Páginas

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Edvan Brandão e Roberto Costa se reúnem com o poder judiciário para a emissão de certidão de nascimento gratuita



O deputado estadual Roberto Costa (MDB), o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, o prefeito de Bacabal, Edvan Brandão e o procurador do município Walber Neto participaram de uma audiência para tratar sobre a instalação de um posto avançado de registro civil. A medida está de acordo com o Provimento N° 18/2018, da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), que determina que os municípios do Maranhão onde exista estabelecimento de saúde que realize a partir de 300 partos por ano devem possuir postos avançados de registro civil, a fim de oportunizar a expedição da certidão de nascimento a todas as crianças até a alta hospitalar.

O deputado Roberto Costa ressaltou que apoia a medida da CGJ-MA e destacou a importância da certidão de nascimento.

Nós apoiamos essa medida e estamos juntos com o Poder Judiciário para que recém-nascidos tenha o  princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, isso vai ocorrer, a partir do registro de nascimento,  direito fundamental de todos os cidadãos e a todos os maranhenses. Estamos atentos a esta medida e sei que o prefeito Edvan Brandão, que é sensível a causa,  não medirá esforços para trazer a dignidade ao povo bacabalense, junto com o Poder Judiciário”.

O prefeito Edvan Brandão garantiu toda a estrutura para a instalação do Posto Avançado de Registro.

Sabemos que no Maranhão há várias famílias que vivem no anonimato, pela falta da certidão de nascimento, um direito básico, que vai permitir o reconhecimento como  cidadão e sujeito de direitos. Então,  vamos conceder toda a estrutura computador, sala,  para que as pessoas tenham acesso a este principio básico e tão importante aos maranhenses e ao meu povo de Bacabal”.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2015, 22,7% da população maranhense não possuía o Registro Civil de Nascimento (RCN), o que corresponde, à época, a mais de 1 milhão e meio de pessoas sem o direito fundamental à cidadania e acesso a outros direitos, e que, por isso, estavam em situação de sub-registro.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, ressalta que a medida objetiva principalmente reduzir os índices de sub-registro no estado do Maranhão, enquanto uma necessidade urgente e uma das prioridades de sua gestão à frente da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA).

A medida também considerou o Compromisso Nacional pela Erradicação do Sub-Registro (Decreto Nº 6.289/2010) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece o princípio da proteção integral e da prioridade absoluta de efetivação dos direitos das crianças e adolescentes, entre os quais se encontra inserido o direito ao registro civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.