Nos últimos dias tem sido registrado um aumento significativo de queimadas em áreas de mata e em lixos domésticos despejados em terrenos baldios, próximo e nas áreas dentro do Residencial Terra do Sol, considerado um dos maiores bairros do município.
Essas queimadas são, sem dúvida nenhuma, um alto risco para a saúde dos moradores, isso, porque a fumaça oriunda dos incêndios contém elementos tóxicos que agravam as doenças respiratórias.
Como se não fosse o bastante os moradores enfrentarem outro grave problema que tem causado medo a milhões de brasileiros, a pandemia do novo coronavírus, agora, o advento das queimadas, tem agravado ainda mais essa crise, isso, porque as pessoas ficam literalmente sem ar, dentro de suas próprias residências, causando um dano ainda maior, à crianças, idosos, e, principalmente, pessoas com problemas cardíacos, claro, além de agredir moradores de outras faixa-etárias, mesmo que essas sejam saudáveis.
A fumaça inalada nas últimas semanas, tem feito crescer a procura por serviços de saúde, se fizermos uma breve análise desse problema, o temos como resultado ainda mais delicado, se levarmos em consideração a pandemia.
Seria de grande importância a prefeitura municipal de Bacabal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e setor da Defesa Civil; alertar, e conscientizar as pessoas que ateiam fogo nesse locais. Já que se enquadra no crime ambiental urbano.
Porém, mesmo a prefeitura fazendo a parte dela, seria de grande relevância também, alguns poucos moradores, terem a educação, e evitarem de queimar lotes e lixos domésticos, praticado como meio de dar fim a lixos em terrenos baldios. O que, além de causar danos à saúde pública com fumaça, provoca também risco de incêndio em proporções ainda maiores, destrói a vegetação e pode causar a morte de animais.
É necessário por parte do poder público, e nisso entra também os representantes do povo, Câmara Municipal de Vereadores, que busquem coibir essa prática criminosa.
Redação/Vanilson Rabelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.