sexta-feira, 7 de junho de 2019

Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA) é lançado em Bacabal...



A prefeitura de Bacabal por meio da secretaria Municipal de Educação (SEMED) está inserida no programa do Governo do Estado que irá avaliar os estudantes do 5° e 9° anos do Ensino Fundamental das redes municipais e estadual, e do 3° ano do Ensino Médio, da rede estadual, por meio do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA).

A capacitação em Bacabal foi realizada quarta-feira (5) e reuniu os coordenadores do Sistema, no auditório da SEMED. O processo de aplicação do Sistema, foi esboçado pelo Professor Teremauro Sousa, coordenador municipal do programa. Para ele, o Sistema de Avaliação representa um avanço na educação do estado, tendo em vista que o Maranhão ainda não oferecia o método avaliativo. “Essa avaliação irá mostrar como está a aprendizagem do aluno com a série dele. A partir destes resultados será possível ver as formas de melhorias pra educação,” explicou.




O sistema permite estabelecer o índice de avaliação educacional do próprio do Estado, contribuindo para a melhor definição das metas conforme as redes; acompanhamento dos resultados dos estudantes no decorrer do ano; análise da prática avaliativa desenvolvida nas escolas (por meio da compatibilização dos resultados nos simulados e nas atividades de sala de aula), entre outros avanços.
A Professora Guilhermina Aguiar, Coordenadora regional do SEAMA, também participou da solenidade e em entrevista destacou que o SEAMA irá “acompanhar o desempenho dos alunos e criar melhores condições para que cada escola e cada professor possa desempenhar um melhor trabalho.”

Para o secretário municipal de Educação, professor Marcos Ferreira, a prefeitura de Bacabal tem sido um canal aberto para que os programas como o SEAMA que é mais uma extensão do “Pacto pela Aprendizagem”, possam ser executados com excelência em nosso município. O secretário falou também sobre o interesse do prefeito de Bacabal Edvan Brandão, na melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem. “Não se faz gestão de forma isolada. Então é uma ação conjunta do Governo do Estado e Município visando intensificar a excelência na educação.”

A primeira avalição do SEAMA será aplicada nos próximos dias 11 e 12 junho     

Fotos: Melquisedeque Morais

Assessoria/Prefeitura Municipal de Bacabal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.