Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Maura Jorge, a força do interior

Apesar de ainda estar longe para qualquer discussão em torno da sucessão estadual do governador Flávio Dino (PCdoB), a prefeita de Lago da Pedra Maura Jorge (PTN), é, sem dúvida a sensação do momento para disputar o pleito em 2018 pela oposição.


Depois do episódio em que foi covardemente desrespeitada por Flávio Dino em Lago da Pedra, cidade onde é prefeita, Maura ganhou força e o apoio de boa parte da classe política, além do respeito da população da capital e do interior pela coragem de ter enfrentado o governador na defesa de seu município. Para quem não lembra, em novembro de 2015, quando Flavio Dino esteve na cidade de Lago da Pedra para cumprir agenda de governo do estado, não permitiu que a prefeita Maura Jorge utilizasse o microfone para falar durante o evento em sua cidade, já que ela é a chefe legal do executivo daquele município e havia, inclusive, organizado uma festa para receber o governador do Maranhão. No entanto, mesmo assim, Dino foi arrogante e prepotente o suficiente para impedir que Maura falasse.

E o resultado não foi outro...
Maura Jorge utilizou um trio elétrico para rebater a falta de respeito do governador que desonrou e não levou em consideração a autoridade máxima ali posta pela população da cidade. Depois deste triste e infeliz deslize de Flavio Dino, o sentimento de que Maura Jorge pudesse ser candidata ao governo do estado em 2018 fluiu naturalmente e começou a ganhar corpo. Tanto que já incomoda até o palácio dos leões

O governo está tentando de todas as maneiras, lançar um candidato a prefeito pelo PCdoB na cidade onde Maura administra, a fim de tentar enfraquece-la futuramente. Lá, o candidato a sucessor da prefeita aponta em quase 40% nas pesquisas realizadas na cidade. O segundo colocado, o mesmo que os leões querem emplacar, não chega a 6% das intenções de votos. Mesmo assim há uma incansável tentativa de unir a oposição contra Maura na cidade.

Porém, não é o fato dela conseguir eleger seu sucessor que preocupa os leões ou quem quer que seja, mas as proporções que tem tomado a ideia de uma candidatura de Maura Jorge a governadora do Maranhão em 2018.  Blogs, rádios e TVs já a tem como provável concorrente de Flávio Dino, e com detalhe e diferencial que pode ameaçar a reeleição do comunista. Maura Jorge é simples, humilde, simpática, muito carismática e receptiva. Em outras palavras, ela agrega, atrai pessoas. Diferente do nosso governador.

Aos poucos a classe política do estado vai estudando a possibilidade e se aproximando aos poucos de Maura Jorge. Ela, inclusive, já viaja para diversos municípios para eventos do PTN, partido que preside no estado.

Isso já é um grande passo para se torna mais conhecida do que já é no Maranhão. Só para deixar claro, a prefeita de Lago da Pedra nunca se posicionou, confirmou, ou comunicou que pretende disputar o governo do estado em 2018. Muito pelo contrário... segundo ela, a prioridade agora é terminar honrosa o seu mandato de prefeita em Lago da Pedra, e trabalhar para eleger seu sucessor, e só depois discutir futuras eleições.

Entretanto, caso se concretize o desejo de milhares de maranhenses que acreditam nessa futura candidatura, Maura Jorge pode vir surpreendendo e com a força do interior.


Por Jefferson Calvet

Um comentário:

  1. Pelo meu conhecimento do cenário político no Maranhão, a escolha do grupo Sarney para candidatura a governo 2018 fica entre Maura Jorge e Sarney Filho. Um leva vantagem em relação ao outro. Sarney Filho é filho de Sarney ponto para ele, não tem aceitação popular na capital e nos interiores pelo estigma do seu sobrenome e desgastes de escândalos políticos em torno da sua família, falta-lhe carisma e contato com populares e classe política, é atualmente Ministro que agrega bastante no meio político. Maura Jorge tem boa aceitação e fácil entrada nos interiores maranhenses, tem saudável relacão com todos os prefeitos e os deputados mais antigos, tem um carisma e exponteineidade que conta-lhe ao seu favor, é atualmente a presidente do ptn no estado que dar-lhe mais prestígio para interagir no meio político, tem um discurso forte, atrativo e que passa credibilidade. . Essa aposta em 2018 tem que ser algo muito bem articulado, um risco calculado, mesmo o atual Governador Flavio Dino está caindo cada dia mais nas pesquisas , inviabilizando uma reeleição.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.