Páginas

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Roberto Costa usa tribuna para anunciar o translado dos restos mortais do 1º Bispo de Bacabal em comemoração ao Jubileu de 50 anos da diocese do município



O deputado estadual Roberto Costa (MDB) usou a tribuna na sessão, desta terça-feira (11), para anunciar um grande marco na Igreja Católica de Bacabal: depois de mais de dez anos após sua morte, o 1º bispo de Bacabal (MA), Dom Frei Pascásio Rettler, voltará para à sua diocese, no dia 15 de setembro. O evento marca  a comemoração ao jubileu de  50 anos da diocese de Bacabal.

Atendendo as regras estabelecidas pela Igreja Católica e um pedido de Dom Belizário, os restos mortais do religioso farão o translado no sábado (15) para a Igreja Porta Aberta, sede Episcopal do Bispo Diocesano de Bacabal.

A cerimônia, rara na história da Igreja, envolverá autoridades religiosas, desde a exumação em Sorocaba (SP), onde atualmente encontra-se o túmulo de Dom Pascásio, até Bacabal.

O  bispo de Bacabal, Dom Armando, ressaltou a grande contribuição do primeiro bispo, Dom Frei Pascásio para a diocese. “Dom Pascásio reorganizou e estruturou a diocese de Bacabal, trouxe uma identidade. A sua principal missão foi de evangelizar, se preocupou com a catequize da igreja, anunciou o evangelho. Esse momento é importante para nós, pois traz todo esse resgate da história da diocese de Bacabal”, ressaltou. 

O deputado Roberto Costa destacou a importância desse momento. “Para a comunidade católica é um incentivo maior para que a luta cristã continue na nossa cidade de Bacabal e que sirva de incentivo, a história de Dom Pascásio, para toda a comunidade do Maranhão. Uma luta dedicada ao próximo e sempre em defesa dos direitos dos menos favorecidos. E é com muita alegria que fazemos essa homenagem hoje, nesta tribuna, em nome de todo o povo da nossa cidade, da nossa querida Bacabal”.

Em Bacabal, a expectativa para receber o corpo do primeiro bispo é grande. No dia 15 de setembro às 16h, a comunidade católica da cidade irá acolher os restos mortais de Dom Frei Pascásio Rettler na Sé Catedral de Bacabal, e depois percorrer as principais ruas da cidade, chegando à Praça da Igreja Matriz São Francisco das Chagas, onde será celebrada uma missa solene  dentro do Festejo de São Francisco das Chagas. O bispo do Xingu no Pará, Dom João presidirá a Eucaristia, ao lado do bispo diocesano Dom Armando e por demais padres e diáconos da cidade.

Dom Frei Pascásio Rettler nasceu em 26 de janeiro de 1915, na Alemanha. Seus pais o deram uma educação cristã sólida, em que descobriu sua vocação para a Vida Religiosa Franciscana. Em 03 de maio de 1935 desembarcou no Brasil para continuar os estudos no Seminário. Dom Pascásio foi nomeado pelo Papa Paulo VI, na Alemanha. Aos 89 anos de idade, Dom Frei Pascásio Rettler faleceu em Sorocaba, no dia 16 de setembro de 2004.

Assessoria/Dep. Roberto Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.