Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2016

SEBRAE dá continuidade ao Projeto de Piscicultura

O trabalho de campo é realizado em quatro municípios da regional de Santa Inês: Nova Olinda, Zé Doca, Arari e Centro do Guilherme.



Durante esta semana, os consultores do Sebrae, José Américo e Gilcelio Leite,   realizam visitas de campo, em municípios atendidos pelo Projeto Piscicultura na regional de Santa Inês. A demanda é continuidade do trabalho que está em desenvolvimento com empreendedores dessa atividade. Como etapa anterior ás visitas de campo, o Sebrae promoveu nos dias 02, 16, 19 e 29 de Fevereiro reuniões com parceiros e o público-alvo do Projeto Piscicultura, para apresentação de pesquisa e avaliação do projeto nos municípios de Nova Olinda, Zé Doca, Arari e Centro do Guilherme, respectivamente.

Participaram dessas reuniões representantes de instituições parceiras como a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e secretarias municipais de agricultura, além de piscicultores atendidos pelo projeto. O gerente do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz e a gestora do Sebrae e responsável pelo projeto de Piscicultura, Kelly Lopes foram os responsáveis pela condução desse momento.
O foco dos encontros foi apresentar os dados obtidos através da pesquisa inicial do projeto, realizada no período de 26 a 30 de novembro de 2015, em 11 municípios da região. Foram apresentados, os objetivos da pesquisa, o escopo do projeto e a importância de monitorar os indicadores de resultado para avaliação contínua do projeto. Entre os dados levantados e apresentados na reunião, estavam as principais espécies cultivadas, expectativa de faturamento e de volume de produção, períodos de maior lucratividade e a satisfação e aplicabilidade dos produtos e serviços que foram oferecidos pelo Sebrae, em 2015.
De acordo com a gestora Sebrae, Kelly Lopes, as ações promovidas em parceria com as demais instituições que pactuaram durante a contratualização do projeto, vem contribuindo com a organização desses grupos, em cada município. “As ações realizadas em 2015 tiveram como foco, a organização e o direcionamento do público para a gestão dos empreendimentos de piscicultura. Também foi discutido como aprimorar o aprendizado em relação ao comportamento empreendedor do produtor e como possibilitar aos empresários do setor rural, a participação efetiva em ações desenvolvidas pelo Sebrae e parceiros”, pontua Lopes.
Proposições para futuras atuações junto ao público
As ações continuarão através de palestras, consultorias (que estão em andamento) e cursos na área de gestão e finanças e comercialização, a partir de necessidades identificadas pelos próprios empresários.  Serão trabalhadas também as capacitações indicadas nos planos de ação, elaborados por cada grupo durante as reuniões.

Gilciléa Marques
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Santa Inês - Ma
Contatos: (98) 8237-3242
Sebrae – Santa Inês -MA (98) 3653 2461 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do editor do Blog do Vanilson Rabelo. Ficando responsabilizado (a), quem o escreveu.