Páginas

domingo, 12 de janeiro de 2025

Estado falha e insegurança toma conta do povo, mas o que importa é o pré-carnaval...

A violência e a insegurança que toma conta do Maranhão, principalmente em cidades do interior, ganham cada vez mais destaque na mídia.

A ausência de ações efetivas por parte do governo Carlos Brandão, é criticada duramente pela imprensa e parte da classe política de oposição, que até o momento não se renderam aos caprichos do Palácio dos Leões.

É incontestável que a Segurança Pública no Maranhão, clama por socorro. São inúmeros casos de violência que servem como exemplo, e que reflete uma realidade alarmante vivenciada pelos maranhenses. A omissão do Estado em fortalecer a segurança pública está na raiz do problema; uma verdadeira falta de vontade política. É óbvio que em muitos municípios, e volto a destacar, do interior principalmente, os efetivos que são poucos, estão cansados e sobrecarregados.

O governador tem que entender que investir em segurança não é gasto, pelo contrário, é obrigação, além de dá melhores salários e condições de trabalho para os policiais que arriscam suas vidas diuturnamente em prol da sociedade.

As nossas polícias, tanto a militar como a civil, são usadas na maioria das vezes como peças publicitárias do governo, as quais os profissionais da segurança pública sempre aparecem sorrindo nos vídeos, porém, para quem acompanha, a realidade é totalmente outra por trás das câmeras. São os salários, funções e benefícios defasados. Diante dessa crítica, não deixa de ser importante pelo menos – a nomeação de 369 novos policiais militares em dezembro de 2024, número bem abaixo do esperado.

Seria bom que a classe politiqueira maranhense, voltassem suas atenções e esforços para que políticas públicas fossem implementadas não apenas no combate ao crime, mas também na prevenção, com foco na educação e em oportunidades para os jovens. Muitos que pelo estado, se dizem “faccionados”. Pois todos são sabedores que o abandono desses jovens abre portas para o avanço do crime organizado, que tem “desafiado a autoridade do Estado”, e gerado uma sensação de insegurança generalizada entre os cidadãos maranhenses.

Sem mudanças urgentes, o Maranhão continuará refém da violência.

EM TEMPO: Lembrando que no próximo ano, muitos desses políticos estarão prometendo “mundos e fundos”, afinal, é ano de eleição.

Minhas saudações e respeito aos guerreiros (as) da Polícia Militar do Maranhão, Polícia Civil e a nossa população, que merecem muito mais respeito e segurança.

É aguardar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.