Páginas

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Prefeitura realiza“Dia D do CadÚnico” e adere ao Tarifa Social de energia elétrica...



O auditório do Centro de Convivência Social (CCS) ficou lotado na manhã desta terça-feira (08). É que a população atendeu ao convite feito pela prefeitura de Bacabal por meio da secretaria de Assistência Social que uniu forças com as secretarias de Saúde, Educação e Agricultura para a realização do “Dia D do Cadastro Único” .

As equipes da secretaria de Assistência Social que estão sob o comando da titular da pasta, Ivaneide Brandão, estavam distribuídas e bem organizadas para prestar um atendimento de qualidade para a população no sentido de evitar que os bacabalenses percam os benefícios oriundos dos programas sociais – em razão da desatualização de dados ou ainda das famílias que não estão inseridas no CadÚnico.

Em seu pronunciamento ao público presente, a secretária afirmou que a motivação principal para a realização do evento, era justamente promover para população um incentivo maior para estarem dentro do alcance dos programas sociais que existem a partir do CadÚnico.





A coordenadora do CadÚnico no Município, Jaiça Amália, revelou, que atendendo as determinação da secretária Ivaneide Brandão, a proposta do “Dia D do CadÚnico” também será levada para Zona Rural. A ação é uma tentativa de solucionar uma questão que foi levantada pelo secretário de Agricultura, Inaldo Nascimento, que é a dificuldade que muitos agricultores enfrentam pela falta do CadÚnico para participarem de projetos voltados para a Agricultura Familiar.

Já o professor Marcos Ferreira, secretário municipal de Educação, lembrou aos pais de alunos que é extremamente necessário que os estudantes com idades entre 6 e 17 anos, estejam na média de 75% de presença escolar para receberem o Bolsa Família. Ele apelou aos pais lembrando que a educação é compromisso de todos e que a família é fundamental nesse processo.

O secretário municipal de Saúde, James Soares, se deteve em sua fala ao lembrar que a saúde pública é parte importante em vários programas sociais. Entre eles, ele citou o “Bolsa Gestante” que requer das mães inscritas no programa, que estejam assiduamente cumprindo os requisitos da carteira da gestante com presença nas consultas e realização de exames na rede SUS.

Representando a secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) -, Hugo Portela, que atua na Coordenação Estadual do programa Bolsa Família e CadÚnico, fez uma explanação sobre os benefícios do Cadúnico e demais programas que estão sendo estruturados pelo Governo do Estado. Ele parabenizou o prefeito Edvan Brandão que tem se mostrado um gestor comprometido com as questões sociais no tocante ao colocar a proporcionar aos bacabalenses meios  de se credenciarem todos os programas oferecidos pelo Governo.

A assistente comercial da gerência de relacionamento da Companhia Energética do Maranhão CEMAR -, fez uma explanação sobre o programa de Tarifa Social de energia elétrica, que foi lançado oficialmente no evento. Ela ficou impressionada com a quantidade de pessoas participando e com a organização da solenidade.

Para o prefeito Edvan Brandão o momento foi de recompensa. Ao lembrar  da assinatura do termo de compromisso para adequação do Município no programa de Tarifa Social, que concede descontos no pagamento da conta de energia elétrica, Edvan, ratificou seu compromisso com as famílias de renda baixa, argumentando que seu governo continuará seguindo nos trilhos do fortalecimento Assistência Social e mantendo sempre uma parceria amistosa com o governador Flávio Dino e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – FAMEM.