Páginas

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Câmara de Bacabal é reinaugurada sob a direção do presidente Melquiades Neto e com a presença de expoentes políticos da cidade e do estado...

A solenidade de reinauguração da sede do Poder Legislativo de Bacabal aconteceu na tarde de quarta-feira, 08 de maio, e reuniu expoentes da política da cidade e do estado do Maranhão. O presidente Melquiades Neto chegou à solenidade acompanhado de familiares e do prefeito Edvan Brandão, da vice-prefeita Graciete Trabulsi, vereadores e vereadoras de Bacabal, do presidente da Câmara Municipal de Satubinha, Josué Franklin, do vereador do município de Lago Verde, Leandro Cajado, do vereador e presidente da União de Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM), Asaf Sobrinho, o assessor jurídico da Prefeitura, Emilio Carvalho, além dos deputados estaduais Davi Brandão, Roberto Costa e a presidente da ALEMA, Iracema Vale. A sociedade bacabalense também esteve representada por meio de diversos órgãos e associações como a OAB Subseção Bacabal, por meio da presidente Andréia Furtado, secretários do governo municipal e representantes do governo do Maranhão, além, é claro, da população em geral que foi prestigiar o momento histórico.

O público assistiu às apresentações culturais da Banda Santa Cecília e do cantor Frahm Almeida. O momento de oração foi conduzido pela vereadora Regilda Santos. Em seguida, foi apresentado o histórico do prédio público, que recebeu melhorias em toda sua estrutura, além das homenagens póstumas aos colaboradores, vereadores e presidentes que ajudaram a contribuir para a história do parlamento municipal.

O assessor jurídico da Prefeitura, Emilio Carvalho, disse: “Eu fico muito feliz e grato a Deus por fazer parte deste momento histórico em Bacabal. Parabenizo o presidente Melquiades Neto e todos os vereadores porque sabemos que é daqui que saem as demandas para que o nosso prefeito possa buscar soluções. E essa reforma é importante para os nossos vereadores e principalmente para nossa população que agora conta com um espaço novo”.

Para a modernização do prédio, que já apresentava avarias severas e desgaste do tempo, foram necessárias uma nova cobertura, novas instalações elétricas, hidrossanitárias, forro, banheiros para pessoas com deficiência, sonorização e novos mobiliários. Sem perder a essência histórica do prédio, a fachada manteve-se com suas esquadrias e formas originais, preservando suas paredes externas espessas e os métodos construtivos da época.

O deputado estadual Davi Brandão parabenizou o presidente Melquiades pela obra entregue. “Parabenizo o vereador Melquiades Neto, presidente desta Casa, porque não se trata apenas de uma construção de prédio, mas da história política de Bacabal e de tantos momentos importantes que já aconteceram aqui. O trabalho dos vereadores é fundamental para buscar as resoluções vindas da população. E quero dizer que podem contar com nosso trabalho, com nossa luta". Por sua vez, o deputado estadual Roberto Costa lembrou que já tem um requerimento aprovado na ALEMA para que o município de Bacabal receba a Assembleia Itinerante e que uma Sessão do parlamento estadual aconteça em Bacabal. Ele também destacou a importância da obra: “Eu fiz questão de conhecer os gabinetes onde os vereadores trabalham, ver esse novo plenário bonito, estruturado e ver também a galeria que é onde o espaço que a população pode participar das sessões. Então, eu fico feliz de ver exatamente essa harmonia que se tem e ver os avanços que a Câmara Municipal está tendo".

Já a presidente da ALEMA, deputada Iracema Vale, destacou: “Fui vereadora de dois mandatos. Então fico muito feliz em ver uma obra como essa entregue para população. E eu gostaria de deixar os parabéns ao povo de Bacabal. Tem vereadores atuantes, uma Câmara forte, unida, um presidente de Câmara trabalhador e tem um prefeito conciliador. Então quem está de parabéns é o povo de Bacabal”.



