Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

15º BPM: Policiais militares insatisfeitos e segurança pública comprometida em Bacabal...

Com a mudança recente no comando do 15° BPM sediado em Bacabal, o então Sub Cmd Major PM Luís Rodrigues assumiu interinamente o comando do batalhão.

Acontece que com a mudança repentina de comando veio também a mudança na escala de serviço dos policiais, que segundo os mesmos, veio de maneira autoritária e sem justificativa para tal mudança.

Explico;

As informações repassadas à reportagem do Blog do Vanilson Rabelo são de que a mudança funciona da seguinte forma;

O Major Luís Rodrigues alegou junto à tropa que a mudança era ordem do Comando Geral da PMMA, entretanto, o que foi observado pelos policiais, não foi bem assim, vários PM's relataram ao Blog do Vanilson Rabelo que, a mudança aconteceu somente no 15º BPM. Ou seja, por vontade própria o novo comandante resolveu fazê-la. 

Como funciona?

Antes os PMs trabalhavam 24h e folgavam 72h, o que segundo a tropa, mesmo não sendo as 40h semanais exigidas durante duas paralisações, era uma escala a qual os policiais que moram em outras cidades, quanto em Bacabal, poderiam se adaptar. Com a mudança, hoje um PM trabalha 12h durante o dia, voltando a trabalhar mais 12h no dia seguinte durante à noite, folgando dois dias seguintes.

Para muitos a sensação é a mesma -  "A impressão que temos é de que estamos todos os dias dentro do quartel. Com essa mudança ficamos insatisfeitos, o que poderá refletir no dia a dia da segurança pública de nossa cidade - pois quem faz a parte de operacional/combate, são os praças, e o mínimo que se esperava, era a valorização destes". Relatou um Policial Militar à reportagem.

O Blog do Vanilson Rabelo ouviu atentamente  vários PM's, e a resposta foi exatamente igual, de que a "tropa do 15º BPM está totalmente insatisfeita com a medida exigida".

Por conta do descontentamento geral. Há uma forte possibilidade de acontecer uma "Operação Tartaruga", sem previsão ainda de quando se inicia. Com isso, a população sairá perdendo.

A reportagem do Blog do Vanilson Rabelo procurou a ASPOMEM, Associação dos Policiais Militares do Médio Mearim. Durante entrevista, o presidente da ASPOMEM, Cabo PM Diego Paixão, confirmou as informações repassadas sobre a insatisfação da tropa do Batalhão de Bacabal quanto a escala e o atual Comandante. E disse que a Associação estará sempre ao lado da tropa, e buscará sempre a valorização e melhoria da vida dos policiais, e que algumas medidas estão sendo analisadas para uma melhor solução desta lamentável situação. 

"Lamentamos a forma autoritária em que nossos policiais são submetidos, em muitas das vezes até transferidos ao bel prazer. Se não se respeita os direitos dos próprios integrantes da instituição, imagina da comunidade?", disse o presidente, Cabo Diego Paixão.

Outro ponto averiguado pelo Blog do Vanilson Rabelo foi à questão dos PMs serem escalados no segundo dia de folga, para participarem de formaturas ( reuniões militares), que de acordo com os entrevistados, há muito tempo acontece em Bacabal. Nas escalas, muitos estavam saindo de serviço de 24h para estarem presentes nas reuniões, em formaturas, estas por sua vez, sem hora para terminar.

Um exemplo recente foi o serviço realizado nas últimas eleições, vários policiais trabalharam durante as 24hs de serviço na véspera das eleições, mesmo assim, foram escalados novamente no dia seguinte. 

Há uma portaria vigente a qual foi obtida depois de um acordo entre as associações representante dos policiais e Cmd Geral da PMMA na época, a portaria é clara e diz que não se pode utilizar a segunda folga do Policial Militar. O desrespeito às normas da instituição e aos PMs se mostram a cada dia mais visível em Bacabal.

O espaço do Blog do Vanilson Rabelo está aberto através de nosso e-mail; vanilsonrabelo10@gmail.com

Redação/Vanilson Rabelo.

