Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2016

Programa Negócio Certo Rural chega a Bacabal

A primeira etapa do programa é a realização do seminário de sensibilização, que serve para os produtores conhecerem melhor a metodologia aplicada. Em Bacabal, aproximadamente 100 empreendedores do campo participaram do seminário.
Gerente Regional do Sebrae em Bacabal, Graça Fernandes, destaca a importância da participação do empreendedor do campo no Programa Negócio Certo Rural. 

O empreendedor do campo Raimundo Ribeiro, possui uma pequena propriedade em Bacabal há mais de 30 anos, mas confessa que a sua maior dificuldade ainda é controlar financeiramente o seu negócio. “Nós produtores rurais não temos o hábito de colocar no papel as nossas despesas e ganhos, em um ano como esse que estamos enfrentando, onde tivemos uma despesa enorme para produzir, isso é muito arriscado. Então, quando a gente aprender a controlar com eficiência nossas finanças, vamos começar a colher o lucro em nossas propriedades de maneira real” enfatizou Ribeiro.

Raimundo é um dos produtores rurais que irá participar da turma do programa Negócio Certo Rural em Bacabal, prevista para iniciar ainda neste mês de julho. Ele esteve presente no seminário de sensibilização do programa que ocorreu no auditório do escritório do Sebrae em Bacabal, na última semana de junho.

O seminário de sensibilização, que serve para os produtores conhecerem melhor o programa e a sua metodologia contou com a participação de aproximadamente 100 empreendedores do campo, vindos de diversos povoados da zona rural do município.

Para a supervisora do Senar, Agriciomar Veloso, o momento da sensibilização dos produtores é muito importante, pois é nesse momento que eles de fato podem conhecer melhor o funcionamento do programa. “O seminário de sensibilização tem uma importância muito grande dentro do programa, pois os produtores rurais precisam conhecer a ferramenta de capacitação da qual eles irão participar. Uma vez feita essa apresentação formal para eles a gente percebe que existe um envolvimento maior e um desejo maior de participar”, frisou Veloso.

O programa Negócio Certo Rural é 100% gratuito e participando dele, os produtores aprendem técnicas importante de planejamento e gestão, que melhoram a lucratividade de suas pequenas propriedades. A metodologia do programa assegura que as técnicas repassadas sejam devidamente aplicadas, uma vez que além da capacitação em sala de aula, os empreendedores recebem uma consultoria especializada em suas propriedades.

“A preocupação do Sebrae com a sustentabilidade econômica e em diversos aspectos do pequeno empreendimento do campo é muito grande. Temos um compromisso de ajudar esses empreendedores rurais e é para isso que estamos trazendo para nossa região, o Negócio Certo Rural, esperamos de verdade que os produtores participem e acima de tudo apliquem em suas propriedades aquilo que irão aprender em sala de aula”, destacou a Gerente Regional do Sebrae em Bacabal, Graça Fernandes.

NA REGIÃO
A região do Médio Mearim está recebendo o programa Negócio Certo Rural, uma parceria do Sebrae com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Em Bacabal, também participam como parceiros a prefeitura de Bacabal, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente.

Turmas do NCR já estão em andamento nas cidades de Bom Lugar, Paulo Ramos, Lago Verde e Olho D’água das Cunhãs e a previsão é de que ainda no mês de julho comecem as turmas de Vitorino Freire e Bacabal.

Lucas Santos
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Bacabal – Ma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.