O prefeito Edvan Brandão frisou a importante atuação dos vereadores de Bacabal. “Quero aqui parabenizar o presidente Melquiades por essa belíssima atitude. A gente vê aqui que tudo foi feito com muito carinho e qualidade. Parabenizo o Melquiades e todos os vereadores, pois tenho recebido muitos requerimentos, indicações e projetos, sempre com foco na melhoria e nos direitos do nosso povo. Para mim é uma satisfação, fui vereador também e sei da importância de se receber bem a nossa população. Sem dúvidas é uma grande conquista e quero dizer que os vereadores podem contar comigo pois sei da luta de cada um”.

Com foco na renovação e em construir mudanças significativas na gestão do parlamento municipal, desde o dia 1º de janeiro de 2023, que o presidente Melquiades Neto, tem buscado as melhorias e investimentos necessários para fortalecer o trabalho do legislativo municipal junto à população. Em entrevista, o presidente disse: “Gratidão a Deus, à minha família, aos servidores da Câmara e ao nosso povo por este sonho realizado. Hoje entregamos uma Câmara Municipal nova. Foi um grande desafio, mas vencemos cada obstáculo. Obrigado prefeito Edvan Brandão, deputados Davi Brandão, Roberto Costa e a presidente Iracema Vale, pela presença. Obrigado a todos os colegas vereadores e vereadoras por todo apoio nessa jornada. Faço questão de dizer que essa obra foi feita com recursos próprios, todo material e a mão de obra foi de Bacabal e para mim me sinto realizado pois estamos dando dignidade ao nosso povo e melhores condições de trabalho para todos nós”.

Sobre a atual legislatura

A atual legislatura (2021/2024) é composta pela Mesa Diretora que tem como presidente Melquiades Neto, vice-presidente Anderson Viana, primeira-secretária Natália Duda, segundo-secretário Reginaldo do Posto, e os vereadores: Alex Abreu; Fernando da Luziana, Dedê da Trizidela, Professor Gusmão, Valdivan da Bela Vista, Professor Markim, Serafim Reis, Feitosa, Manuel da Concórdia, Mauricio Silva, Venâncio do Peixe, Regilda Santos e Alberto Sobrinho.

segunda-feira, 6 de maio de 2024

REPORTAGEM DO DIA: “Delegado Egiton Rocha está fazendo papel de promotor, juiz e tirando dinheiro de advogado e defensor público” denuncia advogado Bento Vieira, em Bacabal...

Dr. Bento Vieira denuncia Delegado Regional Egiton Rocha. 
 

De acordo com o causídico; o delegado regional despachou como se fosse juiz e colocou em liberdade homem preso por uma guarnição da Polícia Militar, com arma de fogo, ocorrência essa registrada no último dia 02 de fevereiro de 2024.

Ainda segundo Dr. Bento Vieira, o delegado regional de Bacabal, Egiton Rocha, está fazendo “papel de promotor, juiz e tirando dinheiro de advogados e defensores”, e lembrou o regional que mesmo ele passando em concurso para defensor público, em Bacabal ele exerce o cargo de delegado e que seu despacho, deveria ser uma peça pedindo o relaxamento da prisão; e cobra o Secretário de Estado de Segurança Pública do Maranhão, Dr. Maurício Martins, Juízes de Direito, representantes do Ministério Público e OAB de Bacabal, para que tomem providências urgente para o que ele classificou como caso grave e extremo.

Entenda o caso

No despacho assinado pelo delegado regional de Bacabal, Egiton Marques da Rocha, referência OC nº de ocorrência 3235 32368/2024; “trata-se de ocorrência policial decorrente de condução da polícia militar do dia 02 de fevereiro de 2024 segundo a qual, o nacional *****************, estava na posse de uma arma de fogo do tipo revólver. Segundo o depoimento dos policiais, eles receberam informações via COPOM, de que o conduzido teria abordado uma pessoa em via pública, se utilizando da referida arma, os policiais informaram que constataram a veracidade dos fatos e em seguida foram até a casa do conduzido, e após minuciosa revista domiciliar, localizaram a arma de fogo entre as roupas sujas. É o relatório”.

