Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Bacabal alcança a meta de vacinação 2018



Gestores públicos terão até 15 dias para informar ao Ministério da Saúde quantas doses da vacina contra o sarampo e contra a poliomielite foram aplicadas durante os quase 30 dias da campanha nacional.

Dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização indicam que mais de 19 milhões de crianças com idade entre 1 ano e menos de 5 anos foram imunizadas. O número coloca a média nacional em 86%.

De acordo com o ministério, até o momento, seis estados atingiram a meta de imunizar 95% do público-alvo: Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá e Sergipe. O índice é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como estratégia para manter ambas as doenças erradicadas no Brasil.

O município de Bacabal alcançou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para esta Campanha Nacional de Vacinação, antes do prazo estabelecido, dia 31 de agosto.
Para que isso acontecesse o secretário municipal de saúde, farmacêutico bioquímico Silas Duarte de Oliveira, destaca o total apoio da gestão municipal, dado pelo prefeito Edvan Brandão (PSC), além de enaltecer o fecundo trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde da sua secretaria, exaltando o esforço de cada servidor envolvido no processo durante os 30 dias da campanha.

Apesar da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo ter sido encerrada dia 31 de agosto, o Ministério da Saúde orientou estados e municípios com cobertura vacinal abaixo da meta a abrir seus postos de saúde, prorrogando a vacinação por mais 15 dias.

Por meio de nota, o ministério informou ainda que vai avaliar, com estados e municípios, qual será o próximo passo de mobilização para aumentar coberturas vacinais em todo o país.

O Maranhão é um dos sete estados que conseguiu vacinar pelo menos 95% do público-alvo

Os estados que atingiram a meta de vacinação são Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo, Sergipe e Maranhão.

O Rio de Janeiro continua com o menor índice de vacinação, seguido por Roraima, Pará, Piauí, Distrito Federal, Acre, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte e Amazonas.

Em todo o país, foram aplicadas mais de 19,7 milhões de doses das vacinas (cerca de 9,8 milhões de cada).

Com informações da Agência Brasil.