Páginas

quinta-feira, 1 de abril de 2021

SEMANA SANTA; Tradições há anos esquecidas, mas, não em todos os lugares...


Quando eu era criança, nessa época de Semana Santa, eu, e meus amigos de infância, do meu querido Bairro Setúbal, (não irei citar nomes para não esquecer todos), pois éramos muitos. Faltávamos passar mal, de tanto comer bolo, e eram bolos de todos os sabores, além de canjica, uma bela canjica, preparada pela minha madrinha, Dona Raimunda...

Há! como era bom. Naquele época, tinha uma regra, não se poderia varrer a casa por uma semana (creio que era uma, se não for, perdoem-me), e se varresse, não poderia juntar o lixo, água só se fosse do pote (geladeira era coisa de rico), rsrs, que ficava em cima das tão famosas "bileiras", e uma das melhoras regras, nós crianças, não poderíamos levar uma "taca" de nossos pais! (risos), mesmo que aprontássemos muito. 

Vejo que isso mudou muito, claro (vivemos numa pandemia atualmente), porém, antes dela, não se via mais vizinhos, se reunindo, e fazendo as famosas maratonas, se revezando, indo na casa dos outros vizinhos, e comendo tortas, tortas de sabores diferenciados, ou seja, aos poucos, a tradição está indo embora, deve ser a tecnologia, onde as pessoas acabam trocando um bom e tradicional bate papo pessoalmente, pelo tecnológico. 

Um dos poucos bairros de Bacabal, que ainda guarda essa tradição é o bairro Setúbal, onde tenho minhas raízes de infância. Claro, esse ano deve ser bem diferente... 

Boa tarde a todos. forte abraço, do amigo de sempre

Vanilson Rabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.