Páginas

terça-feira, 20 de julho de 2021

Em Bom Lugar; Secretaria Municipal de Educação reúne equipes diretivas para debater Educação em Tempo Integral...


Todo planejamento logístico da secretaria de Educação se debruça na realidade atual e perspectiva da volta às aulas presenciais

A secretaria de Educação de Bom Lugar reuniu na manhã desta segunda-feira 19, gestores e discute sobre a Educação em Tempo Integral.

O encontro, que ocorreu no auditório da SEMED, serviu para repassar orientações, conversar sobre os desafios e viabilizar soluções adequáveis à realidade do Município ainda nesse tempo em de pandemia. Foram tratados os esclarecimentos sobre as grades curriculares, o regimento, calendário, alimentação, gestão financeira, conflitos e planejamento. A subsecretária Lucineide Moura palestrou o encontro, Discutindo os últimos ajustes antes do início das aulas presenciais ou modo Híbrido, previsto para o mês de agosto.

VANTAGENS DO MODELO INTEGRAL.

Aumento do rendimento escolar: com mais tempo no ambiente escolar, o estudante tem a possibilidade de ampliar os seus conhecimentos com atividades extracurriculares, tirando dúvidas com professores e sendo acompanhado de perto pelos profissionais.

Facilita a rotina de trabalho dos pais: uma grande preocupação dos pais é como as crianças ficarão no período em que estão no trabalho. Com a escola em tempo integral, há mais liberdade para a vida profissional, pois o aluno está em um ambiente propício ao seu desenvolvimento. 

Favorece as atividades extracurriculares: no ensino integral as crianças já estão na instituição e são incentivadas a participar ativamente das atividades disponibilizadas. Estas ações são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e cultural dos alunos.

Orientação nutricional: é essencial que as escolas que adotam o modelo integral tenham um acompanhamento nutricional para os alunos. Dessa forma, há um cuidado maior com a alimentação, proporcionando diversos benefícios para a saúde dos pequenos.

Conflitos na relação família-escola: é uma situação recorrente os pais acreditarem que a escola é a única responsável pela educação dos seus filhos. No caso do ensino integral este sentimento pode ser potencializado devido ao fato das crianças passarem um período maior no ambiente escolar. Por isso é importante que a relação família-escola seja cuidada ao longo de todo o processo de desenvolvimento do aluno, e os papeis de ambos estejam bem estabelecidos.






Assessoria/Prefeitura de Bom Lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.