Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Centro de Especialidades Dr. Coelho Dias passa por reforma em sua estrutura física e amplia atendimento: 7008 procedimentos foram realizados no mês de agosto


O pouco tempo de serviço a frente do Centro de Especialidades Dr. Coelho Dias, que tem como diretora a enfermeira Aline Soido, não foi motivo para que uma mudança positiva e significativa não viesse a acontecer. Mudança, que só foi possível, graças ao apoio do secretário municipal de saúde, farmacêutico-bioquímico Silas Duarte de Oliveira, e da participativa gestão implantada no município pelo prefeito de Bacabal, Edvan Brandão (PSC).

Esse trabalho, feito com afinco e dedicação, resultou em um novo modelo de tratamento e atendimento, mais humanizado e mais digno para todos os munícipes que precisam de uma consulta com um médico especialista, e permitiu que 7008 procedimentos fossem realizados, no mês de Agosto, no Centro de Especialidades Dr. Coelho Dias.



Recentemente, mais seis médicos foram contratados. No total, são 17 especialidades médicas: clínica geral, neurologia, coloproctologia, cirurgia vascular, pediatra, oftalmologia, ginecologia e obstetrícia, cardiologia, ortopedia, urologia, fonoaudiologia, cirurgia geral, cirurgia infantil, dermatologia, otorrinolaringologia, assistência social e nutrição, além de atendimento ambulatorial para portadores de hanseníase, com o acompanhamento de  enfermeiros, em um time de 32 profissionais atendendo a população em sistema rotativo.

Alguns exames que só eram realizados de forma particular já estão sendo realizados pelo SUS, dentre eles mamografia, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa, holter, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, raio X e teste ergométrico.

Antes os bacabalenses tinham quer ir pra São Luis. Agora o prefeito Edvan fechou parceria com clínicas Maurício Carvalho, Cuidar e Santa Rafaela, todas de Bacabal, permitindo que, tanto a população quanto os empresários da cidade, sejam beneficiados. O Laboratório do município também já está funcionando perfeitamente. Exames de sangue já estão sendo realizados todos os dias, inclusive exames hormonais, que não eram realizados na cidade.

Outro grande avanço foi o fim do problema crônico das filas noturnas para marcação de consultas e exames, uma verdadeira humilhação para quem já estava com problemas de saúde, que precisava dormir na calçada para tentar agendar um procedimento. Isso ficou no passado. Hoje a marcação de consultas e exames, no Centro Coelho Dias, pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas e 30 minutos, sem intervalo para o almoço.

Quem chega ao Centro de Especialidades nota a mudança. Desde o estacionamento até o atendimento médico. Uma equipe bem preparada e organizada agiliza as marcações. Um ambiente limpo e confortável dá mais segurança para os pacientes.

Outro grande avanço no Centro de Especialidades foi o retorno da Farmácia básica, desativada na gestão passada, que destina medicamentos a atenção básica de saúde, na rede SUS, a nível ambulatorial, nos serviços que dispõem de médicos, para a sua adequada prescrição.

O ambiente que outrora contava com salas ociosas, repleta de materiais e equipamentos em desuso. Esse ambiente recebeu nova pintura e foi ampliado. Um crescimento visível e digno de uma gestão comprometida.

 Felizes também estão os mototaxistas, que agora, tiveram atendido um pedido que vinha sendo feito há mais de 18 anos: a construção de um espaço que lhes permite conforto e segurança no exercício de suas funções.

Com informações do Blog do Wanderson Ricardo