Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

EDITORIAL: Estão querendo colocar a população contra a Polícia Militar de Bacabal? É óbvio que fatos isolados não podem respingar em toda a corporação...



Antes, destaco que o Serviço de Inteligência do 15º BPM já foi responsável por mais de 60% das soluções de crimes em Bacabal.

INTRODUÇÃO.

Olá leitores (as) do Blog do Vanilson Rabelo, obrigado por mais uma vez acessar  e nos acompanhar em um novo editorial deste veículo de comunicação. Todos vocês sabem que aqui, temos como base; a verdade dos fatos, sempre levando de forma coerente e totalmente imparcial a notícia, por inteira, como ela tem que ser. Já adianto, um editorial é longo, e portanto, nem todos tem a paciência de ler até o final, mas, para entender, é preciso.

Para aqueles que pensavam que eu não iria escrever sobre o caso, explico, antes de se publicar algo, ainda mais no campo do jornalismo policial, é importante que se examine exaustivamente todos os detalhes. Lembro aos nossos milhares de leitores (as) que este editorial/artigo, representa tão somente a minha opinião, como formador dela, você não é obrigado (a), a concordar; o que eu entendo e respeito.

Porém, explico que o conteúdo que se seguirá abaixo; não tem como intenção defender os policiais já citados  pelo Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Dr. Jefferson Portela, e, em reportagens da TV,  muito menos, eximi-los de quaisquer culpa que venham ter, caso comprovada pela Justiça, ao fim das investigações e inquérito policial já instaurado

Como vocês já sabem sobre o caso, isso pelo que já foi mostrado na TV, vou direto ao ponto.

EPICENTRO DO EDITORIAL.

Como você deve ter ficado atento (a) ao título e subtítulo desse editorial, deixei claro já de início qual seria o epicentro em questão. Eu perguntei; "Estão querendo colocar a população contra a Polícia Militar de Bacabal"? E afirmo em seguida; "Fatos isolados não podem respingar em toda a corporação".

EXPLICO.

Desde que o 15º BPM implantou o Serviço de Inteligência em seu quadro operacional, (se não me engano na época do então ex-comandante Major Eriverton, se eu estiver errado alguém me corrija por gentileza), a maioria dos crimes ocorridos em Bacabal, cerca de 60%. Entre eles, assassinatos, roubos, furtos, tráfico de drogas, sempre foram solucionados com ações diretas realizadas pelo Serviço Velado, tirando de circulação, homicidas, traficantes, foragidos da Justiça, assaltantes de instituições bancárias e até mesmo Hacker. Algo positivo e de grande importância para a segurança da população bacabalense e consequentemente do Estado do Maranhão. 

VOLTANDO AO CASO.

Onde quero chegar? Bem, como disse mais cedo durante um bate papo entre alguns colegas jornalistas do grupo "Alvo Notícias", e agora transcrevo uma, das duas premissas que fazem parte do Art. 11° da (DUDH). A primeira delas diz; "Toda pessoa acusada de um ato delituoso presume-se inocente, até que a sua culpabilidade fique legalmente provada no decurso de um processo de acordo com a Lei, durante julgamento no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa".

FINALMENTE.

Na contramão do que diz a Lei, infelizmente, mais uma vez, alguns membros da imprensa de Bacabal, voltam a fazer o velho e já conhecido jornalismo sensacionalista, tocando o dedo na ferida de familiares que perderam um ente querido, e para isso, sem ética alguma, "vestem toga e usam do martelo imaginário", para enfim, decretar total acusação contra pessoas que, segundo a LEI, até que se prove o contrário; são inocentes e devem ser sim, tratadas como suspeitas no caso. Acompanhando um comentário de um apresentador televisivo, vi que essas afirmações sobre a autoria - ganharam corpo, voz e musculatura, nesses quatro dias de sensacionalismo midiático. Prova disso, vide as redes sociais, onde maioria dos comentários são em desfavor da Polícia Militar do 15º Batalhão. Ou seja, nós como profissionais de imprensa, e formadores de opiniões, se não observarmos o que falamos, ou escrevemos, acabamos transformando algo em uma bola de neve. O resultado óbvio é; por conta do envolvimento de cinco policiais militares em um caso totalmente isolado. Todo o 15º está sendo alvo de críticas injustas e totalmente destrutivas.

ENCERRO.

Encerro este editorial, lembrando mais uma vez, que as palavras escritas aqui, não tem como objetivo defender os policiais já citados pelas autoridades; muito menos eximi-los de quaisquer culpa, que venham ter, caso comprovada pela Justiça, ao fim das investigações.

Nesse caso lamentável, ninguém ganhou, todos perderam, principalmente a família da vítima Marquinhos, a qual o Blog do Vanilson Rabelo envia os nossos mais sinceros votos de pesar, e que Deus conforte seus corações. Por outro lado, pedimos como sociedade que, ao final das investigações, a  Justiça seja feita, e que os culpados, sejam eles  os policiais ou não, sejam punidos, dentro dos rigores da verdadeira Lei, como tem que ser. 

Lembre-se amigos (as), não fiquem sujeitos e reféns de uma programação que não alimenta mentes, e um sensacionalismo barato que de nada acrescenta em suas vidas. Pessoas ruins, existem em todos os segmentos, classes sociais, ou trabalhistas, o que não podemos é Generalizar. 

