Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2016

PIO XII – Prefeito Paulo Veloso é alvo de ACP por improbidade devido ao atraso no pagamento dos servidores

Prefeito Paulo Roberto Sousa Veloso.


Por Maldine Vieira.

Em razão de ter reiteradamente atrasado o pagamento dos servidores do município de Pio XII, o Ministério Público do Maranhão ajuizou, em 26 de outubro, Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa e obrigação de fazer contra o referido Município e o prefeito Paulo Roberto Sousa Veloso.

Na ação, a Promotoria de Justiça da Comarca de Pio XII pede o bloqueio de todas as contas do município, a indisponibilidade dos bens do prefeito e o pagamento dos salários atrasados dos servidores efetivos e dos contratados que comprovem frequência regular e vínculo empregatício.

Também foram requeridas a anulação de todos os contratos de trabalho celebrados de forma irregular e a proibição de novas contratações irregulares, além do afastamento cautelar do prefeito. A manifestação ministerial foi formulada pelo promotor de justiça Francisco Thiago Rabelo.

Igualmente foi solicitada a condenação do réu, de acordo com o artigo 12, inciso III, da Lei nº 8.429/92 (Lei da Improbidade Administrativa), cujas penalidades são ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração recebida e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.
O Ministério Público pediu que os servidores contratados irregularmente sejam mantidos nos cargos somente até o final do ano, com o objetivo de evitar que os serviços públicos sejam prejudicados.

Outra solicitação refere-se à responsabilização do prefeito pela celebração dos contratos ilegais, para que ele seja condenado à restituição aos cofres públicos de todo o dinheiro gasto com os pagamentos dos servidores contratados irregularmente.

O promotor de justiça solicitou, ainda, que o Município fique impossibilitado de contratar servidores sem contrato escrito, sem seleção pública, sem configurar necessidade temporária de excepcional interesse público, devendo ser obrigado a abrir concurso público, caso seja necessário contratar profissionais para os cargos da administração municipal.

RESPONSABILIDADE
Na ação, o promotor de justiça enfatizou que o Município, por ato do próprio chefe do Executivo, vem provocando reiterados, sucessivos e corriqueiros atrasos no pagamento dos servidores públicos. Francisco Thiago Rabelo ressaltou que, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000),  é dever do administrador assegurar, por meio do equilíbrio financeiro, o atendimento às despesas de caráter continuado, entre as quais o pagamento da remuneração mensal dos agentes públicos.

“O prefeito, ao causar prejuízos recorrentes a todos os servidores públicos municipais, comete ato de improbidade administrativa, uma vez que sua conduta desviada e dolosa acaba por ofender os princípios fundamentais da administração pública”, afirmou o promotor de justiça.

ATRASOS
Em 30 de agosto de 2016, a Promotoria de Justiça da Comarca de Pio XII instaurou Inquérito Civil para apurar o atraso no pagamento dos salários. O prefeito foi requisitado a esclarecer se havia regularizado o pagamento dos servidores da saúde, relativo aos meses de novembro e dezembro de 2015 e o 13º salário, além dos vencimentos dos servidores das outras áreas referentes ao mesmo ano. Em 5 de julho de 2016, o chefe do Executivo respondeu que os salários já haviam sido regularizados.

No entanto, servidores informaram que, ao longo de 2016, os salários continuavam atrasando. O MPMA apurou que, no início, o problema se resumia ao dia do pagamento, o que deixava os servidores sem data certa para efetuarem o pagamento de suas contas. Posteriormente, os atrasos foram se prolongando, sendo que muitos funcionários estão há dois meses sem receber o salário.

Ficou comprovado que o Município recebeu regularmente os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros, não tendo motivo para atrasar o pagamento dos vencimentos.

A Promotoria atestou, ainda, que o município criou uma estrutura funcional caótica, com excessivo número de contratados, em geral ilegais, uma vez que as contratações foram efetuadas sem concurso público e desrespeitando os limites e requisitos para as contratações temporárias.

“O prefeito mostrou-se absolutamente ineficiente, imoral, impessoal, ilegal e não transparente na condução da máquina pública, de modo que o seu comportamento provocou graves prejuízos, diretos e indiretos, aos administrados, pois infligiu danos consideráveis à honra e moralidade da administração pública”, afirmou, na ação, Francisco Thiago Rabelo.

7 comentários:

  1. EITA SE ESSA "MODA" PEGA EM BACABAL ZÉ ALBERTO TÁ MEIO COMPLICADO, SÓ O QUE SE V É A LAMENTAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS RECLAMANDO DE SEUS SALÁRIOS QUE ESTÃO ATRASADOS.

    ResponderExcluir
  2. Esse não é o primo do prefeito de Bacabal???

    ResponderExcluir
  3. Se apertar sai leite kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Tem quer feito é assim mesmo, parabéns para esse promotor de Justiça. Esse é moral!

    ResponderExcluir
  5. BACABAL-MA.

    VANILSON RABELO.

    Dos três meses de atraso foi pago um mês e fica (02) dois meses atrasados, o certo é colocar em dias., CONCURSADO E CONTRATADO TEMPORÁRIOS TEM QUE PAGAR EM DIAS, todos são, somos iguais. VANILSON RABELO, pelo amor de Deus faça algo pela gente, o salário da Prefeitura de Bacabal-Ma, aqui Um GRITO de socorro por nossos salários atrasados, portanto fica O salário do funcionalismo do município de Bacabal-Ma, na saúde tem 02 meses de atraso, funcionário publico do terminal rodoviário de Bacabal-Ma, 02 meses, mercado da rodoviária 02 meses, mercado central 02 meses. mercado da Vila São João, 02 meses, era 03 meses e agora fica 02(dois) meses atrasados.

    VANILSON RABELO e agora é dois meses, será que o Prefeito vai ficar com nossos salários? VANILSON RABELO.

    Pelo amor de Deus VANILSON RABELO faça algo pela gente, você vai ser nosso ANJO, é nosso ANJO.

    ResponderExcluir
  6. Calma minha gente, Zé Alberto é gente boa, vai deixar todo mundo com seus salários em dias antes do dia 31 de dezembro tenham fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCÊ QUE FALOU ESTA PALAVRA, QUE DEUS OUÇA.

      Mais estamos com dois meses de salários atrasados, e achamos mesmo, que o Prefeito vai ficar com nossos salários, se coloca em nosso lugar para sentir na pele o que estamos passando e a preocupação agora dos servidores concursados e contratados temporários, é que estamos pensando que pode até piorar a situação financeira do município, e se terá outro destino o dinheiro que por ventura vier a aparecer para colocar nossos vencimentos em dia.

      Fica aqui o nosso apelo, pois isso é caso de JUSTIÇA ou seja do MINISTÉRIO PUBLICO para que faça os administradores do Município de Bacabal-MA atualizem os nossos salários.

      Excluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.