Após o relatório policial militar, o despacho do delegado continua;

É pacífico na doutrina, que mediante invasivas tais como busca domiciliar, interceptação de comunicação telefônica, dentre outras, não podem ser realizadas como base unicamente em denúncia anônima. No caso em espécie verifico que os policiais realizaram busca domiciliar com base unicamente em denúncias apócrifas, e sem a realização de tal levantamento prévio, com efeito, embora os policiais tenham afirmado que constataram a veracidade das informações, e que o conduzido abordado é uma pessoa com uso de arma, esta pessoa não foi identificada. De modo que, a priori, ele deve ser tida como anônima, ante o exposto, determino que o conduzido seja imediatamente posto em liberdade, salvo se por outro motivo estiver preso”.

O despacho acima foi assinado pelo delegado titular da 16ª DRPC de Bacabal, Egiton Marques da Rocha; que há algumas semanas entrou num "embate" com a polícia militar do 15º Batalhão de Bacabal, o que tem refletido na segurança pública do município.

Em sua denúncia e pedido de providências, Dr. Bento Vieira questiona o delegado pela prisão de Rovélio, comparando-a com a soltura do homem preso com revólver - acompanhe na íntegra no vídeo abaixo;

É aguardar...

CONVITE...

 

O Presidente da Câmara de Bacabal, vereador Melquiades Neto, tem a imensa satisfação de anunciar que a reinauguração da sede do Poder Legislativo ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 8 de maio, às 16h, e convida toda a sociedade bacabalense para prestigiar este momento histórico em nosso município.

RESENHA CRÍTICA: lixo espalhado pela cidade de Bacabal não é falha do poder público ou má educação de uma minoria e sim uma questão “cultural”...

Mesmo com coleta regular, algumas pessoas insistem em jogar lixo e até animais mortos em via pública ou nas proximidades de terrenos baldios.

Todos os dias, ao trafegar pelas ruas de Bacabal, principalmente nos bairros mais distantes do centro da cidade, é até ‘comum’ verificar pelas ruas, o lixo espalhado nas vias ou nas proximidades delas, o que consequentemente, acaba se tornando um problema de saúde pública.

Mas, o lixo nas vias bacabalenses é uma falha do poder público municipal? Ou da má educação de uma minoria?

Para responder essas duas perguntas é fácil; basta olhar a coleta de lixo em Bacabal, esse serviço é considerado um dos melhores nas cidades que fazem parte do Médio Mearim, em termos operacionais, o que foi impossibilitado durante quase dez dias, devido a um problema na infraestrutura da via de acesso ao lixão da cidade, que já foi resolvido e os trabalhos já retomados.

A coleta de lixo em Bacabal é feita de forma regular diariamente, com dias e horários fixos para cada coleta, concluindo inclusive os pontos de difícil acesso dos caminhões e caçambas. Ou seja, seria leviano de minha parte aqui, neste texto, afirmar e atribuir problemas comprovadamente isolados, a uma questão administrativa do governo Edvan Brandão, e muito menos de educação. Na verdade, a colocação irregular de lixo em pontos inadequados, como vias públicas e terrenos baldios, envolve uma outra questão: a cultural.

Assim como em outras cidades maranhenses; infelizmente existe em Bacabal, o hábito de querer se desfazer o mais rápido possível daquilo que se considera lixo. E isso, independe da educação formal das pessoas. O mal habito é visto em todos os bairros da cidade. Seria fundamental que essas mesmas pessoas que fazem isso, compreendessem e respeitassem os dias de coleta, para com isso, poder minimizar grande parte dos problemas enfrentados hoje. Ou seja, meus nobres leitores (as), a problemática do lixo em Bacabal, por via de regra, é a mesma de outras cidades do Maranhão.

