Páginas

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

MARANHÃO: Prefeito envolvido em compra de emendas parlamentares declara emergência...

Formosa da Serra Negra é o primeiro município maranhense a decretar situação de emergência. Prefeito diz que compra emendas de deputado federal a 10%.

Formosa da Serra Negra é o primeiro município maranhense a decretar situação de emergência devido às chuvas intensas que atingem o estado, segundo informou a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros do Maranhão.

Até esta quarta-feira (28), 73 famílias estão desalojadas ou desabrigadas por conta dos temporais no Maranhão. Ao todo, pelo menos 200 foram afetadas pelas chuvas de alguma maneira.

Compra de emendas.

Em pelo menos três áudios atribuídos ao prefeito do município maranhense de Formosa da Serra Negra, Cirineu Rodrigues Costa, o gestor é gravado sem perceber e confidencia a uma pessoa da sua cidade participação em um esquema de compra de emendas parlamentares, fraude de licitação e desvio de recursos públicos por meio dos contratos da prefeitura.

O contexto dos áudios é uma conversa com um morador do município que Cirineu Costa promete “empregar” na prefeitura de Formosa da Serra Negra. O gestor explica detalhes sobre como está conseguindo emendas parlamentares para sua gestão e revela que está comprando os recursos públicos que deveriam ser destinados de forma voluntária para as prefeituras em benefício da população.

“Eu tô é comprando as emendas, entendeu? Aí em maio eu te boto [em um cargo na prefeitura]. Tu viu que eles vão estar lá, né, pra botar até o dia 15 de junho, as emendas, porque é pra não botar no período eleitoral. Aí entra esse dinheiro das emendas, aí nessa hora eu posso tá?!”, explica.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp 👉📲.

Ainda no mesmo o áudio, o prefeito diz que neste ano eleitoral, irá “empregar” cerca de 50 novas pessoas na área da Educação. “Agora, lá na Educação, como professor, ainda tem, eu vou botar uns 50, lá são meus. Eu fiz a matemática hoje, eu vim pra prefeitura para fazer essa matemática, pra saber quando dá pra botar”.

Em seguida, o chefe do Executivo de Formosa da Serra Negra diz que com o dinheiro de emendas parlamentares, ele irá fazer uma licitação e desviar os recursos da área da Saúde para gastar na campanha eleitoral.

“E vai arrumar um milhão também. Quer dizer, isso é para pagar remédio, funcionários, essas coisas de Saúde, esse especial, não, aí vou fazer uma obra, mas aí eu caço um meio de fazer uma licitação para tirar um pouquinho para ajudar na campanha, para essas coisas, entendeu? ”, confessa o prefeito durante o diálogo.

Ainda conforme relata no áudio, Cirineu Costa diz que está comprando emendas de deputados federais do Maranhão. “É porque eu estou comprando, do Rubem Júnior [deputado federal] não é, mas dos outros [deputados federais] é, 10%, é isso que eu tenho que dar. E é o melhor recurso que tem, que é a transparência especial, que é um PIX.” Afirma.

O prefeito diz também que a prefeitura de Formosa da Serra Negra irá receber R$ 2,5 milhões de emendas do deputado federal Márcio Honaiser, do PDT, que desse dinheiro, R$ 1,5 milhão é de forma voluntária e outros R$ 1 milhão é comprado a 10% por ele.

“Ele vai me dar 2,5 milhões todo ano, quer dizer, ele vai dar R$ 1,5 milhão todo ano, mas aí eu vou comprar 1 milhão, a 10%. Pois é, ele vai dar, me chamou, eu cheguei de São Luís de noite.” Revela o gestor.


Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp 👉📲.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.