Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Mais de 100 toneladas de arroz e milho são entregues batidas para agricultores de Bacabal



A Prefeitura de Bacabal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, fez a bateção de 93.640 quilos de arroz e 12.790 quilos de milho e os entregou no ponto para serem comercializados pelos agricultores de vários povoados bacabalenses.

A bateção é um procedimento para limpeza tanto do arroz quanto do milho.  No caso do arroz é descartada palha e os cachos  ficando os grãos livres de impurezas.  No caso do milho, é retirada a palha e resta a espiga sem impurezas.  O incentivo da Secretaria de Agricultura é oferecer maquinário e pessoal para a bateção, como explica o secretário de Agricultura Inaldo Nascimento: “Se não fosse essa assistência da Administração de Bacabal, os nossos agricultores estariam penando e tendo que fazer a bateção ainda no sistema do jirau de madeira”.




Foram beneficiados agricultores dos povoados Boa Vista da Taba, Alto Alegre do Acelino, e povoado Bomba.  A produção foi colhida pelos agricultores no sistema manual e depois de submetida à bateção é devolvida a eles para comercializarem livremente, tendo em mãos um produto com valor de mercado e sem que tenham tido nenhuma despesa nesse processo.  Se tivessem que pagar pelo serviço, os agricultores gastariam uma fortuna. O preço para  a bateção de um saco é de R$ 7,00 se multiplicarmos pelos 2.295 sacos de arroz e milho batidos pela secretaria de Agricultura, temos o valor de 16 mil e 65 reais.




Povoados contemplados pela ação

No povoado Boa Vista da Taba, foram batidos 495 sacos de arroz e 130 sacos de milho, o que equivale a 22 toneladas 275 quilos de arroz e 7 toneladas e 800 quilos de milho.  No povoado Bomba a produção de arroz batida foi de 114 sacos de arroz o que equivale a 5 toneladas e 150 quilos.  A maior produção foi em Alto Alegre do Acelino, onde foram batidos 1.300 sacos de arroz o que equivale a 58 toneladas e 500 quilos, além de 63 sacos de milho o correspondente a 3 toneladas 780 quilos. Em Lagoa Perto, a produção beneficiada foi de 100 quilos de arroz. No povoado Luziana foram batidos 73 sacos de arroz e 20 sacos de milho, o equivalente a 4 toneladas 485  quilos.

Assessoria/Prefeitura Municipal de Bacabal.