurso, que consiste no curso de formação, realizado pelo Centro de Formação de Praças (CFAP) da Polícia Militar.

A convocação dos policiais militares está entre as primeiras medidas anunciadas pelo governador Flávio Dino para garantir mais segurança à população. “Cumprindo o compromisso assumido no dia 1º de janeiro, vamos ampliar cada vez mais a presença da polícia na vida da população, visando garantir a paz e o respeito às leis”, afirmou o governador Flávio Dino.

O coronel Aucerir Becker, comandante do CFAP, frisou a preocupação do governo em garantir a segurança do maranhense, mas sem deixar de formar corretamente o policial que irá atuar nas ruas. “Sabemos da necessidade urgente de policiais trabalhando pelo bem da sociedade, mas não podemos jogar o aprovado no concurso no confronto direto das ruas de qualquer maneira. Ele precisa conhecer uma série de princípios para, só assim, preservar pela idoneidade do cidadão e também a dele”.


O curso de formação dura sete meses e meio. O início ocorreu no dia 23 de maio e encerra dia 22 de dezembro. Após o término, o governador irá nomear os aprovados e, então, a turma poderá reforçar as tropas militares. “Temos que ter policiais que entendam o conhecimento jurídico ao atendimento do cidadão, além de primeiros socorros, ou situações de conflitos. O CFAP está aqui para preparar o aluno da melhor forma possível sem oferecer risco de vida para o cidadão que recebe o atendimento”, afirmou o coronel Becker.

O curso de formação possui aulas teóricas, realizadas em salas de aula, e práticas, que ocorrem em campos de futebol localizados dentro do Centro de Formação. Disciplinas como, Saúde e Segurança aplicada ao trabalho policial, Teoria Geral da Segurança Pública, Noções em Direito Penal e Processual, Conhecimentos em Defesa Pessoal, são algumas disciplinas lecionadas no CFAP por professores com ampla experiência no mercado, como delegados e promotores.


Com relação às aulas práticas, os alunos são treinados para manusear de forma segura a arma que utilizará no dia-a-dia e como tratar o cidadão que corre risco de vida. Trinta e oito disciplinas são lecionadas aos 432 alunos no CFAP, sendo 33 mulheres e 399 homens. “Desde a mais simples ocorrência até a mediação de conflitos o aluno aprende no CFAP. Realizamos provas teóricas e práticas e quem não for bem, é reprovado”, explicou o coronel Becker.


O capitão Marcos Galvão, chefe da divisão de ensino do CFAP, esclarece que todos os aprovados irão trabalhar em todo o estado e que apesar da urgência de necessidade de mais homens nas ruas, é preciso capacitar os novos policiais da melhor forma possível para que os mesmos possam prestar serviços qualificados à comunidade. “Não tem como o policial ir para as ruas sem passar pelo CFAP. Até porque o curso faz parte da seleção do concurso. Ao final de todas as disciplinas, o aluno sai daqui um policial preparado para enfrentar qualquer tipo de situação”, afirmou o capitão Galvão.


Hamilton Caires, 31 anos, é um dos alunos do CFAP. O rapaz que passou seis anos no Exército, nunca abandonou o sonho de se tornar militar. “Eu já tenho uma certa bagagem adquirida no Exército e agora estou aqui para servir o cidadão. Vou sair do CFAP preparado para encarar quem não estiver disposto a manter a sociedade segura”, disse Hamilton.

Uma das 33 mulheres do curso, Nathana Porto, 26 anos, considera o curso um aprendizado para a vida toda. “Aqui aprendemos a ter ordem e disciplina em tudo que fazemos. Quando acabar o curso tenho certeza de que estarei preparada para proteger o Estado, priorizando a vida e o respeito ao cidadão de bem”, garantiu Nathana.

EVENTO
DATA
Convocação para o Teste de Aptidão Física – TAF
03/03/2015
Disponibilização do Documento Individual de Convocação, com local, data e horário de realização do TAF
10/03/2015
Disponibilização do Formulário de Investigação Social Documental
03/03/2015
Realização do TAF (conforme Documento de Individual de Convocação)
de 23 a 29/03/2015
Divulgação do resultado do TAF
Convocação para o Teste Psicotécnico
Convocação para os Exames Médico e Odontológico
Convocação para entrega do Formulário e dos documentos da Investigação Social Documental
31/03/2015
Prazo para interposição de recursos contra o resultado do TAF
01 e 02/04/2015
Realização do Teste Psicotécnico (conforme edital de convocação)
30/04 a 03/05/2015
Realização dos Exames Médico e Odontológico (conforme edital de convocação)
30/04 a 03/05/2015
Divulgação do resultado do Teste Psicotécnico
Divulgação do resultado dos Exames Médico e Odontológico
Convocação para Prova Prática de Música (candidatos aos cargos de Soldado Músico e Bombeiro Músico)
Convocação para matrícula no Curso de Formação
05/05/2015
Prazo para interposição de recursos contra os resultados do Teste Psicotécnico e dos Exames Médico e Odontológico
06 e 07/05/2015
Realização da Prova Prática de Música (conforme edital de convocação)
09 e 10/05/2015
Divulgação do resultado da Prova Prática de Música
11/05/2015
Prazo para interposição de recursos contra o resultado da Prova Prática de Música
12 e 13/05/2015
Entrega do Formulário e dos documentos da Investigação Social Documental
14 e 15/05/2015
Matrícula no Curso de Formação
14 e 15/05/2015
Realização do Curso de Formação
18/05 a 22/12/2015