Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Jornalismo Investigativo



No jornalismo investigativo (uma área de especialização do jornalismo), o jornalista tem como função a investigação de assuntos de relevância para o público, mais cujos fatos não são do conhecimento geral. Normalmente o jornalismo investigativo requer bastante tempo para apurar os fatos, e como pode tratar temas delicados como corrupção, pedofilia, etc., é uma área que pode pôr em risco a própria vida do jornalista.

Se qualquer pessoa fazer uma pesquisa no Google sobre definição de jornalismo vai encontrar o seguinte:

   1. Atividade profissional que visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente ao grande público, ou a segmentos dele, informações da atualidade, utilizando veículos de comunicação (jornal, revista, rádio, televisão etc.), para difundi-las.


    2. Conjunto dos jornais ou dos jornalistas; imprensa.


Infelizmente isso não é o que vem acontecendo em Bacabal, em alguns programas de televisão (claro não em todas as emissoras locais, que em sua grande maioria é formada de grandes profissionais, desde a recepcionista até o apresentador de TV), pois bem, alguns que se dizem “jornalistas” estão usando de Factoides (fato ou notícia forjada com o intuito de atrair a atenção da opinião pública), para tentar de forma baixa conseguir audiência, mas porque será isso? será se não tem capacidade através de meios sérios conseguir assim a tão sonhada audiência?.

Infelizmente alguns meios de comunicação (Programas de TV), usam assuntos que não são de mínimo interesse para a sociedade, inclusive levando ao conhecimento do grande público (telespectadores), ou até mesmo leitores da redes sociais, assuntos da vida pessoal. O certo mesmo é que infelizmente o jornalismo de Bacabal (volto a repetir não em todas as emissoras), são poucos os profissionais que fazem corretamente, porém em outras “partes” o que mas se ver são baixarias e isso tudo com o "apoio" da direção. Que nada diz e que fica de braços cruzados vendo o "circo pegar fogo".

Redação/Vanilson Rabelo     


Um comentário:

  1. Isto, por quer as emissoras são de políticos e a maioria do jornalistas pago com dinheiro publico também e bancado por políticos, ai fode... as informações,feita de qual quer jeito.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.