Páginas

domingo, 15 de janeiro de 2017

Mutirão gratuito contra o glaucoma e catarata é realizado com record de atendimento em Bom Lugar

Mutirão teve visitas da Prefeita Luciene Costa e do Líder RC o pit bull do Maranhão e teve média de 200 atendimentos

Nesta manhã de domingo (15) o município de Bom Lugar, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital da Visão e apoio total da Prefeitura Municipal, desenvolveu hoje o MUTIRÃO DO GLAUCOMA, na Unidade de Saúde na sede do município; onde foram realizados, em média, 200 atendimentos a todas as faixas etárias que ali se fizeram presentes. Os casos diagnosticados de Glaucoma foram ofertados tratamento e, em alguns casos, de outros diagnósticos estabelecidos por ocasião da consulta, como os casos de catarata, será tratado à nível de encaminhamentos à capital para procedimentos, através do TFD MUNICIPAL.



Pacientes e toda a equipe do mutirão receberam as visitas do Líder Rogério Costa o pitbull do Maranhão com sua esposa prefeita municipal Luciene Costa acompanhados pelo secretário Municipal de Saúde do Município Jeferson Carvalho. Os mesmos foram recebidos carinhosamente na Unidade, o gesto humilde e a forma de contato direto com o público sempre foi uma das qualidades vistas na pessoa do líder Rogério Costa, e assim o pitbull do Maranhão tem conquistado cada vez mais o carinho da população não só em Bom Lugar mais no nosso médio Mearim por onde passa. Ainda na UBS a Prefeita Municipal Luciene Costa cumprimentou os profissionais da saúde, pacientes e conheceu todas as salas da unidade e ainda acompanhou de perto por alguns, minutos o atendimento.


Mutirão realizado com sucesso, atendimento de primeira. Na competência do Sr. Jeferson Carvalho secretário municipal de Saúde e sua equipe, enfermeiras Márcia, Joana, Dos Anjos e Camila Costa. Juntamente com a oftalmologista e coordenadora do mutirão, Mariane, e sua equipe realizaram um ótimo trabalho no primeiro mutirão contra o Glaucoma, na nova gestão Luciene Costa.

Em 2016, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabilizou mais de 15 mil consultas realizadas em 13 Regionais de Saúde, totalizando 143 municípios atendidos. A equipe do mutirão realiza consultas e exames e, nos casos diagnosticados de glaucoma, o paciente recebe o medicamento (colírio) pela SES.

Nos atendimentos são feitos exames, como a campimetria, que avalia, com alta precisão, falhas no campo de visão central e periférica do paciente; a tonometria, processo de medição da pressão interna do globo ocular; e fundoscopia, exame que utiliza luz e lentes de aumento para avaliar as estruturas do fundo do olho, como vasos, retina e nervo óptico em área central. Todos os exames necessários são feitos para que o oftalmologista tenha o diagnóstico preciso de glaucoma.

O que é Glaucoma, Causas, Sintomas e Tratamento.

O Glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A pressão intra-ocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não existindo contudo uma relação direta entre um determinado valor da pressão intra-ocular e o aparecimento da doença, ou seja, enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter pressão intra-ocular elevada durante anos sem apresentar lesões. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira. 

Sintomas de Glaucoma: Um dos principais sintomas da doença é a perda da visão periférica no seu início. No começo a perda é sutil, e pode não ser percebida pelo paciente. Perdas moderadas a severas podem ser notadas pelo paciente através de exames atentos da sua visão periférica. Frequentemente o paciente não nota a perda de visão até vivenciar a "visão tubular", ou seja, apenas a visão central é percebida, o paciente começa a tropeçar, esbarrar em objetos, porque a percepção periférica é ausente. Se a patologia não for tratada, o campo visual se estreita cada vez mais, obscurecendo a visão central e finalmente progredindo para a cegueira do olho afetado. Esperar pelos sintomas de perda visual não é o ideal. A perda visual causada pelo glaucoma é irreversível, mas pode ser prevenida, atrasada ou estabilizada por tratamento. Um oftalmologista deve ser consultado pelas pessoas com risco de desenvolver glaucoma e/ou que tenham histórico familiar.

Tratamento de Glaucoma: Apesar da pressão intra-ocular elevada não ser a única causa do glaucoma, até o momento diminuí-la é o principal tratamento. A pressão intra-ocular pode ser diminuída com medicamentos, em geral, colírios. Caso essa pressão não diminua com o uso de medicamentos, um procedimento cirúrgico poderá ser indicado, tanto a cirurgia a laser (trabeculoplastia) quanto a tradicional (trabeculectomia).




REALIZAÇÃO.

Secretaria Municipal de Saúde, Secretário Jeferson Carvalho.

APOIO.

Prefeitura Municipal de Bom Lugar-MA Prefeita Luciene Costa e do Líder Rogério Costa o Pitbull do Maranhão.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

               Bom Lugar-MA

Filmagens, textos e edição.

Josemar Rodrigues da Costa.

FOTO – Tuti.

ASSISTÊNCIA – Marcos Linhares.

14 comentários:

  1. BOM LUGAR NO RUMO CERTO.

    ResponderExcluir
  2. Governo sério e compromissado com seu munícipes tem que ser assim mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Fazendo nada mas que a obrigação dela como prefeita dessa cidade!

    ResponderExcluir
  4. Não entendo esse povo da oposição, se faz reclama, se não faz reclama do mesmo jeito, vai entender kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Tudo feito com responsabilidade, tranquilidade e de forma organizada, parabéns ao Secretário Municipal de Saúde, e a prefeita Luciene Costa, mostrando ao povo bom-lugarense a que se veio

    ResponderExcluir
  6. Criticas sempre irão existir ainda mas quando se trata da oposição que mesmo presenciando o progresso da cidade não querem o bem do povo.

    ResponderExcluir
  7. Não sou de Bom Lugar, mas observando esse começo de governo de Luciene, vejo compromisso com os votos ganhos por ela. Espero que continue assim e que sirva de espelho para outras cidades

    ResponderExcluir
  8. Acho que devemos esperar mais, afinal todo começo e uma maravilha

    ResponderExcluir
  9. Deixem a mulher trabalhar, o povo quis foi a mulher

    ResponderExcluir
  10. bacabal tá tendo um multirão de liminar. kkk tá uma patifaria. ê justiça......

    ResponderExcluir
  11. se fosse iniciativa da propria prefeitura isso não aconteceria nunca.

    ResponderExcluir
  12. CEARÁ NÃO, NO MARANHÃO MESMO. ISSO TÁ ACONTECENDO EM LAGO AÇÚ, BACABAL........ E TÃO FAZENDO MÉDIA POLITICA COM ESSA AÇÃO.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.