Encerro.

Evidentemente que, do ponto de vista administrativo, a primeira imagem que temos é a de que a responsabilidade pela sujeira é do poder público, porém, é claro que essa responsabilidade só pode ser atribuída ao poder público, quando este não cumpre com eficiência a coleta do lixo, o que não ocorre em Bacabal, e é possível sim afirmar sem erro, que na gestão Edvan Brandão, é um dos serviços mais bem avaliados, então, na medida em que a coleta é realizada regularmente e, mesmo assim, a cidade continua suja em alguns pontos dos bairros mais periféricos, significa que a ação anticidadã de uma minoria, é a maior responsável por essa situação.

sexta-feira, 3 de maio de 2024

A mais nova atrapalhada da ‘liderança’, Dr. Caio Oliveira...

Pasme: no dia 30 de abril, Dr. Caio Oliveira apresentou um pedido de desistência de uma ação que questionava alegações de fraude em sua filiação ao Partido Liberal (PL), e revogou a procuração de seus advogados, incluindo a Dra. Amanda, que é pré-candidata a prefeita. Este pedido de desistência revela não apenas uma nova controvérsia em seu estilo político, mas também gera desconforto entre as lideranças partidárias locais, indicando implicitamente uma possível dupla filiação — a última sendo ao PL, partido da também pré-candidata a prefeita, Viliane.

Por outro lado, o diretório municipal do União Brasil, partido da Dra. Amanda, declarou na terça-feira, dia 30 de abril, que não recebeu qualquer pedido de desfiliação de Dr. Caio Oliveira. Destacaram ainda que ele participou de um evento do partido em 6 de abril, com fotos incluídas no processo para comprovar sua presença. Em virtude disso, o União Brasil solicita que a ação continue esperando que, ao final, o pedido seja julgado procedente. O partido deseja a anulação da filiação de Oliveira ao PL e a validação de sua filiação ao União Brasil. Adicionalmente, requerem que o caso seja encaminhado ao Ministério Público Eleitoral para as providências necessárias e adoção de medidas cabíveis contra o PL, acusado de manipulação indevida dos dados de filiação de seus membros no Sistema FILIA do Tribunal Superior Eleitoral, conforme alega o União Brasil na petição.

Número do Processo: 0600020-47.2024.6.10.0087

Classe: FILIAÇÃO PARTIDÁRIA

Órgão julgador: 087ª ZONA ELEITORAL DE OLHO D’ÁGUA DAS CUNHÃS MA

terça-feira, 30 de abril de 2024

Psicóloga é brutalmente assassinada pelo ex de sua paciente...

Vítima.

Na última terça-feira (23), Fabiana Maia Veras, psicóloga de 42 anos, foi encontrada morta em sua casa em Açu, no Rio Grande do Norte. Ela havia sido amordaçada, amarrada e possuía diversas marcas de corte realizados por uma arma branca pelo corpo.

O principal suspeito do crime é João Batista Carvalho Neto, 41 anos, servidor público do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. O homem se dirigiu à residência de Fabiana, local onde a psicóloga também operava sua clínica, por volta das 16h40, com o intuito de assassiná-la.

A casa era vigiada por câmeras que identificaram o momento de chegada do servidor, por volta das 16h30. O sujeito, além de jaqueta e calça, vestia um lenço na cabeça, uma máscara cirúrgica e luvas. O traje causou estranheza, mas Fabiana recebeu e cumprimentou o servidor.

O delegado responsável pelo caso, Valério Kurten, afirmou que os dois se conheciam. Fabiana, aparentemente, seria psicóloga da ex-companheira do servidor. Ele acreditava que a psicóloga estaria aconselhando sua ex a continuar separada do homem.

Antes de ir à casa de Fabiana, João teria contatado a psicóloga pelas redes sociais. Segundo a ex-companheira do servidor, o homem insistia em uma reaproximação, embora a mulher já estivesse em um novo relacionamento.

