Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

OPERAÇÃO BUG DATA :Polícia Civil prende suspeitos de ataques hackers no Maranhão e Rio Grande do Sul...


No último sábado(5), a Polícia Civil do Maranhão em um trabalho conjunto com a Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias Rio Grande do Sul, deflagraram uma ação policial batizada de “Operação Bug Data” que resultou no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva, e dois mandados de busca e apreensão contra dois homens investigados pelos crimes de extorsão, invasão de dispositivo informático, interrupção e perturbação de serviço informático e temático e associação criminosa. De forma simultânea, os alvos foram presos nas cidades de Imperatriz, no Maranhão e em Bagé, no Rio Grande do Sul.

Segundo o Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC), foi instaurado procedimento policial a partir da notícia de que um provedor de internet na cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, foi atacado com o objetivo tornar o serviço indisponível ao sobrecarregar a largura banda do servidor ou fazendo uso dos seus recursos até que estes se esgotem.
Ainda segundo com as investigações , durante o ataque DDoS, que significa “Distributed Denial of Service” ou “Negação de serviço distribuída, diversas solicitações são enviadas simultaneamente e a intensidade do ataque tornará o serviço instável ou indisponível, deixando milhares de usuários daquele provedor de conexão sem acesso ao serviço, podendo ocasionar severos prejuízos financeiros e até mesmo de saúde pública uma vez que prejudica o acesso a dados relevantes que só poderiam ser acessados através da internet.

Após o primeiro ataque, o criminoso exige valores para que cessem as investidas, fazendo com que os provedores de conexão acabem aceitando as exigências do atacante e depositem quantias nas contas fornecidas pelo criminoso, o qual, segundo informações advindas da investigação, transforme os pagamentos recebidos pelas vítimas em criptoativos.

Fonte: Polícia Civil do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.