Obrigado a todos que acompanharam até aqui, agradeço de coração a cada um de vocês que sempre nos dão a honra de sua enorme audiência. Valeu e até a próxima.


Redação/Vanilson Rabelo.

5 comentários:

  1. Olá, nobre blogueiro e leitores!

    Quero iniciar este comentário com um elogio ao blog pela demonstração de profissionalismo e respeito ao leitor, quando se mostrou imparcial diante deste fato triste na nossa briosa PMMA, minha querida Babacal e relacionada aos nossos amigos policiais, em especial dois deles, os quais ombreei em curso e em missões.

    Achei interessante quando o Sr mencionou a DUDH, a qual foi criada no final e por causa de atrocidades da segunda guerra, mas se mostra tão atualizada como o jornal de hoje, e pode caracterizar a CF/88 na presunção da inocência, afinal "ninguém deve ser culpado antes de um julgamento justo e imparcial". E isso está acontecendo com os nossos policiais.

    Poucos lembram da bravura com que o policial arrisca a vida para cumprir sua missão, seja numa discussão família ou num assalto à banco; mas erguem a "clava forte" no primeiro erro cometido.

    Não vim aqui eximir aos colegas de alguma culpa,tampouco julgá-los, pq há órgão judicial para isso.

    Mas convenhamos...

    Um policial, acostumado a combater o crime, solucioná-lo através de vestígios, de falhas, pistas, filmagens, testemunhas, etc., teria a "inocência neófita" de pegar um suspeito na frente de multidão, câmeras, etc., e logo após executá-lo e abandoná-lo numa esquina qualquer?
    Na minha sã consciência, e 15 anos na segurança pública, nunca imaginaria que alguém experiente, acostumado no fogo, fizesse algo tão amador ou simplesmente "ter forjado" seu próprio bode expiatório.
    Será, meu amigo blogueiro, que não existe outrem interessado na morte do comerciante? A quem interessa sua morte? Qual benefício traz a morte daquele senhor? Queima de arquivo? Crimes ocultos que não podem vazar? Bens? Herança? Qual benefício tem a sua morte?
    É daí que chamo a sociedade e pergunto: que benefício teriam os policiais na morte do cidadão? Creio q nenhum.
    Mas fica esse questionamento pra as investigações, para a família, pra amigos e para a justiça.

    Sociedade bacabalense, não julgue ou crucifique seus heróis. A justiça virá. Mesmo diante dos fatos e do clamor social, creio na inocência deles, a qual será comprovada nas investigações. Os verdadeiros culpados aparecerão.

    À família enlutada desejo que Deus conforte seus corações.

    Às famílias dos policiais, tbm desejo que Deus mostre o melhor caminho para solucionar esse problema.

    À sociedade, peço temperança e paciência, que a justiça fará seu trabalho.

    Aos policiais de bacabal, Força & Honra sempre.

    J. Marques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. J. Marques,
      Qual a sua dúvida sobre esse caso? O rapaz foi colocado à força no carro da polícia e ao vivo. A polícia o devolveu a sua família? Não. O acharam sem vida, com marcas de tortura. E a outra pessoa, levado por os policiais, onde está? Isso é invenção, oh Marques? Sim a polícia faz bom trabalho à população, é o seu dever é paga por isso. Não é por fazer um bom trabalho que podem sair matando, um caso que seja. Não estou dizendo que o erro é da polícia, os policiais erraram e devem arcar com as consequências. Agora, os seus advogados juntamente com eles estão tramando as justificativas à justiça.

      Excluir
    2. Caro Anônimo, qts policiais pegam alguém na rua e devolvem no mesmo lugar? Esse "colocar à força" chamamos de uso moderado da força, q é usado qdo há resistência. E como coloquei, nenhuma pessoa sensata, inclusive policiais treinados, iria pegar alguém na frente de todos e logo em seguida executar essa pessoa. O (A) SR (A) FALA COM TANTA CERTEZA E CONVICÇÃO q parece ter visto o fato criminoso que ALGUÉM fez com o comerciante. Fico na minha parcialidade deixando que a polícia investigue e encontre o (os) culpado (os), e crendo veementemente na inocência dos policiais citados. Ser visto levado é uma coisa, e ser visto executando é outra. Afirmar esta colocação lhe põe como certeza de ter presenciado um fato criminoso, ou msm ter provas substanciais do crime, ao ponto q lhe solicito a se fazer presente a uma autoridade policial para que lhe dê sua declaração. Isto, se vc tiver, é muito importante para a solução do crime, e estará ajudando grandemente a sociedade e todos envolvidos. Cmo cidadãos, é obrigação nossa ajudar aos policiais no que for possível para o bem executar de suas missões. Abraço. J. Marques.

      Excluir
  2. Duas pessoas são levadas por policias, não se sabe para onde. Um é encontrado sem vida pelos amigos e familiares porque os ditos policias não deram conta dele e a outra pessoa até agora não se tem notícias. Porquê? Por ser pobre, sem membros importantes na família? Quem sabe o tamanho da dor de se ter um ente desaparecido, ainda da forma como desapareceu? Porquê quem o levou não diz onte o deixou? Será que se fosse abastado ainda estaria sumido. A polícia é a nossa segurança precisamos dela, o seu trabalho é imprescindível para a população, mas, ao cometer erros deve ser corrigido e os culpados pagar o seu erro.

    ResponderExcluir
  3. Agora entendo o silêncio dos blogs de notícias daqui sobre este caso.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.