Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

SÃO LUÍS GONZAGA-MA: Caos na educação, saúde; saneamento básico; cidade abandonada, pesquisa com erros grotescos e o prefeito Dr. Júnior perdido e desanimado...

Prefeito Dr. Júnior.
O município de São Luís Gonzaga do Maranhão está abandonado, além do prefeito Dr. Júnior, meia dúzia de gatos pingados afirmam categoricamente que  a culpa é da crise, discurso diferente do ano de 2016, quando a atual gestão, na época de campanha, dizia que o governo não realizava os trabalhos porque não queria, já que tinha verba no caixa.

Dr. Júnior e seu séquito de governo, focam no discurso de crise, mas, não procuram tomar as providências.

Ao contrário do que pinta a fraca assessoria de comunicação, a cidade está realmente abandonada, sem rumo, e nada tem funcionado como deveria funcionar, um cidade com mais de 100 anos. Não é só condições, é erro de gestão, falta de planejamento e improvisação. 

Saúde.

Outro problema grave em São Luís Gonzaga do Maranhão, é a falta de sensibilidade do poder público em relação às pessoas que precisam de atendimento médico. Exemplo claro, é as unidade de saúde que não funcionam.

Além dos Postos de Saúde sem o básico para atender a população, outro ponto crítico é o atendimento as mulheres que procuram o hospital municipal, no momento do trabalho de parto, material para fazer os procedimentos cirúrgicos de cesariana não tem, ponto muito reclamado, principalmente pelo médico, sendo obrigado encaminhar as pacientes para Bacabal.

A falta de planejamento é tão grande que, até uma campanha de vacinação de animais, foi um fracasso total; prova disso foi que, a campanha no município que tinha como objetivo vacinar pelo menos, 80% de cães e gatos, não ultrapassou os 10%, uma moradora chegou a relatar que em frente ao Centro de Saúde, ela contou 6 cães e 1 gato, totalizando apenas 7 animais vacinados.

Caos na educação.

O setor da educação municipal, assim como os demais setores é outra negação e tem causados transtornos em alunos, corpo docente e principalmente nos pais de alunos, no povoado Marajá 1, o relato de pais e mães, é de que na escola teria sido realizado apenas o início de que seria uma reforma, entretanto, nunca concluíram, os banheiros também estão na mesma situação, por conta disso, crianças se veem obrigadas as fazer suas necessidades em uma área de mato, a sala não tem cadeiras para todas as crianças e algumas são obrigadas a sentarem no chão, além dos ventiladores que são poucos e ainda não funcionam. É dessa forma que o governo Dr. Júnior tem tratado a educação de São Luís Gonzaga do Maranhão, enquanto apenas maquiam na sede, a realidade nos povoados é triste.

Saneamento.

Saneamento básico de qualidade, é outro ponto em que a gestão de Dr. Júnior tem feito pouco caso para solucionar os problemas. Não diferente dos demais setores do governo, o problema é visto e sentido de perto por moradores do povoado Duas Irmãs.

Na comunidade, o poço de abastecimento no local apresenta problemas há um bom tempo, isso, de acordo com moradores por falta de manutenção, a caixa d'água está sem a tampa, e a reclamação de moradores é que através das torneiras, a pouca água que tem, ainda é poluída por bactérias e fungos, o que pode trazer complicações de saúde.

Do jeito que está, caos em todos os setores, o prefeito Dr. Júnior ainda pensa em reeleição, mas, esqueceu de consultar o povo Gonzaguense antes, que, não estão nada satisfeitos com os graves problemas sentidos na pele.

Sobre a pesquisa pra lá de suspeita e com erros; clique (aqui) e saiba mais na reportagem de Valdemir Oliveira.


Redação/Vanilson Rabelo.