O objetivo do servidor seria investigar a relação entre Fabiana e sua ex-namorada e impedir que ela continuasse “travando” uma possível reunião do casal. Assim, após a psicóloga fazer um tour pela casa com o suspeito, ele teria consumado o homicídio na suíte de Fabiana.

O quarto da psicóloga era um dos cômodos não monitorado por câmeras de segurança. João teria restringido a vítima com amarras antes de assassiná-la com uma faca. Após consumir o crime, o indivíduo lavou o sangue da roupa na cozinha e, então, foi para a entrada da casa. Enquanto esperava um veículo que o levaria do local, o servidor retornou para a residência para pegar a sacola que continha a arma do crime. Pouco tempo depois, um carro de cor preta parou em frente à residência para buscar João e realizar sua fuga.

A investigação do crime foi rápida: uma funcionária da clínica encontrou o corpo e acionou a polícia, que prontamente investigou as imagens das câmeras de segurança da casa e da região. Após identificarem a placa do veículo, agentes foram para o imóvel do suspeito em Natal (RN).

João foi preso assim que chegou no imóvel. Uma equipe de perícia já investigava o apartamento do suspeito, onde encontraram o celular da vítima e supostos resquícios de sangue nas escadas do prédio e dentro do imóvel, que foram coletados para analise em laboratório.

No carro, foi encontrada uma bolsa contendo três facas, duas soqueiras e uma pistola com sangue. João foi preso em flagrante e chegou a ameaçar agentes da polícia durante o procedimento. Como o caso segue em investigação, ele ainda não foi indiciado.

O motorista prestou depoimento à Polícia Civil; relatou que é amigo da família de João e foi contratado para realizar a viagem de Natal até Açu, ida e volta, onde o suspeito teria uma suposta consulta psiquiátrica na cidade. O homem foi liberado e não responderá por participação no crime.

MARANHÃO: Mulher ciumenta mata marido com gargalo de garrafa de cerveja...

 

Mulher assassinou o marido com um gargalo de garrafa de cerveja. Golpe atingiu o pescoço da vítima que morreu ao chegar à casa de sua mãe.

Uma mulher de 20 anos de idade, identificada como Diana Costa Coelho, assassinou o próprio marido, Uebson Sá Vieira, de 19 anos. O crime foi registrado na noite do último domingo (28), no município de Cajari.

O crime ocorreu após a esposa ter flagrado o companheiro oferecendo cerveja para uma outra mulher que estava na mesma festa que eles. De acordo com informações de populares que se encontravam o local, a mulher teria tido uma crise de ciúmes, quebrou uma garrafa de cerveja e com o gargalo desferiu um golpe moral no seu cônjuge.

Uebson ainda tentou correr atrás de socorro, mas morreu ao chegar na casa de sua mãe. Familiares renderam Diana e chamaram a polícia.

Ela está presa na Delegacia Regional de Viana. O caso chocou moradores da região, pois o casal, tem um filho de apenas 1 ano de idade.

Bandidos explodem caixas eletrônicos de Agência Bancária em Rosário...

Bandidos tentaram na madrugada desta terça-feira (30), assaltar os caixas eletrônicos, e o bando explodiu e destruiu quase que por completo, a agência do Banco do Brasil de Rosário, município localizado na Região Metropolitana de São Luís.

Os bandidos fugiram após a tentativa de assalto e estão sendo procurados pela polícia, que antes compareceu ao local. A agência do BB de Rosário já foi alvo de assaltantes em outras ocasiões.

Não houve registro de feridos no local. O cenário de destruição viralizou com fotos e vídeos nas redes sociais.

SÃO MATEUS-MA: Gestão Ivo Rezende na mira do Ministério Público por falta de pagamento a servidores da saúde...

Prefeito Ivo Rezende e seu braço direito no governo, seu irmão Thiago Rezende.
 

