Páginas

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa palestra sobre o Estatuto do Idoso



Fazer uma abordagem temática e esclarecedora sobre o estatuto do idoso, Lei 10741/03, foi o objetivo da comissão do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMI) na manhã desta quinta-feira, 20, em uma reunião no auditório do Centro de Convivência Social (CCS), de Bacabal.

Com o tema Estatuto do Idoso – Sua aplicação após 15 anos de vigência, a advogada Ana Carolina realizou uma palestra analisando os principais pontos do estatuto, atualizando os presentes sobre as recentes alterações na Lei, como por exemplo: o atendimento preferencial especial para pessoas com mais de 80 anos. Ela citou também as garantias sobre plano de saúde, transporte interestadual e assistência social, dentre outros.

O coordenador da Casa dos Conselhos de Bacabal, José Antônio, explicou que o (CMI), promoveu essa atividade como sendo a primeira ação da recente e reestruturada comissão de conselheiros para o biênio 2018/2020. Ele também exaltou a importância do tema abordado. “Estamos trazendo conhecimento para capacitar todos os nossos idosos. Hoje exclusivamente tratando do estatuto do idoso. Garantia dos direitos que os idosos precisam conhecer, para trazer melhorias na qualidade de vida deles.





Líder comunitária do Bairro Setúbal, a senhora Das Neves parabenizou a iniciativa. “Pra mim é muito gratificante participar desta reunião representando a minha comunidade. Aqui é que nós vamos discutir sobre os nossos direitos.”

Mariângela Oliveira, coordenadora administrativa do (CCS) disse que quanto ao estatuto, muitos idosos “não tem conhecimento do direto deles e nós estamos aqui para ajudar a esclarecer”, disse.

“São muitos diretos que nós devemos correr atrás”, exclamou a aposentada Antônia Lisboa, residente na Vila Coelho Dias. Ela também falou que o conhecimento adquirido na reunião, levará adiante para informar outras pessoas. “Como líder da pastoral do Idoso, preciso conhecer para repassar para os meus idosos”, finalizou.

Assessoria/Prefeitura Municipal de Bacabal.