8 comentários:

  1. Caro Vanilson, seria importante você procurar o Oficial que está respondendo pelo comando do Batalhão antes de fazer tal postagem. Dessa forma, a matéria seria mais imparcial, apresentando ambos os lados da questão. Por outro lado, a visita ao Comandante também lhe deixaria a par do Direito Castrense e demais normas que regulam a vida dos militares, o que evitaria algumas bobagens vistas no texto. De fato, os militares não possuem carga horária de trabalho definida mas, em situação de normalidade, que não é o caso de Bacabal no momento pois vem sofrendo com ataques de cangaceiros, a escala é justamente essa (12/24 e 12/48) determinada pelo douto Comandante. Diga-se de passagem, o fim dessa escala de 24h ininterrupta de serviço foi uma exigência dos Praças durante os movimentos paredistas que diziam que havia declínio do serviço após as primeiras 12h. Agora parece que não é mais conveniente aos mesmos esta escala e não sei como, voltaram à escala de 24h. É sabido dentro da Corporação que estas reclamações e denúncias são impulsionadas por policiais que tem origem em outro estado mas que fizeram o juramento de proteger a sociedade maranhense, no entanto, querem que a administração pública se curve a suas necessidades particulares. Por fim, insisto que procures o Comandante da Unidade Policial Militar de Bacabal para que notícias falaciosas como a publicada aqui não manche a Briosa Polícia Militar do Maranhão que é formada por muito mais homens e mulheres e cujo grau de complexidade dos problemas que tem para resolver para prestar um melhor serviço à sociedade, supera a uma questão de desgosto com relação a uma escala de serviço que, por sinal, está, agora, condizente com a normalidade da Corporação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá nobre João Santos, obrigado por acompanhar o Blog do Vanilson Rabelo, e não, não são bobagens, é um assunto de grande importância. E que tem que ser avaliado junto à tropa, e não comigo como profissional de imprensa, já que a denúncia parte dos Policiais Militares, os afetados.

      Na verdade, se o nobre ficou atento no contexto da reportagem, viu também que o espaço está aberto, como sempre esteve ao comando do 15º Batalhão de Polícia Militar de Bacabal, seja ele quem for o superior da Unidade, o qual sempre, mostramos os relevantes serviços prestados à sociedade bacabalense e maranhense...

      Excluir
  2. É débito ou crédito Vanilson ??? Rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Sabe pra que os policiais que folga de 72 horas? Para trabalhar de segurança em lojas de bacabal e região e também servir de segurança para alguns políticos e empresários.
    Já os policiais de outras cidades e estadados que fizeram concurso e estão trabalhando aqui em Bacabal é só se mudar aqui para bacabal ó eles não sabiam que tinha que passando no concurso eles não iriam trabalhar aqui. É muito mimimimi .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A folga è lei,e tem que ser respeitada ....acho que vc è um que nao passou no concurso e ta se doendo kkkk

      Excluir
    2. Eu sei que folga é lei, ou vc não entendeu o que eu quis dizer. Eu disse que aqueles policiais que usam sua folga para trabalhar de segurança não tem direito de reclamar que não tem tempo de descansar.
      REALMENTE EU NÃO PASSEI NO CONCURSO SABE POR QUE? PORQUE EU NÃO FIZ E NEM FAÇO, PORQUE EU NÃO QUERO CONVIVER COM A BANDA PODRE DA POLÍCIA E ME CALAR E FICA OMISSO DIANTE DAQUELES QUE MANCHA A FARDA DA POLÍCIA.

      Excluir
  4. Essa Insatisfação vem especificamente dos Policiais Militares que não são do Estado ou que não moram nessa cidade e sendo assim querem mais dias de folga para viajar, esquecendo que quando fizeram o juramento prometeram servir a sociedade e bem poderiam moram na cidade e prestar o melhor serviço na sociedade e não ficar reclamando.

    ResponderExcluir
  5. Esses policiais "de fora" são muito respeitados; se estão insatisfeitos com o trajeto casa/serviço, que venham morar em Bacabal ou prestem concurso pra suas terras, pois no nosso estado quem dita as regras somos nós, maranhenses. Muitos nem gastam aqui seus rendimentos, é todo empregado fora. Onde já se viu isso, a Administração Pública se adequar aos interesses de particulares!? Fala sério. O mais importante é a segurança do povo bacabalense, isso sim.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.