O promotor de Justiça Thiago Lima Aguiar, titular da 1ª Promotoria de Justiça de São Mateus do Maranhão, determinou a instauração de um Procedimento Administrativo para investigar uma denúncia apresentada pelo vereador Carlos de Oliveira Santos, do município de São Mateus-MA.

De acordo com a denúncia, diversos servidores municipais vinculados à saúde não teriam recebido verbas retroativas e acréscimos salariais, o que estaria em desacordo com a lei que rege o piso salarial da enfermagem.

Considerando as normativas vigentes, como a Resolução CNMP nº 174/2017 e o Ato Regulamentar Conjunto nº 05/2014-GPGJ/CGMP, que disciplinam os procedimentos administrativos no âmbito do Ministério Público, o Promotor de Justiça determinou a conversão da Notícia de Fato em um Procedimento Administrativo Stricto Sensu, para acompanhamento e investigação da denúncia apresentada.

sábado, 27 de abril de 2024

PM dá tapa no rosto de mulher suspeita de agredir e quebrar o braço da própria filha...

 

Uma policial militar foi flagrada dando um tapa no rosto de uma mulher de 34 anos, após a mesma ter agredido a própria filha, de 11 anos e ter quebrado o braço da criança.

A ocorrência foi registrada na última sexta-feira (26), em Vitória de Santo Antão, cidade localizada a cerca de 50 quilômetros de Recife.

Vídeo mostra tapa da PM na mãe da criança. Nas imagens, é possível perceber que a mulher chega com a menina machucada ao Hospital João Murilo de Oliveira, no mesmo município.

Uma pessoa avisa sobre as condições da menina e a policial manda a genitora soltar o braço da criança. “Foi tu que fizeste isso? ”, questiona a PM, dando um tapa no rosto da mulher na sequência.

É possível ouvir o barulho da mão da agente, atingindo o rosto da suspeita.

ELEIÇÃO 2024: Professor Jerry Ibiapina, entre os possíveis mais votados para vereador de Bacabal...

 

O prefeito Edvan Brandão está em seu último ano de mandato como gestor municipal, e conta durante esses anos, entre seus aliados mais próximos, o atual suplente de vereador e ex-secretário municipal de Cultura, professor Jerry Ibiapina.

Que na eleição municipal de 2020, foi o 12º candidato mais votado daquele pleito eleitoral, obtendo 1.052 votos, ou seja 2,14% dos votos válidos dos bacabalenses.

De família tradicional na cidade, cristão, casado, militante das causas sociais, e pelo direito dos animais, professor Jerry é bem articulado, além de ter a seu favor o apoio de boa parte do eleitorado os quais foram seus alunos, de familiares e seguidores.

Com todas essas qualidades, podemos afirmar que Professor Jerry Ibiapina poderá de fato, em outubro deste ano, conquistar uma das cadeiras, das 17 que estarão na disputa na Câmara Municipal de Bacabal.

É aguardar...

sexta-feira, 26 de abril de 2024

BACABAL: Coleta de lixo é retomada nos bairros da cidade...

 

Ministro Flávio Dino diz ser “contra tiros e armas”...

 

Durante o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (25), o Ministro Flávio Dino reiterou sua oposição ao armamentismo ao expressar seu voto sobre os limites de atuação do Ministério Público.

“Sou contra tiros, armas e, nesse sentido, sigo os princípios cristãos quando Jesus Cristo instruiu Pedro e os outros apóstolos a guardarem a espada”, afirmou Dino.

“Defendo a paz e combato o armamentismo, por isso reconheço a importância de não permitir que os cidadãos tenham acesso indiscriminado aas armas. É crucial reconhecer as competências da Polícia”, reforçou sua posição ao defender o papel da Polícia nas investigações.

O julgamento será concluído na próxima terça-feira (02), e o STF já possui maioria para equiparar as investigações do Ministério Público aas da Polícia.

