Páginas

quinta-feira, 17 de setembro de 2026

MPMA apura denúncia sobre transporte escolar em Lago da Pedra e cobra explicações da gestão Maura Jorge

Maura Jorge, prefeita de Lago da Pedra.

Procedimento foi instaurado após manifestação contra a prefeitura, promotoria já expediu dois ofícios e cobra esclarecimentos sobre atendimento à comunidades da zona rural

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) instaurou um procedimento para apurar uma denúncia relacionada ao transporte escolar oferecido pela Prefeitura de Lago da Pedra, no interior do estado. A apuração tramita como Notícia de Fato nº 000592-284/2026, e envolve questionamentos sobre o atendimento a estudantes de comunidades da zona rural.

O procedimento foi aberto pela 2ª Promotoria de Justiça de Lago da Pedra, no último dia 3 de julho de 2026, após manifestações apresentadas por Moisés Gomes de Almeida contra a Prefeitura Municipal.

Entre as localidades mencionadas na apuração estão os povoados Lago Preto, Lago do Vicente e Centro do Baixinho, além de outras comunidades. Logo no início do procedimento, a promotoria determinou que fossem encaminhados ofícios à prefeita e ao secretário municipal de Educação para que a administração apresentasse esclarecimentos sobre a situação do transporte escolar.

O primeiro documento, identificado como Ofício nº 104/2026-2ªPJLP, foi juntado em 8 de julho e, conforme registro do cartório da promotoria, entregue aos destinatários no dia seguinte.

A administração municipal tinha prazo de dez dias para prestar as informações solicitadas. A resposta da Prefeitura, no entanto, foi protocolada somente em 4 de agosto, após o vencimento do prazo inicialmente estabelecido.

Diante da tramitação, os autos foram encaminhados para análise e, posteriormente, a manifestação apresentada pela gestão municipal passou a integrar o procedimento.

Após analisar a documentação, a promotoria apresentou nova manifestação em 26 de agosto, mantendo a apuração relacionada ao transporte escolar. Em seguida, um segundo ofício foi juntado aos autos. Trata-se do Ofício nº 120/2026-2ªPJLAP, registrado em 10 de setembro e encaminhado para cumprimento por servidor da promotoria.

A entrega do documento foi certificada no último dia 15 de setembro, sendo essa a movimentação mais recente registrada até o momento.

O procedimento poderá resultar em novas diligências ou, conforme os elementos reunidos, em outras providências por parte da promotoria.

É aguardar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.