Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Primeira jornada de capacitações da cidade de Paulo Ramos prepara empreendedores da região

Com o apoio do Sebrae, a cidade sediou na última semana de outubro um evento que capacitou cerca de cem empresários e potenciais empreendedores da região.
Abertura do curso de capacitação de Gastronomia com a turma lotada de empreendedoras que atuam no ramo da gastronomia em Paulo Ramos.
Com o apoio do Sebrae e através da parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Paulo Ramos, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e a Associação dos Municípios do Médio Mearim, a cidade de Paulo Ramos, sediou na semana passada, sua 1ª Jornada de Capacitações.

Na ocasião, cerca de cem empresários e potenciais empreendedores locais puderam participar de três cursos oferecidos pelo Sebrae, além de contar com as orientações passadas pela Sefaz, que levou para a praça principal da cidade o ônibus da cidadania, oferecendo serviços relacionados a parte tributária, analisando e dirimindo dúvidas dos empreendedores que buscavam o atendimento específico nesta área.

No que se refere às capacitações, o Sebrae ofertou três cursos, sendo que um deles, o de Piscicultura, foi realizado no povoado Caciano de Freitas, que fica a dez quilômetros da sede e os outros dois, de Gastronomia e Formação de Preço, foram realizados na sede de Paulo Ramos.
Aula de campo com o Engenheiro de Pesca e consultor do Sebrae Benedito Moura.
No curso de piscicultura, além da teoria de como tornar o negócio de criação de peixes mais rentável, os participantes também tiveram uma aula de campo com o Engenheiro de Pesca e Consultor do Sebrae, Benedito Moura, que repassou conhecimento e ensinou técnicas de como tornar o pescado mais comercial e lucrativo.

“Em uma linguagem bem clara e direta ensinamos as ferramentas de mudança, o que eles precisam fazer para sair da inércia e tornar o seu negócio mais rentável. Enfatizamos os pontos principais, como a qualidade da água e a densidade de animais pela área, aspectos que se tornaram hoje o grande gargalo da psicultura”, revelou Moura.

Piscicultor há quase quinze anos, Cláudio Matos nunca havia participado de uma capacitação que o ajudasse a melhorar o seu negócio. Ele que é Micro Empreendedor Individual agradeceu a oportunidade de poder se aprimorar e destacou a importância desse momento para o seu futuro no ramo. “Eu creio que essa capacitação vai trazer muitos benefícios para nós. Aprendemos coisas que não sabíamos, mesmo vivendo o dia a dia da profissão. O nosso próximo objetivo é se organizar, em associação ou cooperativa e queremos contar com o apoio do Sebrae para dar mais esse passo importante dentro da nossa comunidade”, enfatizou Matos.

Enquanto na zona rural acontecia o curso de Psicultura, na sede as outras duas capacitações eram realizadas simultaneamente. No auditório do Centro de Inclusão Digital do Município, uma turma formada por empresários e futuros empreendedores recebiam orientações e conheciam novas técnicas ensinadas pelo consultor do Sebrae, Jader Oliveira Junior, de como controlar de maneira eficaz os preços e comprar bem, através da oficina Formação de Preço.

Já o curso de Gastronomia, realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paulo Ramos, reuniu uma turma de trinta empresárias e potenciais empreendedores, que na ocasião aprenderam técnicas de como preparar pratos típicos, que podem ser adotados nos restaurantes e lanchonetes da cidade. Receitas tipicamente maranhense como peixe ao molho de banana e o exótico galo preparado no molho de cerveja, foram ensinadas em detalhes para as chefes de cozinha da região.

Ao término da jornada de capacitações, os participantes receberam seus certificados e não esconderam a alegria em participar daquele momento.

Para o gestor de projetos da regional do Sebrae em Bacabal, Breno Soeiro, a 1ª Jornada de Capacitações de Paulo Ramos foi um sucesso. “Esse é o papel do Sebrae, trabalhar para fortalecer os pequenos negócios e foi isso que foi feito aqui durante toda essa semana. Quem participou dos cursos levou para casa conhecimento e novas estratégias para fazer os seus negócios crescerem, esperamos que outras jornadas sejam realizadas e com certeza o Sebrae estará aqui apoiando o desenvolvimento das empresas de Paulo Ramos”, garantiu Soeiro.
Participantes exibem orgulhosos seus certificados no encerramento da 1ª Jornada de Capacitações de Paulo Ramos.
A chefe de gabinete municipal, Renata Martins, que na oportunidade representava a prefeitura de Paulo Ramos, destacou a importância da parceria com o Sebrae para a realização do evento e garantiu que o município irá buscar novas oportunidades para organizar jornadas semelhantes em breve. “Sabemos a credibilidade que o Sebrae tem e por isso buscamos essa parceria para trazer o que há de melhor quando o assunto é capacitação e consultoria. O serviço prestado pelo Sebrae é de excelência e iremos buscar com certeza novas oportunidades para continuar capacitando os empreendedores de Paulo Ramos”, enfatizou Renata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.