MARANHÃO: Quase 200 mil enfrentam insegurança alimentar grave...

 

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua: Segurança Alimentar 2023, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 189 mil maranhenses estão enfrentando uma situação de insegurança alimentar grave, caracterizada pela fome.

Os dados, divulgados nesta quinta-feira (25), apontam que o total de maranhenses vivendo com insegurança alimentar, incluindo situações leves, moderadas ou graves, chega a 1.016.000, enquanto 1.314.000 pessoas desfrutam de segurança alimentar adequada.

As regiões Norte e Nordeste apresentam as menores proporções de domicílios com segurança alimentar, com 60,3% e 61,2%, respectivamente. Isso equivale a 3,6 milhões de residências no Norte e 12,7 milhões no Nordeste enfrentando desafios relacionados à alimentação.

Em todo o Brasil, dos 78,3 milhões de domicílios particulares permanentes, 56.689.200 (72,4%) desfrutam de segurança alimentar, enquanto 21.610.800 estão em situação de insegurança alimentar, abrangendo diversas faixas etárias.

A pesquisa destaca que a insegurança alimentar grave afeta quase 600mil crianças de 0 a 4 anos e 1,756 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em todo o país. Além disso, 2,8% da população com 65 anos ou mais enfrentam restrição alimentar.

Entre os domicílios com insegurança alimentar grave, 2.338.920 possuem até três moradores, 778.572 têm de quatro a seis moradores e 83.304 têm sete ou mais moradores. Os dados também evidenciam que as áreas rurais têm a maior proporção de fome no país, com 5,5% dos domicílios rurais enfrentando insegurança alimentar grave, um percentual 1,6 ponto acima da área urbana.

Ministro Juscelino é intimado a depor na PF por suspeita de desvio de emenda...


 O site UOL noticiou que o ministro das Comunicações, o maranhense Juscelino Filho, foi intimado pela Polícia Federal para prestar depoimento no inquérito que apura suspeitas de corrupção no envio de emendas parlamentares ao Maranhão, no período em que ele exercia a função de deputado federal.

Juscelino é acusado de desviar emenda parlamentar enviada ao município de Vitorino Freire, que é administrada pela irmã do ministro, a prefeita Luana Rezende. O desvio seria de R$ 1,5 milhão.

O depoimento deve ocorrer na próxima semana. A previsão é que seja realizado na sede da PF, EM Brasília. O ministro ainda não confirmou presença.

É a primeira vez que um ministro do governo Lula é chamado para prestar esclarecimentos à PF na condição de investigado em uma apuração sobre corrupção. Os fatos investigados, porém, são anteriores à posse dele como ministro, quando ele ainda estava no mandato de deputado federal.

Após operação da PF no ano passado, o ministro Juscelino Filho chegou a ter seus bens bloqueados, no valor de R$ 835 mil.

Questionado pelo UOL sobre o depoimento, ele disse que não comentaria, pois, o caso está sob sigilo.

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Iniciativa do Presidente Melquiades Neto resulta em homenagens aos ex-vereadores Nonato Chaves e Enoque Lira...

Durante a Sessão de quarta-feira, 24 de abril, que contou com a presença dos alunos do Colégio de Nossa Senhora dos Anjos (CONASA), o presidente da Câmara Municipal de Bacabal, vereador Melquiades Neto, obteve aprovação do Plenário para prestar homenagens póstumas aos ex-vereadores Nonato Chaves e Enoque Lira, que deixaram marcas importantes na história política da cidade.

O Projeto de Resolução nº 01/2024, aprovado pelos vereadores, denomina a Sala de Reunião do prédio como “Sala de Reunião Vereador Raimundo Nonato Chaves”, em memória ao engenheiro civil que foi vereador nos períodos de 1989 a 1992 e de 1993 a 1996, tendo sido presidente da Câmara no biênio 1993/1994. Raimundo Nonato Chaves contribuiu significativamente para o desenvolvimento e infraestrutura de Bacabal ao longo de sua trajetória política.

