PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

sábado, 19 de novembro de 2016

Justiça julga improcedente ação movida contra o Blog do Vanilson Rabelo


Decisão do Juiz Tonny Carvalho Araujo Luz.

O juiz Tonny Carvalho Araujo Luz, da comarca da cidade de São Luiz Gonzaga do Maranhão decidiu pela improcedência da ação por danos morais, ajuizada por Ivan Sales de Castro contra o titular do Blog do Vanilson Rabelo por conta de uma matéria postada no último dia 8 de julho deste ano com o seguinte titulo; (ELEIÇÕES 2016: São Luis Gonzaga-MA correligionário diz que para defender seus R$ 200 por mês, vai sujar a imagem de opositor perante a sociedade). http://vanilsonrabelo.blogspot.com.br/2016/07/eleicoes-2016-sao-luis-gonzaga-ma.html
Entenda o caso:
Durante o período que antecedeu as eleições e já na digamos pré-campanha deste ano, muitas discussões, bate-boca, e até inimizades foram vistas através de mensagens em grupos do aplicativo whatsapp, além disso, conversas que eram para ser mantidas em sigilo acabaram vazando e caiando na “rede”.  Uma dessas conversas que estava em vários grupos de mensagens chamou a atenção do titular deste blog, no qual foi feita uma matéria em torno dela, porém, a identidade e o número da pessoa que até aquele momento o blog não sabia de quem se tratava foram preservados, mostrando somente o conteúdo das conversas.

Motivos da Ação por Danos Morais.
Para a surpresa do titular deste blog dias depois da publicação, recebi via postal uma intimação da Comarca de São Luis Gonzaga do Maranhão ajuizada no último dia (19/07), para comparecer a uma audiência que foi realizada no dia (25/10). Ou seja, mês passado. 

De acordo com as alegações dos advogados de Ivan Sales, o Blog do Vanilson Rabelo, muito conhecido pelo trabalho jornalístico e pela grande audiência que tem em Bacabal e região, teria se aproveitou disso para publicar algo que atingiu a honra e a imagem de seu cliente. Ainda segundo os advogados, Ivan Sales sentiu-se fortemente ofendido pela publicação de uma suposta conversa entre ele com a primeira dama do município de São Luis Gonzaga “Dona Maria José”

Entretanto, vale lembrar aqui, que em momento algum foi citado o nome da primeira dama da cidade, onde simplesmente foram mostradas as prints que vazaram de uma conversa entre o seu cliente e uma mulher no qual ele chama de “Dona Maria”. Em razão dessas alegações e de outras, os advogados de Ivan Sales, requeriam que ao final fosse julgado procedente o pedido ora formulado, condenando o titular deste blog ao pagamento de um salário mínimo a Ivan Sales, além do pagamento de seus honorários e custas, já que seu cliente usou da gratuidade da Justiça, haja vista que o mesmo não possui rendimentos suficientes para custear as despesas processuais e honorárias advocatícios em detrimento de seu sustento e de sua família. Ai eu pergunto, se Ivan Sales não tem condições de pagar seus advogados por alegar ser pobre, como é que ele em grupos do mesmo whatsapp fica ostentando postando fotos de um carro e uma motocicleta? É vai saber...

Gostaria de dizer que o Blog do Vanilson Rabelo nunca fez, e nem irá fazer montagem de conversa alguma para ganhar audiência, tenho meu trabalho pautado na verdade e na ética do Jornalismo, sempre com respeito aos meus leitores.

Gostaria de agradecer ao advogado Dr. Bismarck Salazar, que lembrou bem uma frase da presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmem Lucia, defendendo a liberdade de imprensa, “A imprensa é livre e não é livre como um poder é livre até como uma exigência constitucional para se garantir o direito à liberdade de informar e do cidadão ser informado para exercer livremente a sua cidadania. A imprensa cumpre um dos papéis mais importantes que se tem no estado democrático: o de fiscalização e controle da sociedade pra, informando a sociedade, ser por ela fiscalizada no que a gente faz”.


Redação/Vanilson Rabelo.