Páginas

sábado, 14 de março de 2020

Cães soltos nas ruas podem representar ameaça perigosa; no Residencial Terra do Sol em Bacabal; a enorme quantidade assusta moradores...



Mesmo com campanhas de vacinação contra a raiva, realizada anualmente, a enorme quantidade de animais soltos pelo Residencial Terra do Sol, uma das maiores comunidades do município; tem assustado moradores e já se tornou uma situação de alerta.

Que o cão é o melhor amigo do homem, isso é sem dúvida, e o título já é milenar, entretanto, há exceções. O grande número de cães abandonados pelas ruas do Residencial Terra do Sol, e a ausência dos donos, tem preocupado a população "Terrasolense". Infelizmente, nestas condições, estes animais se tornam uma ameaça real para crianças, adultos e idosos.

Na semana que passou, a reportagem do Blog do Vanilson Rabelo, através de um grupo de moradores, foi informada de que um garoto, teria sido atacado por um dos cães que vivem soltos nas ruas da comunidade.  



"Não há um horário específico, é todo dia e toda noite, às vezes estamos passando de moto, e os cães avançam nas pernas querendo morder, um menino foi atacado por um desses cães, o dono numa hora dessa nem aparece", disse.

"Tenho medo de voltar do trabalho e um desses cachorros me atacarem, pois são umas feras que vivem soltos nas ruas, os irresponsáveis que se dizem donos, deixam os animais soltos, ai não comem, não bebem, e ficam penando, uma hora eles atacam", relatou outra moradora.

Zoonoses.

Além de representarem um risco físico, os cães também podem ser um poderoso vetor de zoonoses - doenças transmitidas de animais para o homem. 

"Entre as zoonoses mais temidas, está a raiva, também conhecida como hidrofobia. Para o homem, a principal forma de transmissão da doença se dá pela mordedura de um animal, que foi infectado, geralmente por morcego, cão e gato", explica o estudante de veterinária; Carlos Júnior, procurado pela reportagem do Blog do Vanilson Rabelo.

"A evolução da doença, tanto nos animais quanto no homem, se dá de forma rápida. Seus sintomas neurológicos são, por exemplo, falta de coordenação motora, ataxia, agressividade, entre outros. Após passar o período de incubação e iniciados os sinais clínicos, não há tratamento e a doença é invariavelmente fatal"., Complementou.

A reportagem do Blog do Vanilson Rabelo procurou o município para saber quais procedimentos foram ou estão sendo adotados sobre o caso da enorme quantidade de cães nas ruas do Residencial Terra do Sol.

Como resposta, fomos informados que; "as autoridades já estão cientes do problema, e metas estão sendo elaboradas para em um primeiro momento, conscientizar donos de cães sobre os riscos que eles podem causar à população. Uma vez que isso também pode ser considerado como problema de Saúde Pública". 

Redação/Vanilson Rabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.