Já o Projeto de Resolução nº 02/2024 denominou a recepção do prédio como “Recepção Vereador Enoque Lira Silva”, em homenagem ao vereador que exerceu mandatos nos anos de 1993 a 1996 e 1997 a 2000. Enoque Lira Silva não só foi um vereador dedicado, mas também um servidor exemplar da Câmara de Bacabal.

A reinauguração do prédio da Câmara Municipal de Bacabal está prevista para o mês de maio, conforme revelou o presidente Melquiades. Ele expressou gratidão pelo apoio dos vereadores às aprovações dos projetos que eternizam a memória e o legado político dessas personalidades marcantes da história de Bacabal. “Essas homenagens refletem o reconhecimento da Câmara Municipal de Bacabal pela contribuição significativa de Raimundo Nonato Chaves e Enoque Lira Silva para o desenvolvimento e a representatividade política da cidade”, afirmou o presidente.


Sobre a visita dos estudantes ao parlamento, o presidente destacou a satisfação em recebê-los e observar a alegria e curiosidade deles. Ele ressaltou que a maior alegria é a deles, mas que a satisfação maior é da cidade, pois o futuro de Bacabal são suas crianças, que precisam conhecer os espaços públicos e de poder. Melquiades Neto também expressou a esperança de que alguns dos estudantes, no futuro, ocupem uma das cadeiras do parlamento.

Vereador Melquiades Neto obtém aprovação unânime de requerimentos para infraestrutura em Bacabal...

 

Na sessão ordinária realizada na quarta-feira, 24 de abril, o vereador Melquiades Neto, presidente da Câmara Municipal de Bacabal, obteve aprovação unânime de uma série de requerimentos voltados para melhorias na infraestrutura urbana e rural do município.

No Requerimento Nº 83/2024, foi solicitada ao prefeito municipal, Edvan Brandão de Farias, a pavimentação asfáltica das ruas do bairro Madre Rosa. A proposta visa atender às demandas dos moradores, oferecendo maior segurança e conforto no dia a dia, além de valorizar a infraestrutura urbana da região. O Requerimento Nº 84/2024 teve como foco a imediata recuperação e posterior pavimentação asfáltica das ruas do Povoado Piratininga. Essa medida é essencial para promover a segurança viária e valorizar o desenvolvimento econômico local.

Para o Povoado Quilombola de Catucá, por meio do Requerimento Nº 85/2024, foi solicitada a pavimentação com bloquetes em duas avenidas. Essa ação visa não apenas melhorar a infraestrutura viária, mas também proporcionar maior qualidade de vida aos moradores dessa comunidade. O bairro Parque Amazonas também foi contemplado com o Requerimento Nº 86/2024, que pede a pavimentação asfáltica de suas ruas. Essa medida beneficiará diretamente os residentes, melhorando a mobilidade urbana e valorizando a região.

No Requerimento Nº 87/2024, foi solicitada a pavimentação asfáltica das ruas do bairro Pantanal, visando atender às demandas da comunidade por segurança e qualidade de vida. O bairro São Raimundo foi alvo do Requerimento Nº 88/2024, que pede a pavimentação asfáltica de suas vias para melhorar a mobilidade urbana e valorizar a região como um todo. Da mesma forma, o Requerimento Nº 89/2024 visa à pavimentação asfáltica das ruas do bairro Alto da Assunção, atendendo às reivindicações dos moradores por mais segurança e qualidade de vida.

Encerrando a série de requerimentos, o bairro São Francisco foi contemplado pelo Requerimento Nº 90/2024, que pede a pavimentação asfáltica de suas ruas para melhorar a qualidade de vida dos moradores e facilitar o acesso aos serviços públicos.

Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade, demonstrando o compromisso do vereador Melquiades Neto com o desenvolvimento e bem-estar da comunidade de Bacabal.